O que é um pneu run flat?

Por BORIS FELDMAN14/05/18 às 11h30

Os pneus run flat já são uma realidade em diversos carros importados. Inclusive alguns que já estão no Brasil. Porém, além da vantagem que essa tecnologia proporciona para os donos de automóveis, a grande desvantagem não está no pneu, mas onde ele roda.

[TRANSCRIÇÃO]

O que é o pneu run flat, que já equipa vários automóveis importados? O run flat quer dizer, em inglês, que anda vazio, ou seja, se o pneu normal esvazia, murcha, perde pressão por qualquer motivo, não dá pra você continua rodando com ele, por isso que tem o pneu sobressalente. Já o run flat tem uma construção especial com as laterais reforçadíssimas de modo a suportar que o carro continue rodando mesmo que ele esteja sem pressão.

A vantagem é não ter que trocar o pneu quando fura e não ocupar espaço no porta-malas. A desvantagem é custar mais e não ter sido projetado para o Brasil, mas para as estradas de primeiro mundo. Aqui, se ele passa por uma dessas crateras asfálticas, ele rasga e adeus run flat. A solução é chamar o reboque e trocar o pneu.

Os pneus run flat

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • José Carlos 15 de maio de 2018

    Acredito que o custo ficaria muito alto pela grande quantidade de borracha!

  • Marcio Amicis 14 de maio de 2018

    O que é um pneu Run Flat? É um pneu duro para c@rr@lho. Hahahaha.

  • Fabio Sousa 14 de maio de 2018

    Porque a indústria de pneus não desenvolve um composto de borracha que permita a construção de pneu macico que tenha a característica dinamica igual ao pneu convencional, óbvio que respeitando as características de aderência e resistência ao desgaste.

Deixe um comentário