Saiba quais carros têm os menores porta-malas do país

Lista inclui jipes, subcompactos, subcompactos e um modelo esportivo; se você precisa de espaço para bagagem, é melhor pensar em outro modelo

suzuki jimny 2018 7
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 07/05/2018 às 17h08
Atualizado em 12/02/2020 às 16h58

Você precisa de espaço para bagagem? Então é melhor evitar os modelos a seguir, pois eles possuem os menores porta-malas entre todos os automóveis à venda no Brasil. A lista inclui veículos com diferentes categorias: a ideia é mostrar quais são os carros com os menores espaços destinados a pertences disponíveis no mercado de maneira absoluta, e não segmentada.

Foto Fiat | Divulgação

O ranking leva em consideração o volume do bagageiro, em litros, declarado pelos fabricantes dos veículos. Vale salientar que nem todas as marcas informam o método de aferição utilizado, que pode ser o o VDA (sigla para Verband der Automobilindustrie, instituição alemã que normatiza as medidas dos automóveis), que consiste em encher o porta-malas com blocos de isopor de diferentes tamanhos, ou ainda o preenchimento com água, que permite maior aproveitamento do espaço.

Quem esperava só por modelos subcompactos terá uma surpresa. Sim, vários dos automóveis relacionados na lista pertencem a essa categoria, mas os recordistas na falta de espaço são jipes. Além disso, há representantes de outros segmentos, como compactos e até esportivos. Confira:

1. Suzuki Jimny: 113 litros

Suzuki Jimny tem o menor porta-malas do país
Foto Suzuki | Divulgação

O menor porta-malas do Brasil é o do Suzuki Jimny. Pode parecer surpreendente, mas, na verdade, trata-se de uma consequência das características do projeto: além de ser pequeno, com apenas 3,64 m de comprimento e 2,25 m de distância entre-eixos, as caixas de rodas volumosas, necessárias para acomodar pneus off-road, roubam área que, em um veículo comum, seria dedicada ao habitáculo e ao porta-malas. Além disso, há o sistema de tração 4×4, que reduz a altura do bagageiro.

2. Troller T4: 134 litros

Troller T4 tem um dos menores porta-malas do país
Foto Troller | Divulgação

Outro veículo off-road com pouquíssimo estaço para bagagem é o T4: são apenas 134 litros. Faz sentido, já que, devido a sua proposta de utilização, ele tem várias características parecidas com as do Jimny. Porém, vale destacar que o utilitário da Troller tem dimensões significativamente maiores que as de seu similar de origem asiática: tem 4,09 m de comprimento e 2,58 m de entre-eixos. Como os dois modelos com os menores porta-malas do país são jipes, o jeito é não se afastar muito de casa para fazer uma trilha, ou então adquirir um bagageiro de teto.

3. Chery QQ e Mini Cooper Cabrio: 160 litros

Dois veículos com características distintas empataram no terceiro lugar, com 160 litros de volume no porta-malas. O QQ é um modelo popular, enquanto o Cooper Cabrio é um conversível com interior sofisticado. Ambos são pequenos, mas o hatch da Chery é ainda menor: subcompacto, tem 3,56 m de comprimento e 2,34 de distância entre-eixos. O modelo da Mini tem 3,85 m e 2,49 m, respectivamente.

4. Fiat 500: 185 litros

Fiat 500 tem um dos menores porta-malas do país
Foto Fiat | Divulgação

O 500 é um subcompacto: tem 3,55 m de comprimento e 2,3 m de entre-eixos. Além de pequeno, tem uma carroceria cheia de estilo, com linhas arredondadas que remetem a seu homônimo da década de 50, mas que não aproveita tão bem o espaço interno. Pronto, estão aí as razões para o seu porta-malas ter apenas 185 litros.

5. Chevrolet Camaro (Coupé e Conversível): 208 litros

Chevrolet Camaro tem um dos menores porta-malas do país
Foto Chevrolet | Divulgação

Superesportivo, o Camaro é um carro emocional, que prioriza o desempenho. Nesse tipo de produto, o espaço no porta-malas não é prioridade, certo? Verdade, mas o detalhe é que o bólido da Chevrolet tem dimensões externas dignas de sedã médio, com 4,78 m de comprimento e 2,81 de distância entre-eixos. Por isso, mesmo diante de sua proposta, os 208 litros do porta-malas talvez fiquem abaixo das expectativas.

6. Mini Cooper S: 211 litros

Foto Mini | Divulgação

A versão hatch do Mini Cooper pode não ter lá um porta-malas muito espaçoso, mas já comporta um pouco mais de bagagem que o irmão Cabrio: são 211 litros, o que significa um acréscimo de 51 litros em relação ao conversível.

7. Fiat Mobi: 215 litros

Fiat Mobi tem um dos menores porta-malas do país
Foto Fiat | Divulgação

O Mobi é outro subcompacto que dispõe de pouco espaço para bagagem, com um porta-malas de 215 litros. Seu comprimento de 3,57 m, associado ao entre-eixos de 2,3 m, ajuda a explicar o espaço reduzido. Mas também há o fato de a Fiat não ter previsto a aplicação do motor Firefly 1.0 de três cilindros desde o início: como hatch utiliza esse propulsor só nas versões mais recentes, Drive e Drive GSR, enquanto as demais ainda são movidas pelo Fire, de quatro cilindros (que é maior), foi preciso desenvolver um capô mais volumoso, que requer uma área cujo destino poderia ter sido o habitáculo.

8. Kia Picanto: 255 litros

Kia Picanto tem um dos menores porta-malas do país
Foto Suzuki | Divulgação

Na atual geração, o porta-malas do Kia Picanto cresceu: são 255 litros, enquanto o modelo anterior dispunha de apenas 200 litros. Ainda assim, o bagageiro está longe de ser amplo. Todavia, considerando o tamanho do carro, com 3,59 m de comprimento e 2,4 m de distância entre-eixos, o espaço destinado à carga até pode ser considerado razoável.

9. Ford Ka: 257 litros

Ford Ka tem um dos menores porta-malas do país
Foto Ford | Divulgação

Entre os compactos com proposta popular, o Ka é o dono do menor porta-malas. Apesar de medir 3,89 m de comprimento e 2,49 m de entre-eixos, seu bagageiro tem apenas 257 litros de capacidade. Verdade seja dita, ele não fica muito distante da média do segmento, que é de cerca de 280 litros. Porém, quando não há muito espaço, qualquer ganho, ainda que pequeno, pode fazer a diferença.

10. BMW i3: 260 litros

Bmw i3 tem um dos menores porta-malas do país
Foto BMW | Divulgação

O BMW i3 é tecnológico e ecológico. Sua propulsão é elétrica e, por isso, o modelo não emite gases poluentes na atmosfera. Mas a BMW poderia ter caprichado mais no espaço do porta-malas, que tem 260 litros. E olha que, devido ao comprimento de 3,99 m e ao entre-eixos de 2,57 m, o modelo não é tão pequeno assim.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário