Afinal, por que a Placa Mercosul será adotada no Brasil?

Obrigatória no Brasil desde o início de fevereiro, a nova placa será padrão para todos os carros dos países do Mercosul

Por Boris Feldman10/02/20 às 08h30

A Placa padrão Mercosul é obrigatória em todo o país desde o início deste mês de fevereiro. Aliás, seria, porque cinco estados declararam o atraso no processo para implantá-las: Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins pediram prazo maior ao Denatran, que estabeleceu então uma nova data: 17 de fevereiro.

Mas eles dizem ser mesmo impossível cumprir este novo prazo. Em Minas Gerais, por exemplo, já informou ser impossível implantar a placa antes de março.

Por que esta placa? Porque ela será padrão nos países do Mercosul. E além disso, permite um número maior de combinações. Com quatro letras e três dígitos, elas chegam a cerca de 450 milhões de possibilidades.

Contran confirma alterações para placas Mercosul e adia adoção das novas chapas, marcada para o dia 30 de junho. Carros antigos não precisarão instalá-las.

Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    VANIA 13 de fevereiro de 2020

    UMA PALHAÇADA ISSO, AQUI EM SÃO PAULO ESTA UMA BAGUNÇA, NA BAIXADA SANTISTA NÃO TEM LUGAR PARA FAZER, NINGUÉM INFORMA NADA, TODO MUNDO PERDIDO NAS INFORMAÇÕES. ABSURDO VC COMPRAR UM CARRO E NÃO PODE USAR PORQUE NÃO TEM LUGAR PARA COLOCAR A PLACA.

  • Avatar
    Bomfim 11 de fevereiro de 2020

    Fui obrigado a colocar esta placa Mercosul pois tranferir o veicolo e paguei R$ 215,00 o par.
    Esta placa é de um mau gosto absurdo toda colorida que parece um carnaval .
    Só tenho uma duvida, se o Brasil sair do Mercosul teremos que trocar de placa de novo.

  • Avatar
    Luís Fernando 11 de fevereiro de 2020

    Bom dia pelo contrário essa demora toda e por que os políticos não estão sendo beneficiados se fossem já tinha sido implantado a muito tempo exemplo à lei da luz baixa rapidinho foi sancionada lembra fábrica de multas e de lâmpadas.

  • Avatar
    Jeová Farias 10 de fevereiro de 2020

    Não sei porque adotar uma se nem a capital do Brasil(Brasília) ainda tem,era pra ser o primeiro a adotar para servir de exemplo.

  • Avatar
    Leonardo Sanches Vieira 10 de fevereiro de 2020

    Essa história de que a placa é necessária porque aumenta o número de combinações é conversa pra boi dormir. Não é preciso placa Mercosul pra isso. Pode-se adotar a nova disposição de letras e números na própria placa cinza. Simples assim!

Avatar
Deixe um comentário