Pedal do freio está vibrando mesmo sem ABS? Saiba porquê

Um leitor levou o carro na oficina reclamando de uma vibração no pedal do freio. O diagnóstico foi: pneu 'enquadrado'. Dá para confiar nesse resultado?

Por Boris Feldman23/04/19 às 06h15

Depois de alguns meses parado na garagem, você decide voltar a rodar com o seu carro. Mas no momento em que você pisa no pedal do freio, ele ‘vibra’? O que pode ser?

[TRANSCRIÇÃO]

Diz um leitor do nosso AutoPapo que deixou um carro parado quase três meses e que quando voltou a rodar, toda vez que pisa no freio, ele percebe uma vibração no pedal. Foi na oficina e o mecânico disse que, como o carro tinha ficado parado muito tempo, os pneus tinham se ‘enquadrado’, ou seja, se deformaram na parte em contato com o piso.

O leitor diz que achou estranha a explicação, e eu também! Porque se o pneu tivesse deformado, não precisaria pisar no freio para sentir a tal vibração no pedal. Ela aparece ou por um empenamento do disco do freio ou por uma deformação localizada no mesmo. Ou seja, quando ele se aqueceu numa freada, houve uma dilatação maior numa região da sua superfície, formando como se fosse um calombo. E daí, a vibração sentida no pedal do freio.

Pedal do freio
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Gabriel Castro 23 de abril de 2019

    Caros leitores, veículos que ficam por longos períodos parados, também sofrem a fadiga dos metais de seu componentes tais como, cubos de rodas, discos de freio, tambores de freio traseiro e as pontas de eixo. Em todos esses casos, quando o veículo volta a rodar novamente, se houve alguma deformação nesses componentes a vibração ao acionar o pedal de freio vai aparecer. O mais comum é quando o veículo estava andando, e naturalmente os freios sendo utilizados aquecem, e quando parado por esse longo período, o local do disco que estava em contato com as pastilhas de freio, demorou mais tempo para resfriar do que o restante do disco, onde a contração térmica foi mais lenta, formando assim o “calombo” no componente. Um grande abraço a todos.

Avatar
Deixe um comentário