Peças de carros fora de linha: PL quer produção por cinco anos
O deputado José Maranhão (MDB-PB) é o relator da proposta que obriga as fábricas a manterem peças de carros fora de linha por até cinco anos
O deputado José Maranhão (MDB-PB) é o relator da proposta que obriga as fábricas a manterem peças de carros fora de linha por até cinco anos
Volta e meia tem um deputado que não encontra peça de reposição para o seu carro e corre para apresentar um Projeto de Lei determinando que fábricas e importadoras devam manter, por um determinado período de tempo, peças de reposição para os carros que já deixaram de ser produzidos ou importados.
No final do ano passado, foi a vez do deputado José Maranhão (MDB-PB). Ele apresentou Projeto de Lei determinando que peças de reposição para modelos que deixaram de ser comercializados continuem em estoque por cinco anos.
É um Projeto de Lei completamente estapafúrdio, pois afronta uma lei incontornável do mercado, chamada de demanda e oferta. Ou seja, se o carro foi produzido em altos volumes e existe procura, fábricas e lojistas terão as peças em estoque. Caso contrário, terão um prejuízo enorme e quebrarão.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Coma impressão 3D, essa discussão deixa de existir. No futuro, uma peça de reposicao será impressa. Não haverá a necessidade de estoque até mesmo regional. O fornecimento poderá vir direto da detentora da marca direto da matriz.
Penso o contrário.
Você vai lá e compra um carro zero km.
Como um Lancer.
Ele tem de ter peças por no mínimo 5 anos sim!!
Imagina que quebra uma peça logo depois da garantia, daí não tem….
O carro teria vida útil de apenas 3 anos?
O que não aguenta isso é o planeta!!
Outro ponto importante é o da confiabilidade desta indústria, se não tiver garantias cai a confiança e no longo prazo quebram todas.
O sistema bancário caiu nesta armadilha e quebrou várias vezes. Depois criaram mecanismos de proteção. O sistema automotivo deveria fazer o mesmo.
Uma empresa quebrou deve ter um fundo garantidor que garanta a confiança dos clientes.
A mitsubish quebra e seus clientes terão garantia de peças até 5 anos (ou mais) do carro.
Para a ecologia deveria sere no mínimo uns 15 anos.
Mais importante que a saúde financeira de uma.empresa específica é a confiança no sistema como um todo.
Coma impressão 3D, essa discussão deixa de existir. No futuro, uma peça de reposicao será impressa. Não haverá a necessidade de estoque até mesmo regional. O fornecimento poderá vir direto da detentora da marca direto da matriz.