Fazer o carro pegar no tranco prejudica o motor?
Pergunta: é verdade que não se pode mais fazer o carro pegar no tranco, ou seja, sendo empurrado ou deixá-lo descer ladeira abaixo?
Pergunta: é verdade que não se pode mais fazer o carro pegar no tranco, ou seja, sendo empurrado ou deixá-lo descer ladeira abaixo?
É um velho hábito, de alguns motoristas, fazer o carro pegar no tranco quando o mesmo não quer dar a partida de jeito nenhum. Mas, essa atitude não é lá uma boa ideia.
[TRANSCRIÇÃO]
Ouvinte do nosso AutoPapo pergunta: é verdade que não se pode mais fazer o carro pegar no tranco, ou seja, sendo empurrado ou deixá-lo descer ladeira abaixo? Depende. Se a dificuldade para ligar o motor for um problema no arranque, o carro pode até pegar desse jeito. Entretanto, se o motorista deu na partida, o arranque virou, virou, virou até acabar a bateria e o motor não pegou, aí não se deve em hipótese alguma tentar fazê-lo pegar no tranco.
Porque se o motor não pegou, é porque havia um problema mecânico ou elétrico, uma bobina queimada, uma vela suja, o motor está fora do ponto… Então, ao forçar o motor a pegar no tranco, o mais provável é ele não pegar e não queimar o combustível que está entrando nos cilindros, e que vai sair em estado líquido pelo escapamento, encontrando o catalisador e danificando-o irremediavelmente.
Foto Shutterstock
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |