Pintura em carro zero Km: não caia nessa ‘pi-ca-re-ta-gem’

Ao se comprar um carro zero km, deve-se prestar muita atenção em sua pintura, para evitar problemas no futuro

paintwork 349852 1920
Por Boris Feldman
Publicado em 16/05/2018 às 16h00
Atualizado em 07/02/2020 às 18h14

Ao se comprar um carro zero km, deve-se prestar muita atenção na pintura, para evitar problemas no futuro. Em primeiro lugar, jamais aceitar qualquer tipo de reparo na concessionária caso o carro tenha vindo com algum arranhão ou amassado, por menor que seja. Simplesmente porque oficina nenhuma de marca nenhuma do mundo é capaz de realizar uma pintura em um carro zero km, ou mesmo usado,  com a mesma qualidade da fábrica na linha de montagem. Pode se aproximar, mas perfeição não existe. Pode não ter problema no futuro, mas sempre existe o risco de passados alguns meses, surgir uma diferença entre a pintura original e o local reparado pela concessionária.

Ao se comprar um carro zero km, deve-se prestar muita atenção na pintura, para evitar problemas no futuro. Alguns serviços ou promessas podem ser picaretagem.

Outra dúvida do dono do carro é aceitar ou não o serviço especial DE “PROTEÇÃO” DA PINTURA oferecido pela maioria das concessionárias, que não perdem a chance de faturar algum…

Este tratamento na pintura se chamava de polimento. Mas atualmente é mais sofisticado e ganhou denominações também mais “chiques” como vitrificação, polimerização, espelhamento e outras. Aliás, a sofisticação já subiu mais um nível recentemente e existe um método ainda mais moderno que faz uso da nanotecnologia, que deixa a pintura repelente à água. O carro não fica molhado quando chove…

Todos estes serviços são importantes e devem ser realizados, mas unicamente depois que o carro já rodou dois ou três anos. Quando a pintura começa a dar sinais de cansaço, de perder o brilho original. Ou em prazos menores quando o carro é submetido com frequência às intempéries climáticas como sol, chuva, etc. Se fica o dia inteiro estacionado ou durante a noite na rua.

O que não se deve autorizar é a execução deste serviço quando o carro está novo, ainda zero km. Simplesmente porque a pintura de fábrica já recebe uma proteção, um verniz superficial exatamente para protegê-la. Ora, a primeira operação destas empresas que oferecem o serviço é lixar a pintura original para aplicar seu produto. Passou a lixa, a proteção da fábrica já era…

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
79 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Felipe Buarque Miranda 11 de maio de 2023

Boa tarde, acho que nosso amigo Boris, antes de dar a opinião deveria se inteirar mais no assunto da Estética Automotiva. Os carros 0km, saem cada vez mais desprotegidos das fábricas, em nenhum processo correto de polimento ou Vitrificação, se faz necessário o lixamento da pintura.
O propósito da Vitrificação é exatamente não permitir que a pintura do veículo se deteriore, evitando assim o polimento eo desgaste do verniz original. Mantendo.a originalidade e o valor de revenda do mesmo. É prevenção e investimento no patrimônio

Avatar
Maia 10 de março de 2023

O Boris entende de muita coisa mas de estética automotiva não entende nada. Confundindo conceitos básicos como polimento e vitrificação são coisas completamente diferentes!!! Esperar 3 anos para o carro ficar todo moído e para vitrificar? Não faz nenhum sentido. Não vejo ninguém comprar um celular novo e não colocar uma película e capa com o carro e a mesma coisa! Comprou um carro novo VITRIFIQUE

Avatar
Eduardo 9 de dezembro de 2022

Bom dia. Vitrifiquei na concessionária meu carro zero km e depois de 3 meses apareceram pontinhos marrons como se fosse ferrugem. A vitrificação pode ter causado isso ou deve ser problema de pintura (carro zero km) de fabrica?

Avatar
Paulo Mota dos santos 7 de julho de 2022

Vitrifiquei o meu carro zero, ai eu lavo depois aparece umas manchas brancas no carro inteiro, quando passo um pano some todas as manchas alguém sabe porque acontece isto?

Avatar
Flavio 8 de julho de 2022

Boa tarde Paulo meu nome é Flavio trabalho com estética automotiva, esse problema é recorrente em quem faz esse tipo de serviço, provavelmente foi um erro de execução na aplicação do vitrificador, essas manchas ocorrem na aplicação, ou não removeu o excesso corretamente, ou não respeitou o tempo de secagem do produto.

Avatar
Caíque Martins (lanterneiro/pintor/estética) 8 de junho de 2022

Muito bom dia, bom meu carro escritor falta informações neste contesto, trabalhava em montadora na área de inspeção e reparo de pintura e os carros já saem reparado de fábrica o que conta num reparo é a o conhecimento do executante e capricho um reparo bem feito se mantém original sem alterações, polimento é indicado após 60 dias após a pintura seja de fábrica ou oficina ( pintura) , vitrificação não necessita de lixamento, um bom dia deus abençoe

Avatar
adinaldo mundim 18 de dezembro de 2021

Muito boa dica Bóris, parabéns e obrigado por postar.

Avatar
Daniel 27 de setembro de 2021

Sou fã de vcs!!!
Gosto muito. Mas vcs falar que polimento e vitrificação são a mesma coisa.kkkk deu a entender q vcs não sabem o q estão falando… Vitrificador é um produto! Vc pode comprar em qualquer casa especializada em estética! Pode ser aplicado por vc mesmos. Se for um carro usado aí pode sim precisar do serviço de polimento antes da aplicação!
Abraço!!!

Avatar
Edson M ANTUNES 6 de agosto de 2021

Boa noite a todos todos profissionais da área elogiou a vitrificação do veículo 0km e semi novo e eu me interessei em fazer a vitrificação no meu carro ( pintura original, linda ) mais nenhum profissional explicou o acontece ( consequências) depois de 3 4 5 6 anos da aplicação do vitificador. Esta película vai soltar da pintura ,( descascar) aí sim , vai ter que lixar o carro pra pintar novamente? Esta é minha preocupação , que ninguém fala nada ,ou seja vocês profissionais que fica defendendo este processo o que vocês tem a disser a respeito ,pois este é meu medo 3 a6 anos após a vitrificação.

Avatar
mauá Esteticista Automotivo 27 de agosto de 2021

Bom vamos lá
Se seu veículo for vitrificado adequadamente vai precisar de cuidados da mesma forma q um veículo não vitrificado.
Já tive cliente q após a Vitrificação da pintura acreditou não sei o pq q o veículo nunca + iria sujar retornando 2 meses depois com o veículo parecendo um carro abandonado em pátio da prefeitura exibindo o valor pago no serviço de volta
Portanto sim o seu carro vai sujar portanto vc vai continuar gastando com lavagens e outros cuidados com o veículo
Quanto a durabilidade da Vitrificação vai depender do produto usado.
Não, está película protetora q se forma com a Vitrificação da pintura não descasca com o passar do tempo oq descasca é o verniz.
A Vitrificação com o passar do tempo vai aos poucos saindo por diversos fatores: intempéries da natureza, produtos inadequados no momento da lavagem, falta de manutenção de cera ou aplicação de cera específica pra pinturas vitrificado, etc…
Ou seja vitrificou o carro vai precisar lavar periodicamente e fazer aplicação de cera vez outra
Mesmo q seu carro não seja vitrificado é recomendável aplicar uma cera sobre a pintura do mesmo indiferente dele ficar em garagem coberta ou não
Na verdade se seu carro fica estacionado em local descoberto é + recomendável ainda uma descontaminação de pintura com aplicação de cera ou selante de pintura, um polimento e até uma Vitrificação da pintura.
Procure um profissional da área para w o mesmo faça uma avaliação da pintura do veículo e lhe passe um orçamento do serviço q melhor deveria ser feito em seu veículo
Outra coisa Polimento não e Cristalização. Cristalização não é Vitrificação. Vitrificação por melhor q seja o produto usado não e eterno.

Espero ter ajudado segue lá no Instagram: @g4r4g388

Avatar
Snowflakes 14 de outubro de 2021

Edson

Após a aplicação e depois de 4…5 anos o produto some da superfície.
Não causa dano algum a pintura do veículo.
Para a preparação não se utiliza lixas como a matéria fala a não ser em defeitos muito profundos e localizado.
Vale lembrar que o veículo quando sai de fábrica ainda está passando pelo processo de cura da tinta e verniz oque em dias observamos a queda do brilho da pintura.
Eu trabalhei tanto em fábrica quanto concessionarias e posso dizer bem como funciona todo o processo.
A matéria em questão infelizmente não representa a realidade.

Avatar
Samuel gomes 20 de março de 2022

Ola!!! A vitrificação nada mais é do que aplicar uma camada em cima do verniz. O tempo de duração do vitrificado e vai variar de acordo com o produto usado( de 1 até 5 anos). Te aconselho a procurar um profissional sério… o mesmo lhe explicará os cuidado que precisa ter com lavagem e manutenção do vitrificador… outra questão quanto a matéria, vitrificar não altera as características originais da pintura, menos ainda do verniz… pois como eu disse antes é aplicado em cima do verniz( salvo que pode haver a necessidade de polimento).

Avatar
Flavio 8 de julho de 2022

Olá Edson M Antunes, a vitrificação não descasca com o tempo pode ser 3,4,5ou 6 anos, ela simplesmente vai perder suas características, que é a hidrorepelência, alto brilho, toque suave na pintura, e a proteção promovida pelo produto…. tendo que fazer a reaplicação

Avatar
Marcio Jerosch Olinger 23 de julho de 2021

Não sabe o que está falando….precisa se informar melhor p evitar de falar as neiras sem ter conhecimento….é muita ignorância….em primeiro lugar não precisa lixar p aplicar produto nenhum….muito pelo contrário, se o carro for zero é melhor ainda por ter mais ancoragem da pintura com o vitrificador…precisa estudar um pouco antes de achar que entende do assunto.

Avatar
Joedson Reis 24 de junho de 2021

Papo todo equivocado, faltou se informar melhor

Avatar
Andre luiz mendes 27 de março de 2021

Nada é perfeito nem dentro da fabrica e um carro zero km não lixo só por que esbarou algo ali sem querer se vc notar nem vc é perfeito kkkkk

Avatar
Juliano Ferreira 5 de fevereiro de 2021

Perdeu a chance de ficar quieto, falta um mínimo de conhecimento à pessoa que escreveu a matéria.

Avatar
JORGE DUARTE BARCELOS 22 de janeiro de 2021

Gostaria de adquirir está máquina quanto custa ecomdiçae

Avatar
Adão Magson - Magson Estética Automotiva 3 de setembro de 2020

Falar de um assunto sem conhecimento técnico é a pior coisa, porque é uma pessoal mal informada passando um conhecimento que não tem. Sempre acompanhei seu trabalho desde a época do Vrum no SBT, mas agora caiu um pouco no meu conceito. Vou só fazer um breve resumo: Polimento é uma correção de pintura (seja poliéster ou PU), Vitrificação é uma proteção de pintura, duas coisas diferentes. Carro zero km na maioria dos caso necessita sim de um polimento técnico.existe 3 etapas no polimento (corte, refino e lustro), no caso do zero km na maioria dos casos um lustro resolve, para depois escolher o tipo de Proteção desejada (cera, selante ou Vitrificação) cada um com durabilidades e resistências diferentes. Abraço

Avatar
Jonathan 9 de abril de 2021

Falaram até em lixamento. Sem mais a partir daí.

Avatar
Cláudio Souza 1 de setembro de 2020

O maior dos males, é querer falar com propriedade sobre aquilo que não se domina. Este é o caso do jornalista que escreveu a matéria. Ao longo do texto, há incontáveis incoerências e informações equivocadas sobre os procedimentos descritos. Uma lástima! Além de desinformar. Só pra citar duas, comparou polimento com aplicação de vitrificador e diz que só se deve vitrificar o carro após algum tempo de uso…
Só pro seu conhecimento “profexor”, NENHUM CARRO VEM DE FÁBRICA, COM PROTEÇÃO NA PINTURA E O VERNIZ PURO E SIMPLES, É INCAPAZ DE FORNECER QUALQUER PROTEÇÃO E REPETÊNCIA. Ficou até difícil ler a matéria até o fim..
Em tempo, não sou dono ou trabalho vom estetica automotiva, ok?

Avatar
Maria do Carmo andrade 1 de setembro de 2020

Sobre proteção de pintura para carro novo, preço

Avatar
Ronaldo Rodrigues 15 de agosto de 2020

Prezado jornalista. Respeito sua opinião; mas estás equivocado como é realizado a aplicado de vritricador cerâmica. Vossa pessoa afirma que é aplicado lixa, NAO JAMAIS! ESSE PROCEDIMENTO É REALIZADO EXATAMENTE COM VEICULOS USADOS PARA SUA DESCONTAMINAÇÃO E PERFEITO ANCORAMENTO DO VITRIFICADOR. Em veículos 0km é só lavar o mesmo e aplicar o produto diretamente.

Vale ressaltar que, vitrificadores tem por finalidade a proteção da pintura exatamente no estado de 0km, pois, é inserido sob o verniz de fabrica, o produto que age como escudo protetor. Repito, prevenção!! Melhor agir preventivamente do que, por qexemplo, precisar “corrigir” danos na pintura, como por exemplo, dejetos de pássaros. Ou será que acha mesmo que uma pintura nova está mesmo protegida do pH das fezes de pássaros?! Pense antes de responder!!

Trabalhei 22 anos como consultor de css veículos e, já presenciei a necessidade de repitntura em veículos 0km que foram atingidos por dejetos de pássaros no pátio!!!!
Ronaldo Rodrigues
Personal Cars RJ

Avatar
Edison Marcondes 1 de março de 2020

Comprei BMW 320 i em 2016 zero na Osten ,percebi q porta traz direita era mais escura , repintaram em cortesia segundo alegaram ….?????, melhorou mas ficou diferença ,houve processo contra Osten e BMW ganhei causa o q consegui nem cobriu gastos c processo ,danos morais nem vale a pena entrar c processo ,judiciário sem noção do aborrecimento.

Avatar
ALEXANDRE 15 de fevereiro de 2020

Falta muito conhecimento para quem escreveu este artigo.

Avatar
Ronaldo Rodrigues 15 de agosto de 2020

Com certeza. Quem escreveu deveria buscar melhores conhecimentos. Não sabe nade de como é realizado uma VITRIFICAÇÃO

Avatar
Luiz 19 de outubro de 2019

Boa tarde.
Estive na Honda e me ofereceram um serviço de ionização da pintura? Seria o mesmo serviço da verificação, mas com outro nome? Ou realmente é algo diferente?

Avatar
Aurelio 4 de agosto de 2019

Sem brigas pessoal! O blog simplesmente quer ajudar! Oras, na internet tem vários videos mostrando a Vitrificação de Carros novos: Se não tiver riscos, ou holográficos, só limpar com Isopropílico formulado, (várias marcas, como Revelax, IPA Ets etc.) e passar o vitrificador que quiser H7 ou H9 ou até o dupla camada. Mas Vitrificar deve ser de foro intimo de cada um. Nem tanto ao espirito de corpo, nem tanto as ideias do blogueiro, abraços

Avatar
ROMULO RUIZ 26 de maio de 2019

Estou com o polo zero, esta um risco no para-choque diante em que a concessionária ficou de reparar. Exite algum problema futuro em aceitar tal correção, será que ficará com diferença na cor?

Avatar
Suzana Souza salgado 23 de maio de 2019

Gostaria de uma ajuda urgente… estou comprando um Jeep Compass zero km e o vendedor quer me vender a vitrificação e a hidratação dos bancos que será de couro!
A pergunta é… o carro sendo zero há necessidade de fazer essas aplicações????

Avatar
Alexandre 15 de fevereiro de 2020

A melhor hora para fazer a vitrificação é com o carro 0km, pois vai garantir proteção a fina camada de verniz do veículo.

A vitrificação vai sofrer os danos decorrentes de lavagens e do tempo, preservando o verniz. Porém, riscos profundos vão ultrapassar a camada de proteção e chegar na pintura.

Só tome cuidado pois existem concessionárias vendendo vitrificação e aplicando cera.

E não se esqueça que carro vitrificado precisa de lavagens e manutenção.

Avatar
Bruno 21 de junho de 2020

Não é necessário

Avatar
João Miguel 13 de julho de 2021

Neste caso e besteira carro novo e carro novo

Avatar
Raphael 21 de fevereiro de 2019

E se a loja oferece dizendo ser vitrificacao sem precisar lixar a pintura antes? Seria colocar mais camadas de produto para vitrificar e melhorar a proteção de pintura?
O que acha?

Avatar
Éder 26 de outubro de 2018

Acho que ta cheio de pessoas que se ofenderam pelo comentários do (Boris).Mas pelo que eu entendi ele falava sobre aceitar compra um carro novo que foi retocado dentro da concessionária por que ante de vc pegar ele acabou estragando por algum motivo. Eu como cliente não aceitaria de forma alguma. E quanto as polimento,revitalização, cristalização e espelhamento no contesto tudo e a mesma coisa,eu trabalho a 12 anos como polimento automotivo e presto serviço pra 3 oficinas e duas agencias de carro e vários clientes particulares digo que um carro não pode ser lixado e polido muitas vezes em sua vida útil, pq acaba agredido a camada de verniz do carro e eventualmente pode acaber queimando a pintura por desgaste do verniz.Os produtos para polimento são abrasivos e em cada vez que se faz o polimento e principalmente quando usarem uma lixa pra corrigir arranhões acabasse desgastando o verniz e eventualmente o próprio sol vai queimar a pintura deixando o verniz fosco e com machas brancas e descascando.Mas claro que tudo tem que ser feito com profissionais qualificados que não querem apenas ganhar o dinheiro de pessoas leigas que gostam de andar com seu carro bonito. Em 12 anos já vi carros com repinturas muito mal feitas polimentos que melhor não ter feito . exemplo de polimento que não devia ser feito, quando o profissional não faz o devido isolamento das partes de plastico pretas e acabam deixando elas sujas de massa de polir e nunca mais vão fica pretinha como eram, ou deixam as gretas do carros todas sujas de massa que não vão sair nem lavando ou os hologramas na pintura mais vistos em carros pretos que ficam no sol,pq na sombra não se vê. Agora repinturas com aspecto de casca de laranja ou com riscos de lixa grossa ou o que eu chamo de mapa na pintura quando vc percebe um tipo de desenho que esta por baixo do verniz.Eu podia fica falando e falando, mas vários vão descorda de mim e acabar me xingando mas o certo e o certo procurem profissionais ou indicados por alguém que já tenha feito com eles antes e de preferência quem tenha indicado seja chato com o carro dele esse sim conhecem profissionais de verdade.

Avatar
João Paulo 4 de outubro de 2018

Quanta bobagem, a unica coisa de fundamento ai, é que nenhum lugar consegue fazer uma pintura igual original, o resto só falou besteira, procure se informar antes de sair falando besteira na internet, pois tem muitas pessoas leigas que podem ver isso é achar real

Avatar
Daniela 11 de outubro de 2018

Acredito que antes de fazer qualquer matéria, deveria pesquisar mais sobre os assuntos.
Pois já comprovei que funciona.
Deveria tentar informar os procedimento que são varios e as diferenças.
Quando não entendemos de um determinado assunto, não devemos escrever sobre ele.

Avatar
Andre 25 de setembro de 2018

Bah OS cara falam nem sabe o que dicen o senhor así q falou q nao presiza polir para vitrifica como vai corrigi a varias e imperfeiçoes semana un pulimento….e otra as veses a concecionaria faz mas merda q oficina pequena semana passada su peguei dois carros feitos em con seccionaría nao vo citar nomes mas velho tava uma inhaca pesquizem mais antes de falar e detonar o tramo de profissionais da area

Avatar
Monica Luiza 23 de setembro de 2018

Bom dia – Concodo totalmente com voce – Acabei de comprar um carro 0km é um ONIX LT 2019 adquirido na CARRERA concessionária da chevrolet na Av Eliseu de Almeida – quando fui comprar o carro tinha um igual ao que eu queria no patio mas ele estava com a porta do motorista com um aranhado bem profundo, tirei foto do carro e questionei o vendedor que eu não queria aquele por estar avariado, o vendedor confirmou que eu receberia outro, para resumir levaram 17 dias para me entregar o carro e para meu espanto era aquele que arrumaram, tentaram fazer a funilaria, eu digo tentaram porque até uma criança faria um serviço melhor, foi feito um serviço de porco, entregaram a porta repintada com muitos defeitos ficando visível a qualquer leigo. Quando fui receber o carro ele estava com a porta que é a do lado do motorista quase encostada num pilar colocaram um laço de natal fora de época enorme encima do carro só tirando quando eu já estava indo embora alem de ter sido marcado pro final da tarde, fizeram de tudo para que eu não visse o estado da pintura do carro. Infelizmente esta concessionária carrera me fez de palhaço. Fica o alerta para que olhem bem mesmo, porque existe muitos trambiqueiros.

Avatar
Luis 27 de agosto de 2018

os funileiros focam loucos kkkkkkkkkkkk

Avatar
Eder Magno 17 de maio de 2018

É meu querido, eu até gostava dos seus comentários na TV, mas, depois desta, vou começar avaliar melhor os seus conteúdos! Pisou na bola legal, kkkkkk “sapateiro só pode ir até a sola do sapato”, ou seja:só fale do que conhece! Foi trágico kkkkkkk

Avatar
Penido 77luxurycar 17 de maio de 2018

Boa tarde a todos, Boris, quanto a pintura feita fora da fabrica realmente nenhum local fora da fabrica tem condições de refazer a pintura original, Quanto a proteção de pintura para carros zero km, é extremamente aconselhável uma vez que, a camada de verniz original e muito macia por motivos económicos e técnicos, facilitando a penetração de ácidos diversos, ocasionando manchas e desgaste prematuro, existe proteção que são 8 vezes mais resistente a esses intempéries e outras ate 5 vezes mais grossa que o verniz original, inclusive regenerando riscos leves ocasionados por lavagens e pequenos danos. a 77luxurycar atua no Brasil e Europa atendendo diretamente Dealers como, Ferrari, Lamborghini, Rolls Royce… para carros zero km e usados.
Podemos contribuir muito com as matérias de vocês, qualquer duvida entre em contato. Parabéns pelo canal.
Atenciosamente. Rogerio Penido, Proprietario 77luxurycar.

Avatar
Mauricio Hazor 17 de maio de 2018

Este senhor ” BORIS FELDMAN” que escreveu esta matéria não sabe absolutamente nada de pintura e verniz automotivo, a única dica correta é para não receber um carro com problemas de arranhões, sugiro ao reporter procurar um bom curso de estética automotiva para poder falar sobre o assunto. Meu conselho para Voce que leu o texto acima e é leigo no assunto desconsidere.

Avatar
Alecio 17 de maio de 2018

Quanta besteira! Texto escrito por quem não tem conhecimento nenhum em correção e proteção de pintura….tanto que nem sabe a diferença. Se esse senhor está acostumado a este tipo de serviço no início do século passado, resta-se informar melhor. Já peguei vários carros 0km com muitos defeitos (como manchas, riscos e pequenos arranhões), muitas vezes imperceptíveis a um leigo ou ao radiante proprietário de um carro novo. Isso deve ser corrigido para aplicação da proteção de pintura (que não é aplicada sobre o carro lixado….kkkk). Proteger um carro depois que a pintura perdeu o brilho é como contratar um seguro depois que bateu o carro. Espero que este senhor leia todos o comentários e resolva estudar bem um assunto antes de reportagens infelizes como essa.

Avatar
Lincoln Thomaz 17 de maio de 2018

Peço perdão pelos comentários mais exaltados acima. Educação acima de tudo. Acredito que seu post se deve à falta de conhecimento da área de Estética Automotiva, que evoluiu muito nos últimos anos. Eu comecei em 2009 e vi um mundo que eu simplesmente não conhecia. Mas nada é sem volta. Pesquise, se precisar de ajuda, entre em contato e nós lhe ajudaremos a esclarecer toda e qualquer dúvida sobre o assunto. Forte abraço.

Avatar
Alex 17 de maio de 2018

É lastimável a pessoa falar as coisas sem pensar ,sem ao menos pesquisar p saber o que é correto ou não ,isso sim é uma picaretagem……..

Avatar
Daniel 17 de maio de 2018

Tudo picareta mesmo essa turminha do “espelhamento” inventam uma porção de termos chiques para e ganar trouxas, mas tem bobo que paga né então deixa…

Avatar
Fabio 17 de maio de 2018

Sabe de nada inocente, abriu a boca só saiu asneira, tenhamos a santa esperança que um dia esse ser humano saiba falar sobre o assunto com técnica e experiencia, se vê que é um amador no assunto!

Avatar
Cleiton Reis 17 de maio de 2018

Como é que o cara diz que o cliente nunca deve aceitar reparo algum da concessionária se o carro tiver algum dano na pintura ou lataria??? Como assim??? O cliente faz o que??? Toca fogo no carro??? Entrega na casa desse cidadão que escreveu essa besteira para ele mesmo reparar???? Pra início de conversa caso esse rapaz não saiba o nome reparação automotiva é justamente porque qualquer reparo que precise ser feito após a montagem ou pintura original do veículo é uma correção a peça original montada na fábrica. Pintura só existe uma, qualquer coisa que vier após essa é REPINTURA ou seja RE de reparação. Quando alguém diz que o carro foi para oficina pintar está erradoooo… o carro foi para a oficina repintar “reparar”. Qualquer serviço dentro de uma concessionária terá sempre mais credibilidade do que em reparadores independentes. A concessionária tem a obrigação de reparar dentro das especificações técnicas exigidas pela montadora, seja serviços ou peças. Se o cidadão aí foi molestado em alguma concessionária ele não pode passar suas descrenças para escrever uma matéria onde muitas pessoas que desconhecem os assuntos podem tomar como decisões baseado em uma bobagem escrita. A AutoPapo deveria ler antes de liberar publicações como está. Tito no pé.

Avatar
Cleiton Reis 16 de maio de 2018

É dificil ler um monte de bobagem dessas e não comentar, deveria ter uma bancada espealizada em diversos assuntos técnicos para aprovar o que pessoas desse calibre baixo escrevem aos leitores que desconhecem o assunto e acabam sendo influenciadas incorretamente a não buscar serviços e produtos que beneficiem seus automóvel. Ao invés de querer queimar esse tipo de serviço, deveriam era fazer uma análise técnica com custo benefício pra os leitores analisem se é vantajoso ou não, ou que momento é bom fazer tal serviço ou reparo. Resumo da ópera não é queimando o trabalho sério de outras pessoas que conseguimos credibilidade.

Avatar
Fabiano 16 de maio de 2018

apaga isso, estão passando verginha

Avatar
Adilson Santos 16 de maio de 2018

Acredito que quem escreveu essa matéria profissional de YouTube ou especialista de teclado apenas para dizer tanta asneira sobre proteção de pintura em carros novos ou zero km! Polimento nada tem a ver com proteção, espelhamento e técnica, nanotecnologia e tecnologia e são coisas bem diferentes, porém, com um intuito de melhorar e garantir uma vida mais longa ao verniz da pintura. Quanto a qualidade da pintura vinda de fábrica, tem umas que dá até dó do novo proprietário!!! Vem com tanta casca de laranja que me sinto numa banca de feira. E com certeza existem profissionais da pintura que fazem tão melhor quanto a fábrica. Mas por favor, refaça seu estudo sobre proteção de pintura com profissionais da área e não pelo YouTube ou conversas de buteco

Avatar
Luiz Fernando Marques dos santos 21 de março de 2021

Gostei, muito coerente sua colocação na conservação, já estou convicto da proteção.

Avatar
Alexander Lima 16 de maio de 2018

Olha nunca vi tanta bobagem em uma publicação. Não tem assunto ou desconhece das propriedades técnicas não fala não comente e não publique.
Comprei um carro zero e o carro tinha tanto micro risco swirls e chuva ácida que não tem como andar com o carro sem antes fazer um espelhamento ou vitrificação. Eu acompanhei o processo é o carro não foi lixado.
Vai aprender antes de escrever sobre um assunto.

Avatar
Karla 16 de maio de 2018

Nunca vi tanta besteira escrita em um só lugar.
Antes de colocar uma reportagem como está é bom pesquisar e saber mais a respeito dos fatos.
Vitrificar, polimentos, nanotecnologia entre outras coisas são produtos e trabalhos sérios.
Eu trabalho com isso e não preciso enganar meus clientes. Estude mais antes de colocar um artigo destes.

Avatar
Spiga 16 de maio de 2018

Ñ sei qual o estudo sobre produtos e tecnologia dos materias que existem hj em dia o digníssimo que escreveu essa matéria tem! Aconselharia pesquisar mais sobre o assunto antes de escrever absurdo!

Avatar
Marcelo 16 de maio de 2018

Esse cara não sabe de nada… Não deve nem saber usar uma politização…

Avatar
Cristiano Ramires 16 de maio de 2018

Reportagem não foi feita por técnico diplomado em polimento e detalhamento. Muita coisa a ser esclarecido.Materia sensacionalista sem nenhum fundamento técnico

Avatar
Elder 16 de maio de 2018

Quem escreveu uma besteira dessas ? Estudem um pouco mais antes de escrever qualquer artigo sobre polimento.

Avatar
Alexandre 16 de maio de 2018

Se eu fosse você evitava escrever tanta idiotice na internet. Se informe com profissionais de verdade da área e não fique na base do achismo pra não passar vergonha.

Avatar
Daniel 16 de maio de 2018

Deveriam é ficar atentos a pi-ca-re-ta-gens no mundo dos blogueiros sem conteúdo e sem conhecimento técnico para fazer uma postagem sem nexo como esta! Sugiro que consulte sempre um profissional da área em que deseja criar alguma postagem para pelo menos ter conteúdo e não somente opiniões infundadas, porque quando temos um conhecimento tão raso sobre determinado assunto não devemos nos atrever a escrever sobre o mesmo.

Avatar
Ronaldo 16 de maio de 2018

Que matéria ruim, escrita por alguém que não entende do assunto. Existem polidores e polidores, e o escritor generalizou. Existe uma preparação para um carro novo, onde um profissional usa métodos muito pouco abrasivos, e depois procede com a proteção da pintura.
Só concordo com o autor em relação a fazer esse serviço na concessionária.

Avatar
Marcelo 16 de maio de 2018

Quem escreveu este comentário, não entende nada mesmo sobre pintura e muito menos de proteção da mesma.
Seu carro novo pode e deve sim ser protegido para que não aconteça como ele mesmo diz, “depois de três anos a pintura começa a perder o brilho”.
Não precisa esperar algo estragar para aí então reparar, conhece manutenção preventiva ?????

Avatar
Diego Gargagim 16 de maio de 2018

Ah legal e qual seria a proteção de fábrica?? Explique isso e eu concordo com essa babozeira de texto, primeiro pesquise, saiba quanto as empresas investem em tecnologia antes de escrever asneira…

Avatar
Roger 16 de maio de 2018

Foi infeliz nessa publicação falta de conhecimento sobre o assunto é quase a mesma coisa que dizer que uma pessoa por ser nova não precisa usar protetor solar!

Avatar
Marcelo Luttembarck 16 de maio de 2018

Vamos lá, trabalho no segmento de estética automotiva e disso eu entendo um pouco… existem dois tipos de polimento, o comercial que somente renova o brilho do verniz e o técnico ou profissional que nivela o verniz removendo riscos e micro riscos sem deixar marcas de boinas deixando a pintura muitas vezes mais bonita que de um veículo novo. Polomento não quer fizer em nenhum lugar do mundo como proteção de pintura como foi dito nesta matéria ( que por sinal mostra a falta de conhecimento de quem a escreveu… Existem no mercado produtos como Cera de carnaúba e sintética,selantes, selantes com nanotecnologia, proteção cerâmica ou vitrificaçao que sim fazem a devida proteção do verniz… Quanto ao polimento de um veículo novo, que por muitas vezes já chegam à concessionária arranhados devido ao transporte. Quando se contrata um serviço de vitrificação, SIM, é preciso fazer uma correção no verniz, uma vez que o produto evidenciará os riscos que existem… Gentileza se informar mais antes de publicar uma materia sem nenhum conhecimento sobre o assunto, pois gera descrédito ao Auto Papo perante os clientes que conhecem e sabem a diferença entre polimento e proteção de pintura!!! A tecnologia se faz presente quando se trata deste assunto, assim, atualize-se!!!

Avatar
Daniel 16 de maio de 2018

Quanta besteira em um post só.. Meus parabéns. O conselho agora é: estudem antes de escrever qualquer coisa, por favor. Não conhecia o site, mas pode ter certeza que esse post aqui vai bombar..

Avatar
Guilherme Yamamoto 16 de maio de 2018

Preciso que pesquise mais antes de falar bobagens para seus leitores !
Trabalho deste 2009 com polimentos e desde 2011 em parceiria com empresas aqui no Japao onde moro atualmente em que sao aplicados vitrificadores para aplicaçao dos mesmos em carros zero km nao sao usados nenhum tipo de abrasivo como citado lixas e nenhum tipo de composto polidor abrasivo .
E fazer a vitrificaçao apos 2 a 3 anos de uso ??
O vitrificador serve como uma proteção ao verniz original exemplo “ começa a usar colete a prova de balas depois que ja levou o tiro ?”
Depois que a pintura vai se desgastando que se deve usar a proteção ?? Aconselho fazer pesquisas mais detalhadas para não denegrir a imagem dos profissionais da area!
E para não tornar este site um site que vem com inverdades para com seus leitores colocando tópicos sem ao menos pesquisa-los ou com pesquisas superficiais apenas para criar um conteúdo. Fica a dica !

Avatar
Maycon wychoski 16 de maio de 2018

E qual essa proteção original de fabrica que vcs estão falando??? Cera?? Selante??

Avatar
Reginaldo Affonso 16 de maio de 2018

Essa informação que vocês passaram que é preciso lixar o veículo zero KM para vitrificar é totalmente errada sem nexo.
E que o carro em com proteção na pintura quando sai da fábrica não procede pois o carro quando recebe a pintura ele passa por um sistema de secagem com infra vermelho e depois o polimento e segue para linha de montagem, sem nenhuma proteção.
A vitrificação de pintura é a melhor forma de dar proteção a pintura dos veículos zero KM pois vai criar uma fina camada sobre o verniz dando proteção contra fezes de pássaro ações do tempo e nevoa de tinta caso caia sobre o carro.
Sou proprietário de uma estética automotiva e tenho vários treinamentos com os fabricantes sobre como tratar a pintura de um veículo zero KM ou semi novo..
Procurem uma estética automotiva para adiquirir conhecimento sobre esse assunto e reafassam essa matéria para dar informações coerentes aos seus leitores.
Obrigado.

Avatar
Fernando 16 de maio de 2018

Kkkkkkkk vcs não sabem de nada. Como vão fala um negócio desses. Tem carro zero que vem riscado é bem riscado. Cansei de ver isso. Agora vcs vem me falar que é picaretagem. Kkkkk por favor. Vão se informar.

Avatar
Anderson leal 16 de maio de 2018

Boris

Tu pode entender muito de mecânica , mas de pintura ti é um zero a esquerda, nunca tinha lido tanta bobagem

Avatar
Jefferson 16 de maio de 2018

Nunca vi tanta besteira numa matéria só…

Avatar
João Micuci 16 de maio de 2018

Quanta merda em uma página !
Não sabe o que fala !
Pelo menos estude sobre antes de falar asneira … gostaria de saber qual película que sai de fábrica ? Pois caso não saiba, quase todos os carros são polidos antes de sair da concessionária, mesmo 0km, caso o Srs não saibam, eles ficam armazenados em pátios abertos ao tempo, até 5, 6 meses no tempo … não existe lavagem que resolva um carro assim sem o mínimo de tratamento ! Quando a lixa que foi informado, não se faz mais polimentos em carros que possuem repintura com processo de lixa ! Apenas o trabalho de boinas + máquinas + produtos especificos já resolve o problema !
Se informem antes de postar qualquer coisa e denegrirem a imagem de quem trabalha neste ramo !
Forte abraco !

Avatar
Jean 16 de maio de 2018

Quanta besteira. Pelo amor de Deus.
Pintura não deve ser cansada para depois ser protegida.

As vezes precisa sim de uma correção (polimento/“espelhamento”) pois danos são causados no vai e vem de transporte e limpeza.

A proteção de fábrica é o próprio verniz (no caso de tinta poliéster) que tem vida útil longa. E PODE-SE estender com aplicação de proteções profissionais. Além disso, alguns modelos estão saindo com tinta PU (single stage) que protege menos e oxida/queima mais rápido. Ou seja, perde brilho.

Sugiro uma pesquisa aprofundada sobre o detalhamento automotivo. Ou então que não se fale sobre o que não sabe.

Qualquer coisa, me pergunte sobre o assunto.

Avatar
Giancarlo Casarin 19 de fevereiro de 2018

Discordo totalmente, trabalho desde 2010 com vitrificação, nunca usei uma lixa para vitrificar um carro, existem empresas sérias no mercado que usam produtos de qualidade e existem os picaretas, quemsó querem ganhar.
O ideal é vitrificar dentro da concessionária, esses sinais de cansaço que voce citou não vão aparecer após dois anos, pois o que irá desgastar vai ser o vitrificador, e após dois anos a proteção “de fábrica” vai estar como zero km.
É claro que isso vai depender do produto e do método utilizado pela empresa, mas não é necessario nenhum polimento agressivo para aplicar o vitrificador, a pintura só vai precisar estar limpa e livre de qualquer defeito que possa ter ocorrido na linha de montagem, transporte, pátio ou show room da concessionaria, como riscos superficiais causados por lavagens.
Quanto à pintura e reparos eu concordo, nenhum comprador deve aceitar qualquer reparo feito em carro zero, mas infelizmente a maioria não tem olho clínico e só descobre após algum tempo ou ao levar o carro em alguma oficina.

Avatar
Eduardo Antonio Girardi 7 de abril de 2019

Olá. Gostaria de fazer verificação do meu carro. Tá na CC ainda em Ribeirão Preto SP. Pode me recomendar alguém ou um produto específico?

Avatar
Deixe um comentário