Pneu run flat: saiba o que é e quais são suas (des)vantagens
Tecnologia equipa muitos modelos vendidos no Brasil, mas nem todos os consumidores entendem o perigo de usá-lo em nossas ruas e estradas
Tecnologia equipa muitos modelos vendidos no Brasil, mas nem todos os consumidores entendem o perigo de usá-lo em nossas ruas e estradas
O pneu run flat já é uma realidade em diversos carros importados. Até mesmo alguns brasileiros, como o EcoSport, já adotam a tecnologia. Saiba como o componente funciona, a vantagem que ele proporciona para os donos de automóveis e sua grande desvantagem – que não está exatamente no pneu, mas onde ele roda.
[TRANSCRIÇÃO]
Run flat quer dizer, em inglês, “que anda vazio”. Ou seja, se o pneu normal esvazia, murcha, perde pressão por qualquer motivo, não dá pra você continua rodando com ele – por isso que tem o pneu sobressalente, é diferente do run flat. Isso porque o run flat tem uma construção especial com as laterais reforçadíssimas de modo a suportar que o carro continue rodando mesmo que ele esteja sem pressão.
As vantagens são:
A desvantagem do run flat é custar mais e não ter sido projetado para o Brasil, mas para as estradas de primeiro mundo. Aqui, se ele passa por uma dessas crateras asfálticas, ele rasga e adeus run flat. A solução é chamar o reboque e trocar o pneu.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Acredito que o custo ficaria muito alto pela grande quantidade de borracha!
O que é um pneu Run Flat? É um pneu duro para c@rr@lho. Hahahaha.
Porque a indústria de pneus não desenvolve um composto de borracha que permita a construção de pneu macico que tenha a característica dinamica igual ao pneu convencional, óbvio que respeitando as características de aderência e resistência ao desgaste.