Octanagem da gasolina brasileira e o mito sobre sua qualidade
A gasolina brasileira, seja ela comum ou aditivada, é mal falada por muita gente por aí. Mas, saiba que em relação à octanagem, ela tem muita qualidade
A gasolina brasileira, seja ela comum ou aditivada, é mal falada por muita gente por aí. Mas, saiba que em relação à octanagem, ela tem muita qualidade
Aqui, no Brasil, a gasolina não é bem falada por alguns motoristas. Mas, será que ela é tão ruim assim? E em relação a octanagem da gasolina, ela fica devendo para as europeias, por exemplo?
[TRANSCRIÇÃO]
Você é mais um daqueles que adora pichar a gasolina brasileira e falar que além de cara, é uma das piores do mundo? Pois, saiba que ela não está entre as mais caras do mundo e também não é pior, pelo contrário, ela é uma das melhores do mundo. E saiba, também, que você está lendo o portal AutoPapo, e não um comercial da Petrobras.
E agora, vamos responder um leitor que diz ter um carro importado, cujo manual pede para abastecer com gasolina de 95 octanas. Ele afirmou que consultou um posto e foi informado de que a nossa gasolina comum, ou a aditivada, tem apenas 87 octanas.
Então, ele pergunta: “Tenho que abastecer somente com a gasolina especial, a Premium ou a Podium?” Não é necessário. É apenas um problema de diferença de classificação. A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tão boa que carros importados precisam ser tropicalizados para serem vendidos aqui.
Está no site da Petrobras:
“A Gasolina Comum possui baixo teor de enxofre de até 50 mg/kg (ou ppm) e octanagem mínima de 92 unidades, medida pelo método RON e 82 unidades pelo método MON (sigla em inglês para número de octano motor) obedecendo à especificação a ser atendida obrigatoriamente desde 03/08/2020”
Então a brasileira tem 82 e não 87 como diz a matéria. Portanto, octanagem bem inferior a gasolina comum europeia que é de 95 (método RON) E 87 (método MOM). Fora aditivos e gambiarras.
A octanagem de 87 da matéria não está incorreta, está incompleta, a octanagem de 87 é pelo método IAD, que pega a média aritmética entre os 2 outros métodos (RON e MON), (82+ 92)/2 = 174/2 = 87. Além de que a matéria em si está incompleta no geral, por não comparar dados ou citar fontes, apenas levando no “confia”,
Facilitando…. O que faltou explicar é que existem diferentes normas de medição da octanagem: MON – RON – IAD
A octanagem no Brasil é medida pelo índice antidetonante (IAD).
MON (Motor Octane Number) é a octanagem medida pelo Método Motor (ASTM D2700): Avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está em plena carga e em alta rotação.
RON (Research Octane Number) é a octanagem medida pelo Método Pesquisa (ASTM D2699): Avalia a resistência da gasolina à detonação, na situação em que o motor está carregado (alta abertura do acelerador) e em baixa rotação (até 3000 rpm).
IAD ( índice antidetonante) é igual a (MON+RON)/2.
Legal, em 😀
*.
EDITADO
Outra coisa que pode ser atualizada é que os comentários mais recentes estão ficando por último ou então que haja a possibilidade de selecionar a ordem em mais recente e mais antiga. Obrigado
“A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.”
Eu fui atrás de informações e entendi o porquê dessa “aparente” discrepância ao dizer que 87 = 95…
Na verdade, existem índices diferentes para classificação de octanagem e diferentes composições de combustíveis.
A gasolina na Europa NÃO contém etanol como a nossa…
Nossa gasolina comum tem 87 octanas índice IAD, mas no índice RON tem 90…
É um pouco complicado comparar os combustíveis do Brasil com o resto do mundo, mas de uma coisa eu sei…
Por incrível que pareça, a nossa gasolina é uma das melhores do mundo… Mesmo com a adição de etanol, ela consegue chegar muito próxima dos combustíveis “gringos” com a vantagem de poluir menos e conter menos agentes nocivos à saúde.
Espero ter esclarecido um pouco essa dúvida matemática aparentemente irracional.
Abraços à todos
Mesmo abastecendo em posto de confiança e de forma reiterada há anos, a gasolina se deteriora em questão de 20-30 dias. Fica com cheiro horrível e se passar mais tempo vira uma geleia.
Já foi Boa depois do Rombo da Petrobrás ficou tudo adulterado os especialistas em mecânica comprovam a má qualidade pelo consumo excessivo com base no consumo do carro.
De fato a gasolina brasileira é uma das melhores do mundo, tenham certeza disso, oque faz a diferença e a má fama está por conta das “misturas” que sofrem em certos postos de serviços e distribuidoras fajutas. Portanto é muito importante abastecer em locais de confiança onde vc poderá conferir a origem do combustível.
Melhores do mundo? Não mesmo. Existe o problema de impurezas e alto nível de adulteração. Marcas alemãs por exemplo tem que adequar todo sistema de injeção por exemplo. Estude um pouco mais antes de falar bobagem
Quais impurezas?
Brasileiro adora falar mal do Brasil.
Ela esta entre as melhores do mundo ?! Tem 87 mas foi um erro , ela tem 95 ?! Isso mesmo ?
Acredito que a matéria está incompleta.
“Tem 87 de octanagem mas são 95 octanes…”
Como já dizia uma antiga “PRESIDANTA” do Brasil:
“Vamos fazer as contas…”
87=95 ???? oi ???? não entendi…
tbm não entendi nada