Pedal de freio: é mais seguro acioná-lo com o pé esquerdo?

Em carros automáticos, o correto mesmo seria o motorista usar um pé em cada pedal: acelerar com o direito e frear o carro com o esquerdo?

Por Boris Feldman04/06/19 às 19h30

Um leitor do AutoPapo diz ser contrário à disposição dos pedais do carro, e que não deveria caber ao pé direito pisar ao mesmo tempo no acelerador e no freio. Que por uma questão de segurança, o pedal do freio deveria merecer um pé exclusivo e não dividido com o mesmo que pisa também no acelerador.

Pois não é que esse nosso ouvinte ouviu o galo cantar sem saber exatamente aonde? Porque nos carros com câmbio automático o correto é o motorista usar um pé em cada pedal: acelerar com o direito, frear com o esquerdo.

Mas quase nenhum motorista tem esse hábito, até porque o pé esquerdo tem que ser treinado para pisar no freio, para evitar que ele pise com força exagerada. Como os automáticos estão dominando o nosso mercado, já está ficando viável o freio merecer um pé exclusivo.

Pedal de freio
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 3,67 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Leandro 5 de junho de 2019

    Realmente seria interessante, daria pra acelerar e frear ao mesmo tempo pra fazer borrachão! Fora isso n vejo utilidade… rs

  • Avatar
    Sérgio 5 de junho de 2019

    Já tem um tempo que ele vem defendendo isso, mas o fato é que exceto nos carros de Fórmula 1, a disposição dos pedais é para serem usados apenas com o pé direito. Frear com o esquerdo tornaria essa ação tanto desconfortável quanto perigosa.

  • Avatar
    Leandro 4 de junho de 2019

    Brilhante observação Rogério. Tem momentos que certos pi-ca-re-tas tentam inventar a roda mas nem sabem do que estão falando.

  • Avatar
    Rogério Mascarenhas 4 de junho de 2019

    A lógica é a seguinte: ou se freia, ou se acelera: um de cada vez. Por isso se deve usar o mesmo pé para o freio e para o acelerador. Note que essa lógica é igualmente válida para carros com câmbio automático ou com câmbio manual.
    Ô textinho mixuruca, hein?!!

Avatar
Deixe um comentário