Octanagem da gasolina brasileira e o mito sobre sua qualidade

A gasolina brasileira, seja ela comum ou aditivada, é mal falada por muita gente por aí. Mas, saiba que em relação à octanagem, ela tem muita qualidade

diesel
Por Boris Feldman
Publicado em 06/12/2018 às 06h15

Aqui, no Brasil, a gasolina não é bem falada por alguns motoristas. Mas, será que ela é tão ruim assim? E em relação a octanagem da gasolina, ela fica devendo para as europeias, por exemplo?

[TRANSCRIÇÃO]

Você é mais um daqueles que adora pichar a gasolina brasileira e falar que além de cara, é uma das piores do mundo? Pois,  saiba que ela não está entre as mais caras do mundo e também não é pior, pelo contrário, ela é uma das melhores do mundo. E saiba, também, que você está lendo o portal AutoPapo, e não um comercial da Petrobras.

E agora, vamos responder um leitor que diz ter um carro importado, cujo manual pede para abastecer com gasolina de 95 octanas. Ele afirmou que consultou um posto e foi informado de que a nossa gasolina comum, ou a aditivada,  tem apenas 87 octanas.

Então, ele pergunta: “Tenho que abastecer somente com a gasolina especial, a Premium ou a Podium?” Não é necessário. É apenas um problema de diferença de classificação. A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.

Octanagem da gasolina
Fabiano Azevedo | AutoPapo
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
18 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio 7 de maio de 2023

Tão boa que carros importados precisam ser tropicalizados para serem vendidos aqui.

Avatar
Frank 7 de janeiro de 2022

Está no site da Petrobras:
“A Gasolina Comum possui baixo teor de enxofre de até 50 mg/kg (ou ppm) e octanagem mínima de 92 unidades, medida pelo método RON e 82 unidades pelo método MON (sigla em inglês para número de octano motor) obedecendo à especificação a ser atendida obrigatoriamente desde 03/08/2020”

Então a brasileira tem 82 e não 87 como diz a matéria. Portanto, octanagem bem inferior a gasolina comum europeia que é de 95 (método RON) E 87 (método MOM). Fora aditivos e gambiarras.

Avatar
Luiz 5 de fevereiro de 2024

A octanagem de 87 da matéria não está incorreta, está incompleta, a octanagem de 87 é pelo método IAD, que pega a média aritmética entre os 2 outros métodos (RON e MON), (82+ 92)/2 = 174/2 = 87. Além de que a matéria em si está incompleta no geral, por não comparar dados ou citar fontes, apenas levando no “confia”,

Avatar
Humberto Daher 31 de dezembro de 2019

Facilitando…. O que faltou explicar é que existem diferentes normas de medição da octanagem: MON – RON – IAD
A octanagem no Brasil é medida pelo índice antidetonante (IAD).

MON (Motor Octane Number) é a octanagem medida pelo Método Motor (ASTM D2700): Avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.

RON (Research Octane Number) é a octanagem medida pelo Método Pesquisa (ASTM D2699): Avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado (alta abertura do acelerador) e em baixa rotação (até 3000 rpm).

IAD ( índice antidetonante) é igual a (MON+RON)/2.

Avatar
Jodias 30 de abril de 2019

Legal, em 😀
*.

EDITADO

Avatar
Alexandre Simon 7 de dezembro de 2018

Outra coisa que pode ser atualizada é que os comentários mais recentes estão ficando por último ou então que haja a possibilidade de selecionar a ordem em mais recente e mais antiga. Obrigado

Avatar
Alexandre Simon 7 de dezembro de 2018

“A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.”

Eu fui atrás de informações e entendi o porquê dessa “aparente” discrepância ao dizer que 87 = 95…

Na verdade, existem índices diferentes para classificação de octanagem e diferentes composições de combustíveis.
A gasolina na Europa NÃO contém etanol como a nossa…

Nossa gasolina comum tem 87 octanas índice IAD, mas no índice RON tem 90…

É um pouco complicado comparar os combustíveis do Brasil com o resto do mundo, mas de uma coisa eu sei…

Por incrível que pareça, a nossa gasolina é uma das melhores do mundo… Mesmo com a adição de etanol, ela consegue chegar muito próxima dos combustíveis “gringos” com a vantagem de poluir menos e conter menos agentes nocivos à saúde.

Espero ter esclarecido um pouco essa dúvida matemática aparentemente irracional.

Abraços à todos

Avatar
ALTAIR DE ALMEIDA CAMPOS 6 de dezembro de 2018

Mesmo abastecendo em posto de confiança e de forma reiterada há anos, a gasolina se deteriora em questão de 20-30 dias. Fica com cheiro horrível e se passar mais tempo vira uma geleia.

Avatar
BENICIO MARQUES DE ARAUJO FILHO 6 de dezembro de 2018

Já foi Boa depois do Rombo da Petrobrás ficou tudo adulterado os especialistas em mecânica comprovam a má qualidade pelo consumo excessivo com base no consumo do carro.

Avatar
Nelson R Cancellara 6 de dezembro de 2018

De fato a gasolina brasileira é uma das melhores do mundo, tenham certeza disso, oque faz a diferença e a má fama está por conta das “misturas” que sofrem em certos postos de serviços e distribuidoras fajutas. Portanto é muito importante abastecer em locais de confiança onde vc poderá conferir a origem do combustível.

Avatar
Antonio 6 de dezembro de 2018

Melhores do mundo? Não mesmo. Existe o problema de impurezas e alto nível de adulteração. Marcas alemãs por exemplo tem que adequar todo sistema de injeção por exemplo. Estude um pouco mais antes de falar bobagem

Avatar
José 5 de novembro de 2020

Quais impurezas?

Avatar
Fernando 6 de dezembro de 2018

Brasileiro adora falar mal do Brasil.

Avatar
Diego 6 de dezembro de 2018

Ela esta entre as melhores do mundo ?! Tem 87 mas foi um erro , ela tem 95 ?! Isso mesmo ?

Avatar
Adilson Prates 6 de dezembro de 2018

Acredito que a matéria está incompleta.

Avatar
Marino Pedroso 4 de maio de 2023

“Tem 87 de octanagem mas são 95 octanes…”
Como já dizia uma antiga “PRESIDANTA” do Brasil:
“Vamos fazer as contas…”

Avatar
jose francisco 6 de dezembro de 2018

87=95 ???? oi ???? não entendi…

Avatar
jose 6 de dezembro de 2018

tbm não entendi nada

Avatar
Deixe um comentário