Óleo do motor: fim da garantia do carro altera o prazo de troca?
Disseram para o nosso leitor, na concessionária, que não é necessário trocar o óleo do câmbio do carro dele, que é manual. Isso está certo?
Disseram para o nosso leitor, na concessionária, que não é necessário trocar o óleo do câmbio do carro dele, que é manual. Isso está certo?
A troca do óleo do motor é uma das manutenções preventivas que não pode deixar de ser feita. E um leitor nosso ficou na dúvida se mantém os mesmos prazos de troca, mesmo depois que o carro saiu da garantia de fábrica.
[TRANSCRIÇÃO]
Leitor do nosso AutoPapo diz ter um carro novo e que desde zero-quilômetro vem fazendo as trocas do óleo do motor exatamente de acordo com as recomendações do manual, não deixando passar de 12 meses ou dos 10 mil quilômetros, o que venceu primeiro.
E ele diz que agora o carro já completou três anos e já está fora da garantia. Está sem saber se mantém ou não o mesmo regime de troca do óleo do motor. E além disso, durante todo esse período, disseram para ele na concessionária ser desnecessário trocar o óleo do câmbio, que é manual, se agora ele terá de ser substituído?
E a recomendação é de manter exatamente o mesmo regime de troca de óleos do motor e também do câmbio manual, que não pede jamais a troca do óleo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
PEDRO GALVÃO ARAÚJO, use o lubrificante indicado no manual do veículo!
Pedro, o óleo do motor deverá ser usado sempre o recomendado pelo fabricante do veículo. Quem solicita a mudança de viscosidade do óleo é o próprio motor. Mas como assim? Existem muitas variáveis no que tange à vida útil do motor. Se a troca é feita por exemplo a cada 10.000Km e nessa troca (antes de esgotar o óleo) é avaliado que o nível do óleo está dentro da faixa aceitavel, ou seja, até o mínimo, aí deve-se continuar com o mesmo. Quando acontecer de em uma inspeção do nivel, antes da troca de óleo e este estiver no mínimo e ainda faltam “alguns mil Km” para vencer a troca, ai sim poderá aumentar o grau de viscosidade. Com
Existem casos que o óleo é mudado simplesmente pelo fator custo, como por exemplo que vc citou, o óleo 15w40 e 5w30 tem uma grande diferença de valores já que um é semi sintético e o outro é sintético e 50.000Km é muito pouco para se ter um desgaste de motor que justifique a troca de viscosidade.
Você poderia fazer um teste e retornar para o óleo original e monitorar até a próxima troca de óleo. Caso não baixe o nível drasticamente, fique com o original e depois mude quando o motor “pedir”. Aço velho levar em um profissional competente para o processo correto de troca de óleo e filtro do motor. P.s: para o monitoramento de nível de óleo depende necessariamente de não haver vazamentos, pois pode dar falso diagnóstico de consumo de óleo pelo motor.
Espero ter colaborado para algum esclarecimento sobre o assunto.
Bom dia
Vou fazer a troca de óleo do meu carro o antigo proprietário usava o óleo 15w40 mas no manual do veículo é recomendado o 5w30 sintético oque eu devo fazer continuo usando o 15w40 ou passo a usar o recomendado pelo fabricante meu carro está com 50mil de KM