Pneu run flat: saiba o que é e quais são suas (des)vantagens

Tecnologia equipa muitos modelos vendidos no Brasil, mas nem todos os consumidores entendem o perigo de usá-lo em nossas ruas e estradas

Por Boris Feldman14/05/18 às 11h30

O pneu run flat já é uma realidade em diversos carros importados. Até mesmo alguns brasileiros, como o EcoSport, já adotam a tecnologia. Saiba como o componente funciona, a vantagem que ele proporciona para os donos de automóveis e sua grande desvantagem – que não está exatamente no pneu, mas onde ele roda.

[TRANSCRIÇÃO]

O que é o pneu run flat?

Run flat quer dizer, em inglês, “que anda vazio”. Ou seja, se o pneu normal esvazia, murcha, perde pressão por qualquer motivo, não dá pra você continua rodando com ele – por isso que tem o pneu sobressalente, é diferente do run flat. Isso porque o run flat tem uma construção especial com as laterais reforçadíssimas de modo a suportar que o carro continue rodando mesmo que ele esteja sem pressão.

Vantagens e desvantagens

As vantagens são:

  • não ter que trocar o pneu quando fura; e
  • não ocupar espaço no porta-malas.

A desvantagem do run flat é custar mais e não ter sido projetado para o Brasil, mas para as estradas de primeiro mundo. Aqui, se ele passa por uma dessas crateras asfálticas, ele rasga e adeus run flat. A solução é chamar o reboque e trocar o pneu.

run flat tire
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José Carlos 15 de maio de 2018

    Acredito que o custo ficaria muito alto pela grande quantidade de borracha!

  • Avatar
    Marcio Amicis 14 de maio de 2018

    O que é um pneu Run Flat? É um pneu duro para [email protected]@lho. Hahahaha.

  • Avatar
    Fabio Sousa 14 de maio de 2018

    Porque a indústria de pneus não desenvolve um composto de borracha que permita a construção de pneu macico que tenha a característica dinamica igual ao pneu convencional, óbvio que respeitando as características de aderência e resistência ao desgaste.

Avatar
Deixe um comentário