Placa Mercosul: Contran sai do padrão

Depois de adiar várias vezes o início do emplacamento com a placa padrão do Mercosul, Contran resolve não seguir exatamente o padrão estabelecido

Por Boris Feldman27/08/18 às 06h30

Depois de definir o início do emplacamento, com a placa Mercosul, Contran resolve não seguir o padrão desse mercado. O que deve onerar ainda mais os motoristas.

[TRANSCRIÇÃO]

Contran e Denatran não sossegam enquanto não desferem uma certeira facada no bolso do motorista brasileiro. Desta vez, depois de adiar por algumas vezes, está programado para o mês de setembro o  início do emplacamento de novos automóveis com as placas do padrão Mercosul. Ou seja, a mesma placa para os quatro países.

Entretanto, o Contran precisa ir no dicionário e ver o que significa padrão, porque ele resolveu alterar o padrão da placa acrescentando o brasão do estado e da cidade onde o carro vai recebê-la. Ou seja, ao contrário dos outros países do Mercosul, cada vez que o automóvel for emplacado numa outra cidade, ele terá que mudar a placa.O que significa mais faturamento para as fábricas de placas e mais despesas para o já combalido bolso do motorista brasileiro.

placa mercosul
Foto Denatran | Reprodução
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
59 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Cledemar Menezes 5 de novembro de 2018

    Além de onerar o cidadão, por medida de segurança retiraram o endereço do documento e agora teimam em colocar o endereço estampado na placa do veículo, atitude desnecessária, pois o número é nacional.

  • Avatar
    Leandro 20 de setembro de 2018

    Com certeza deve ter alguém levando vantagem.nisso. o MP tem tomar providências e impedir essa placa aqui já estão colocando lacre nas placas Mercosul ou coisa tem que ser igual Paraguaie Uruguai aqui já não está sendo igual. MP vamos barrar essas placas por favor sem.necessidades e sem contar placa ridicula

    • Avatar
      adilson 23 de setembro de 2018

      o Denatran acrescentou varisitens para favorecer uma empresa mutnacional. ( o esquema é pesado))

  • Avatar
    André 2 de setembro de 2018

    Por que diz setembro, se em postagem do dia 6/6/18 afirma que o início foi adiado pra dezembro?

  • Avatar
    Alex 29 de agosto de 2018

    Tomara q nas eleições o povo acorde… enquanto não pararmos o país na marra e exigir q esses políticos trabalhem pra nós o q seria o certo fazer pois os salários deles qm paga é a gente…eles são os funcionários públicos…todo funcionário público trabalha para o povo em geral…e isso não acontece…

  • Avatar
    Ubiratan 28 de agosto de 2018

    Isso tudo tinha que ser de graça eles já ganho muito para fazer nada

  • Avatar
    Ricardo 28 de agosto de 2018

    Tudo no Brasil eh feito com para alguem lucrar com as mudancas, pq nao fazem como paises desenvolvidos, onde a placa nao pertence ao carro e sim ao dono do carro?

  • Avatar
    Elimar Lourenço Marques 28 de agosto de 2018

    Estou procurando um candidato, já que sou obrigado a votar, mas que tem comprovação convincente de vid que merece o meu voto, pois até agora a “democracia” é só para colocá-los lá, mas não tem democracia para tira-los. Ainda não sei qual bandido vou escolher.

  • Avatar
    Rogeri Alan 28 de agosto de 2018

    Isso e só. E pra roubar mais dinheiro do contribuinte

  • Avatar
    Edson Félix de Sá 28 de agosto de 2018

    Imprecionante como no Brasil nada funciona. E se funciona é meia boca.

  • Avatar
    Mariano 28 de agosto de 2018

    Toda transferência que eu fiz nos últimos anos, sempre teve alguma desculpa para trocar a placa

  • Avatar
    Agora querem que idosos façam renovaaço to dos anos é um abisurdo 28 de agosto de 2018

    Não adianta reclamar pague contran sempre prejudicando o povo agora vão encima dos idosos os que menos o infrações comente são mais cuidađosos daqui a pouco vão pra cima das mulheres eles não tem o que fazezer ficam em Brasília no ar condicionado só fundeado os motoristas cambada6

  • Avatar
    Junior Nascimento 28 de agosto de 2018

    Vamos mostrar o que eles merecem a Vitória Vitória é do povo de Deus amém bénça.

  • Avatar
    Vamos que vamos 28 de agosto de 2018

    Vamos lutar pelo nosso dereito

  • Avatar
    Edmilson Zuchetto 28 de agosto de 2018

    O que fazer????
    Ir embora do Brasil .
    Deixar esse bando de ladrões sozinhos.

    • Avatar
      Também acho que esses puliticos devem ficar mesmo. só querem roubar o povo brasileiro já chegar ok gente vamos lutar pelos nosso dereito . 28 de agosto de 2018

      Vamos que vamos

  • Avatar
    Mário Lúcio 28 de agosto de 2018

    Isso é loby das fábricas de placas, comandadas por laranjas, sob a tutela delegados, policiais aposentados e outros do mesmo covil!

  • Avatar
    PEDRO MANUEL BATISTA GIOVANNUCCI 27 de agosto de 2018

    Como se não bastasse, além de produzirem uma placa de um material fajuto, ainda querem mostrar pro redto da América latina que no Brasil, eles fazem o que querem, cade os nossos deputados e senadores para nos defenderem, lutar pelo menos pelo mínimo do bom senso…

  • Avatar
    Antônio 27 de agosto de 2018

    É simples, todos os motoristas devem fazer uma greve e não aceitar essa roubalheira. Vejam o exemplo dos caminhoneiros. Ju

    • Avatar
      Marqwues 27 de agosto de 2018

      E simples na eleição vamos derrubar este golpistas, está na hora e agora na eleição só assim estes golpistas fdp se fuder

  • Avatar
    Airton Tezolim 27 de agosto de 2018

    Políticos de merda. Bando de fdp.

  • Avatar
    Veloz 27 de agosto de 2018

    A idéia era fazer valer o modelo padrão da América latina, ou seja uma única placa para o país todo.
    Mas o Brasil é um país diferenciado, com suas próprias regras ( leia se falcatruas) para ser diferente dos demais e dar um jeito de sangrar mais o povo já cambaleando?

  • Avatar
    Paulo 27 de agosto de 2018

    O problema é que todo um SISTEMA converge para o roubo, a vantagem, o jeitinho. Nada vai adiantar se ele não for ANIQUILADO. Mas para isso meus caros será preciso correr MUITO SANGUE. Alguém se habilita?

  • Avatar
    Emerson Jean 27 de agosto de 2018

    Como acreditar numa possível mudança desse Brasil onde os gravata coloca toda perca no bolso do assalariado num país em q tira uma aposentadoria miserável de idosos e deixa politicos ganhando fortunas de dinheiro sem fazer nada esses politicos q vc vai a seus gabinete encontra secretaria trabalhando no seus lugares, como acreditar em um país q um presidiário ganha mais do q um cidadão q acorda quatro da manhã e trabalha o dia todo.o Brasil e bom mais só é mau governado aa si deve isso tbem a nós mesmo temos culpa sim,as eleição tá vindo aí seja nos mesmo a mudança desse país,nao venda seu voto por cesta básica por uma laje batida por saco de cimento ,troque seu voto pelo seu futuro e do seus filhos vote certo.

  • Avatar
    Verder... 27 de agosto de 2018

    É muita cara de pau desse ladrões! Se não mudar o padrão não vai ter tanto dinheiro pra roubar! Então vamos mudar padrão.
    Acredito que vc que está lendo meu comentário vc não conhece o brasão de sua cidade e nem do seu estado conhece?

  • Avatar
    Edvaldo Dutra 27 de agosto de 2018

    Só nosso bom Deus para que possamos ter um representante legal de caráter social e respeito ao cidadão do nosso país

  • Avatar
    Manoel Messias de Souza 27 de agosto de 2018

    Kkk isso mesmo Chaplin não adianta nós ficarmos aqui dando nosso Boa opinião pois a nossa opinião é semelhante uma cobra sem vendendo

  • Avatar
    Jorge Andrade 27 de agosto de 2018

    Desculpem, mas temos o povo que merecemos. Adoramos ter uma vantagem aqui, outra alí…O que adianta votar em alguém que poderia fazer alguma coisa diferente, se o próprio povo brasileiro é de maioria corrupta? Se começa pela educação, só assim para começar a mudar alguma coisa nesse País.

    • Avatar
      Paulo 27 de agosto de 2018

      O problema é que todo um SISTEMA converge para o roubo, a vantagem, o jeitinho. Nada vai adiantar se ele não for ANIQUILADO. Mas para isso meus caros será preciso correr MUITO SANGUE. Alguém se habilita?

    • Avatar
      Marqwues 27 de agosto de 2018

      E simples na eleição vamos derrubar este golpistas, está na hora e agora na eleição só assim estes golpistas fdp se fuder

      • Avatar
        Carol Craft 28 de agosto de 2018

        Golpista de uc é rola, mortadela amestrada

  • Avatar
    claudio 27 de agosto de 2018

    Vivemos num país de merda, daqueles que o Donald Trump falou,
    primeira chance me mudo para o Paraguai

    • Avatar
      Oreval 27 de agosto de 2018

      Já vai tarde boca suja.

    • Avatar
      Jairo 27 de agosto de 2018

      Concordo com você, o governo brasileiro se preocupa apenas em arrancar mais dinheiro do bolso de nós brasileiros

  • Avatar
    José Carlos 27 de agosto de 2018

    Como disse o colega Zé Roberto os brasileiros merecem esses picaretas, um grande exemplo recentemente na greve dos caminhoneiros que colocaram a faca e o queijo em nossas mãos e o que a grande maioria fizeram, foram pras filas dos postos de combustíveis para pagarem 10 12 Reis em um litro de gasolina e ainda saiam no porrada com outros que queriam pagar a mesma coisa.. então agora não adianta choramingar paguem e sejam felizes

  • Avatar
    Nelson cruz 27 de agosto de 2018

    É uma vergonha, sempre arranjado um geito de tirar mais dinheiro do povo, até quando , vamos aturar estes abusos

    • Avatar
      MFM 27 de agosto de 2018

      Quando você mudar seu voto e votar em gente nova. Em novatos na política.

  • Avatar
    RAIMUNDO NETO RODRIGUES 27 de agosto de 2018

    Mais o povo aceita tudo que os governos impor

  • Avatar
    Francisco Gomes 27 de agosto de 2018

    quem poderá nos defender!!

    • Avatar
      Eu 27 de agosto de 2018

      O Chapolin Colorado

      • Avatar
        Manoel Messias desliza 27 de agosto de 2018

        Kkkk isso mesmo Chaplin não adianta nós ficarmos aqui dando nosso Boa opinião pois a nossa opinião é semelhante a uma cobra sem veneno .

  • Avatar
    Damasceno 27 de agosto de 2018

    Num país que presidiário e candidato a presidente, o que mais vamos esperar.

  • Avatar
    Neto 27 de agosto de 2018

    Esse país é vergonhoso, além de termos que trocar a placa, que diga de passagem mais cara que os outros países, temos que nos submeter a pagar mais uma regra inútil que esses merdas inventam.

    • Avatar
      Isso é uma vergonha como diz o sr Bori.Essas instância de trânsito nos envergonha. 27 de agosto de 2018

      Isso é uma vergonha como diz o sr Boris Casoy.Essas instâncias de trânsito é uma vergonha.Já não basta a industria das muitas.

    • Avatar
      Jairo 27 de agosto de 2018

      Concordo com você, o governo brasileiro se preocupa apenas em arrancar mais dinheiro do bolso de nós brasileiros

  • Avatar
    Joselio 27 de agosto de 2018

    Até quando esses órgãos irão continuar arrancando nosso suado dinheirinho.

  • Avatar
    Joselio 27 de agosto de 2018

    É uma verdadeira palhaçada. Isso é mais uma maneira de arrancar dinheiro do bolso dos proprietários de veículos para engordar os cofres dessa cambada de ladrões

  • Avatar
    Rodrigo Justiceiro 27 de agosto de 2018

    É muito vagabundo para pouco pais…
    Tenho um nojo desses malditos, algum dias quero ver no jornal esses lixos na parte do IML.

  • Avatar
    Zé Roberto 27 de agosto de 2018

    Os brasileiros têm os governantes que merecem, pois quando tem oportunidade de lutar para tentar mudar, vão pra fila pra pagar mais caro….depois quer reclamar do que….

    • Avatar
      José Carlos 27 de agosto de 2018

      Concordo plenamente com você, o povo só sabe olhar pra si próprio

  • Avatar
    claudio jacomin 27 de agosto de 2018

    SE QUEREM MUDAR A MERDA DA PLACA, ENTÃO O CUSTO DEVERIA SER DO PROPRIO ESTADO E NÃO DOS CONDUTORES. NÓS NÃO PEDIMOS ESTA MUDANÇA;

    • Avatar
      Marissilvio 27 de agosto de 2018

      Sem falar no IPVA, DPVAT, taxa para fazer novo documento do carro, pedágio, multas. Essa mesa der país do muda quando nós resolvermos tirar essa corja do poder.

  • Avatar
    Ivan Vasconcellos 27 de agosto de 2018

    Espera só o dia em que o Ministério Público e a Policia Federal resolverem investigar esses tais de “trans”. Já está passando da hora!

  • Avatar
    Ronaldo 27 de agosto de 2018

    Temos que ter um governo que trabalhe para o povo brasileiro, e não para alguns setores que visam só lucro.
    Se fosse um país serio :PAREDAO NELES E FAMÍLIA PAGA A BAL

  • Avatar
    Marciel 27 de agosto de 2018

    Isso só pode ser considerado um desrespeito ao cidadão, esses ditos orgãos deveriam ser fiscalizados, pois mostra uma falta de pessoas tecnicamente preparadas para lidar com o trânsito (regras, normas, resoluções, etc). Objetivando claramente interesses financeiros próprios ou de terceiros, sempre assaltando os bolsos de quem já paga demais e quase não vê retorno desse dinheiro.

  • Avatar
    Luis 27 de agosto de 2018

    No país das obrigatoriedades (extintor, kit de primeiros socorros …), não podíamos esperar medida diferente.

    • Avatar
      Joselio 27 de agosto de 2018

      Até quando esses órgãos irão continuar arrancando nosso suado dinheirinho.

    • Avatar
      Davi 27 de agosto de 2018

      Nada disso aí é obrigatório, caiu faz tempo colega…

      • Avatar
        Cu 27 de agosto de 2018

        E otários. Mas. Já extorquir muito. Trabalhador antes de. Extinguir. Vc. Recorda??..

Avatar
Deixe um comentário