Conheça o perigo de exceder a rotação máxima do motor
"Meu carro deu um pane no meio da rua, diz o leitor do AutoPapo, mandei rebocar para a concessionária e o diagnóstico foi: motor estourado"
"Meu carro deu um pane no meio da rua, diz o leitor do AutoPapo, mandei rebocar para a concessionária e o diagnóstico foi: motor estourado"
Forçar o motor até a rotação máxima é um perigo para o bom funcionamento do mesmo. Entenda porque é melhor não excedê-la:
[TRANSCRIÇÃO]
Meu carro deu um pane no meio da rua, diz o leitor do AutoPapo, mandei rebocar para a concessionária e o diagnóstico foi: o motor estourado e um orçamento gigantesco. Ele quis saber o por quê? E informaram pra ele que o motor superou o giro máximo, que a rotação do motor foi além dos 6.500 rpm, que é o máximo da rotação no carro dele. E ele pergunta: como passar de giro se, quando eu estou acelerando o carro, existe um sistema automático na injeção que não deixa o ponteiro entrar na faixa vermelha, o combustível é cortado e o motor não vai além do giro máximo permitido?
Ele está desconfiado que isso é uma desculpa furada da concessionária. Mas, a oficina pode estar com razão, pois existe realmente um dispositivo que evita que o motor vá além do giro máximo, quando o motorista está acelerando. Entretanto, no automóvel com câmbio manual, se o motorista reduz a marcha de quinta para a segunda, por exemplo, dependendo da velocidade do automóvel, o motor vai subir de rotação muito além da permitida. Então, ele quebra mesmo, exigindo uma substituição ou uma retífica. Qualquer uma das duas, muito caras.
Portanto, automóveis modernos com câmbio automático, isso não acontece. Mas, com câmbio manual o motorista tem que ter cuidado pra não engatar a marcha errada e subir muita rotação a ponto de estourar o motor.
* Publicado originalmente em 23/05/18
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Eu consegui fazer isso num Etios velho a 100 km/h engatei da 5 para a primeira e pronto, pelo menos serviu para vender para ferro velho aquele lixo indiano kkkkkkk
Tenho uma dúvida a respeito de quando o carro estiver em uma estrada em 5 marcha . A velocidade alta como acima de 120 km a rotação em 1.400 por exemplo afeta o motor ??
isso não afeta o motor, mais seria melhor andar mais devagar na estrada de terra
Eu tenho um Siena EL 1.4 2011/2012. Quando estou a 120 Km/h, o motor gira próximo de 4000, o barulho é tão incomum pra mim que tenho medo de danificar, por isso evito andar nessa velocidade. Alguém sabe me dizer se corro algum risco? Obrigado.
tenho um uno actrative 1.0 que é exatamente a mesma coisa, passa de 120 a roração fica na casa dos 4000
Tenho a mesma dúvida na strada 1.3
o carro a 4000 RPM (rotação) raramente fundi. se não cortar giro ta tudo bem
Todos os motores a partir de 2010 tem o sistema de cortar combustível para não estourar o motor
eu fiz isso num clio que eu tinha tava com 4 mlm a rotação subiu tanto pq engatei uma terceira no lugar da quinta que o ponteiro foi no 7, acendeu a luz de injeção e vazou um pouco de óleo pq estourou o retentor do girabrequim mas o motor continuou pelo até os 70 mkm quando então vendi o carro mas o motor estava impecável como novo, acho que renault é muito resistente, pois nunca vi um renault queimando óleo, acho que os motores são semi indestrutíveis, assim como o fire da fiat
Todos os motores Fire tem esse sistema de cortar combustível pra não estourar?
eu fiz isso num clio que eu tinha tava com 4 mlm a rotação subiu tanto pq engatei uma terceira no lugar da quinta que o ponteiro foi no 7, acendeu a luz de injeção e vazou um pouco de óleo pq estourou o retentor do girabrequim mas o motor continuou pelo até os 70 mkm quando então vendi o carro mas o motor estava impecável como novo, acho que renault é muito resistente, pois nunca vi um renault queimando óleo, acho que os motores são semi indestrutíveis, assim como o fire da fiat
O Clio a rotação sobe muito… Vc anda a 120 o motor faz um barulho… e sempre fica entre 4 e 5. Tenho medo disso.