Pedal de freio: é mais seguro acioná-lo com o pé esquerdo?
Em carros automáticos, o correto mesmo seria o motorista usar um pé em cada pedal: acelerar com o direito e frear o carro com o esquerdo?
Em carros automáticos, o correto mesmo seria o motorista usar um pé em cada pedal: acelerar com o direito e frear o carro com o esquerdo?
Um leitor do AutoPapo diz ser contrário à disposição dos pedais do carro, e que não deveria caber ao pé direito pisar ao mesmo tempo no acelerador e no freio. Que por uma questão de segurança, o pedal do freio deveria merecer um pé exclusivo e não dividido com o mesmo que pisa também no acelerador.
Pois não é que esse nosso ouvinte ouviu o galo cantar sem saber exatamente aonde? Porque nos carros com câmbio automático o correto é o motorista usar um pé em cada pedal: acelerar com o direito, frear com o esquerdo.
Mas quase nenhum motorista tem esse hábito, até porque o pé esquerdo tem que ser treinado para pisar no freio, para evitar que ele pise com força exagerada. Como os automáticos estão dominando o nosso mercado, já está ficando viável o freio merecer um pé exclusivo.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Realmente seria interessante, daria pra acelerar e frear ao mesmo tempo pra fazer borrachão! Fora isso n vejo utilidade… rs
Já tem um tempo que ele vem defendendo isso, mas o fato é que exceto nos carros de Fórmula 1, a disposição dos pedais é para serem usados apenas com o pé direito. Frear com o esquerdo tornaria essa ação tanto desconfortável quanto perigosa.
Brilhante observação Rogério. Tem momentos que certos pi-ca-re-tas tentam inventar a roda mas nem sabem do que estão falando.
A lógica é a seguinte: ou se freia, ou se acelera: um de cada vez. Por isso se deve usar o mesmo pé para o freio e para o acelerador. Note que essa lógica é igualmente válida para carros com câmbio automático ou com câmbio manual.
Ô textinho mixuruca, hein?!!