Peças de carros fora de linha: PL quer produção por cinco anos

O deputado José Maranhão (MDB-PB) é o relator da proposta que obriga as fábricas a manterem peças de carros fora de linha por até cinco anos

Por Boris Feldman27/01/20 às 08h30

Volta e meia tem um deputado que não encontra peça de reposição para o seu carro e corre para apresentar um Projeto de Lei determinando que fábricas e importadoras devam manter, por um determinado período de tempo, peças de reposição para os carros que já deixaram de ser produzidos ou importados.

No final do ano passado, foi a vez do deputado José Maranhão (MDB-PB). Ele apresentou Projeto de Lei determinando que peças de reposição para modelos que deixaram de ser comercializados continuem em estoque por cinco anos.

É um Projeto de Lei completamente estapafúrdio, pois afronta uma lei incontornável do mercado, chamada de demanda e oferta. Ou seja, se o carro foi produzido em altos volumes e existe procura, fábricas e lojistas terão as peças em estoque. Caso contrário, terão um prejuízo enorme e quebrarão.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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    Arnaldo dos Reis Santos 27 de janeiro de 2020

    Coma impressão 3D, essa discussão deixa de existir. No futuro, uma peça de reposicao será impressa. Não haverá a necessidade de estoque até mesmo regional. O fornecimento poderá vir direto da detentora da marca direto da matriz.

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    andre 27 de janeiro de 2020

    Penso o contrário.

    Você vai lá e compra um carro zero km.
    Como um Lancer.
    Ele tem de ter peças por no mínimo 5 anos sim!!

    Imagina que quebra uma peça logo depois da garantia, daí não tem….
    O carro teria vida útil de apenas 3 anos?

    O que não aguenta isso é o planeta!!

    Outro ponto importante é o da confiabilidade desta indústria, se não tiver garantias cai a confiança e no longo prazo quebram todas.

    O sistema bancário caiu nesta armadilha e quebrou várias vezes. Depois criaram mecanismos de proteção. O sistema automotivo deveria fazer o mesmo.
    Uma empresa quebrou deve ter um fundo garantidor que garanta a confiança dos clientes.

    A mitsubish quebra e seus clientes terão garantia de peças até 5 anos (ou mais) do carro.

    Para a ecologia deveria sere no mínimo uns 15 anos.

    Mais importante que a saúde financeira de uma.empresa específica é a confiança no sistema como um todo.

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      Arnaldo dos Reis Santos 27 de janeiro de 2020

      Coma impressão 3D, essa discussão deixa de existir. No futuro, uma peça de reposicao será impressa. Não haverá a necessidade de estoque até mesmo regional. O fornecimento poderá vir direto da detentora da marca direto da matriz.

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