Octanagem da gasolina brasileira e o mito sobre sua qualidade

A gasolina brasileira, seja ela comum ou aditivada, é mal falada por muita gente por aí. Mas, saiba que em relação à octanagem, ela tem muita qualidade

Por BORIS FELDMAN06/12/18 às 06h15

Aqui, no Brasil, a gasolina não é bem falada por alguns motoristas. Mas, será que ela é tão ruim assim? E em relação a octanagem da gasolina, ela fica devendo para as europeias, por exemplo?

[TRANSCRIÇÃO]

Você é mais um daqueles que adora pichar a gasolina brasileira e falar que além de cara, é uma das piores do mundo? Pois,  saiba que ela não está entre as mais caras do mundo e também não é pior, pelo contrário, ela é uma das melhores do mundo. E saiba, também, que você está lendo o portal AutoPapo, e não um comercial da Petrobras.

E agora, vamos responder um leitor que diz ter um carro importado, cujo manual pede para abastecer com gasolina de 95 octanas. Ele afirmou que consultou um posto e foi informado de que a nossa gasolina comum, ou a aditivada,  tem apenas 87 octanas.

Então, ele pergunta: “Tenho que abastecer somente com a gasolina especial, a Premium ou a Podium?” Não é necessário. É apenas um problema de diferença de classificação. A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.

Octanagem da gasolina
Fabiano Azevedo | AutoPapo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

11 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Alexandre Simon 7 de dezembro de 2018

    Outra coisa que pode ser atualizada é que os comentários mais recentes estão ficando por último ou então que haja a possibilidade de selecionar a ordem em mais recente e mais antiga. Obrigado

  • Alexandre Simon 7 de dezembro de 2018

    “A gasolina brasileira, comum e aditivada de 87 octanas, tem a mesma octanagem que a européia de 95 octanas.”

    Eu fui atrás de informações e entendi o porquê dessa “aparente” discrepância ao dizer que 87 = 95…

    Na verdade, existem índices diferentes para classificação de octanagem e diferentes composições de combustíveis.
    A gasolina na Europa NÃO contém etanol como a nossa…

    Nossa gasolina comum tem 87 octanas índice IAD, mas no índice RON tem 90…

    É um pouco complicado comparar os combustíveis do Brasil com o resto do mundo, mas de uma coisa eu sei…

    Por incrível que pareça, a nossa gasolina é uma das melhores do mundo… Mesmo com a adição de etanol, ela consegue chegar muito próxima dos combustíveis “gringos” com a vantagem de poluir menos e conter menos agentes nocivos à saúde.

    Espero ter esclarecido um pouco essa dúvida matemática aparentemente irracional.

    Abraços à todos

  • ALTAIR DE ALMEIDA CAMPOS 6 de dezembro de 2018

    Mesmo abastecendo em posto de confiança e de forma reiterada há anos, a gasolina se deteriora em questão de 20-30 dias. Fica com cheiro horrível e se passar mais tempo vira uma geleia.

  • BENICIO MARQUES DE ARAUJO FILHO 6 de dezembro de 2018

    Já foi Boa depois do Rombo da Petrobrás ficou tudo adulterado os especialistas em mecânica comprovam a má qualidade pelo consumo excessivo com base no consumo do carro.

  • Nelson R Cancellara 6 de dezembro de 2018

    De fato a gasolina brasileira é uma das melhores do mundo, tenham certeza disso, oque faz a diferença e a má fama está por conta das “misturas” que sofrem em certos postos de serviços e distribuidoras fajutas. Portanto é muito importante abastecer em locais de confiança onde vc poderá conferir a origem do combustível.

  • Antonio 6 de dezembro de 2018

    Melhores do mundo? Não mesmo. Existe o problema de impurezas e alto nível de adulteração. Marcas alemãs por exemplo tem que adequar todo sistema de injeção por exemplo. Estude um pouco mais antes de falar bobagem

  • Fernando 6 de dezembro de 2018

    Brasileiro adora falar mal do Brasil.

  • Diego 6 de dezembro de 2018

    Ela esta entre as melhores do mundo ?! Tem 87 mas foi um erro , ela tem 95 ?! Isso mesmo ?

  • Adilson Prates 6 de dezembro de 2018

    Acredito que a matéria está incompleta.

  • jose francisco 6 de dezembro de 2018

    87=95 ???? oi ???? não entendi…

    • jose 6 de dezembro de 2018

      tbm não entendi nada

Deixe um comentário