Óleo do câmbio manual não deve ser trocado

A concessionária e o Boris dizem que não precisa trocar o óleo do câmbio manual. O mecânico fez terrorismo com o cliente e disse que precisa. E agora?

Por Boris Feldman05/11/18 às 23h30

Afinal, é preciso realmente trocar o óleo do câmbio manual? Um leitor do AutoPapo teve um embate com um mecânico que discorda da concessionária e do Boris.

[TRANSCRIÇÃO]

Leitor nosso diz ter levado o carro numa oficina para uma revisão. Lá o mecânico colocou no orçamento a troca do óleo do câmbio manual. O dono do carro consultou a concessionária da marca, e ela disse que não é necessário a troca de óleo.

Aí ele nos consultou, e a nossa resposta foi a mesma: não se troca o óleo do câmbio manual do seu carro, aliás, de carro nenhum. E o mecânico então retrucou: “Esse Boris não entende coisa nenhuma de automóvel. Onde já se viu um óleo funcionar centenas de milhares de quilômetros, a vida inteira do automóvel, sem necessidade de substituição? É claro que não vai aguentar a parada”.

E o mecânico, para assustá-lo ainda mais, pediu ao dono do carro para assinar um termo isentando-o de responsabilidade se ocorrer algum defeito na caixa. E pra fechar com chave de ouro, ainda perguntou pra ele: se a caixa quebrar, o Boris paga?

Óleo do câmbio manual
câmbio manual 5 marchas
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 2,33 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Everton 13 de agosto de 2019

    A pergunta é: Por que não se troca o óleo do câmbio manual?

  • Avatar
    Vilmar Orlando Ferreira 3 de agosto de 2019

    Eu acho obrigado trocar porque o óleo com o tempo perde seu liga aí fica só água

  • Avatar
    MÁRCIO CASTILHOS 18 de julho de 2019

    Como engenheiro acredito que há sim um desgaste maior ou menor dos componentes do câmbio, que podem mudar em função do tipo de uso do veículo (jeito de diregir) e do ambiente que o véculo é usado (estradas com muito pó, barro ou água). A prática que adoto é a seguinte (para câmbios manuais): seguir as orientações do fabricante até a data de vecimento da garatia, que deve ocorrer com aproximadamente 60.000km (para carros com 3 anos de garantia). Se nesse tempo o câmbio quebrar, e o fabricante não se responsabilizar, entrar na justiça e pau no fabricante (uma vez tudo estando explícito no manual). Após a garantia (+/- 70, ou 80 mil Km) fazer a troca do óleo do câmbio. Independentemente do gasto, é óbvio que máquinas apresentam descgastes e lubrificantes novos irão prolongar a vida útil dos componentes ou evitar problemas indesejáveis.

  • Avatar
    DANIEL DINIZ RODRIGUES 14 de julho de 2019

    Nos meus carros eu troco sim, imagine que passe por uma poça razoável de agua ok? Todo câmbio manual tem respiro se entrar água vai contaminar o óleo e oxidar as partes metalicas quando troco embreagem percebo o óleo escuro com certeza já não tem as mesmas propriedades, desculpa, já tive um ka 2009 com 100.000 km troquei a embreagem e troquei o óleo escuro o barulho do câmbio mudou por que será ? Vai quebrar se não trocar acho que não, mas que vai diminuir ruído e aumentar ainda mais a vida útil a isso vai.Não existe fluido que não se altere. Na teoria não precisa, mas experimente trocar e observe o benefício,fluido não é sangue ele não se regenera ele sempre perde as propriedades.

    • Avatar
      Gedeilson Bruno da Silva 18 de julho de 2019

      Falou tudo amigo. Hoje mandei trocar o do câmbio do meu New Civic 2007 e o nível do óleo estava baixíssimo. Agora pra onde esse óleo foi?? Sabe lá Deus.

  • Avatar
    Frederico Solano 21 de junho de 2019

    Quem já teve experiências com isso sabe que o óleo do câmbio deve ser trocado sim é por razões óbvias a caixa de câmbio sofre contaminação pelo próprio desgaste ou por exemplo entrada de água ou pó, não existe a condição ideal que os engenheiros pensam ou existe por um período quando o carro é novo

  • Avatar
    Adilson 12 de junho de 2019

    Eu acredito que deva ser trocado alguma vez de acordo com o uso de cada um do carro, aonde ficará a limalha dos desgaste das engrenagens ? Uma mixaria de economia que não compensa, na minha quantum vai 2 litros ,hoje 12-06-2019 em torno de 50 reais os dois litro ! Se não precisava realmente trocar porque existe bujão de esgotar ?

    • Avatar
      José Maria Branco 10 de julho de 2019

      Complementando esse raciocínio (lógico), por que nas embalagens de óleos para caixas manuais, de última geração, vem o prazo de validade dos mesmos em 5 anos contados de suas datas de fabricação ?

  • Avatar
    VALTER Vieira VOYTINA 12 de maio de 2019

    MUITO SIMPLES DE SE RACIOCINAR: O ÓLEO DO MOTOR TEM QUE TROCAR PORQUE É QUEIMADO. NA CAIXA DE CAMBIO NÃO.

  • Avatar
    Arno Mitt 20 de novembro de 2018

    Os automóveis atuais até onde sei utilizam lubrificante de especificação GL5 que é o mesmo lubrificante utilizado em câmbio de tratores com motores de em média 300 CV. Eu aconselho este mecânico participar de curso sobre lubrificantes pois os atuais são muito superiores ao Hipoide do tempo das bigas de Roma.
    Para não deixar duvidas tenho 78 anos e me aposentei militando em assistência técnica de automóveis, caminhões e tratores sempre em fábrica e ou oficinas autorizadas.

  • Avatar
    Elio 5 de novembro de 2018

    Concordo com o Boris. Se quem fabrica diz que não, quem sou eu pra dizer que sim. O mecânico é como nós, somos todos usuários. Mas, só lembrando que o mecânico foi sincero na sua decisão, no entanto todos precisamos saber onde é o nosso lugar.

    • Avatar
      luciano 14 de abril de 2019

      igual o manual do FIAT Marea véio pra trocar com 20 mil km. aham, vai nessa de fabricante sabe tudo.

Avatar
Deixe um comentário