Placa Mercosul enfim será adotada; saiba como ocorrerá a implantação
A chapa padrão Mercosul terá que ser utilizada em todos os veículos? Não necessariamente: entenda em quais casos a adoção é obrigatória
A chapa padrão Mercosul terá que ser utilizada em todos os veículos? Não necessariamente: entenda em quais casos a adoção é obrigatória
Está previsto para este mês de fevereiro que todos os estados brasileiros adotem aquela placa chamada padrão Mercosul. Mas que, na verdade, foi chamada aqui de PIV: Placa de Identificação Veicular.
E vários ouvintes do nosso programa e alguns conhecidos já me fizeram a seguinte consulta: “quer dizer que eu vou ter que trocar a placa do meu carro por essa meio desengonçada aí do Mercosul?”
Não, quer dizer que não é obrigatório. A menos que, primeiro: seja um carro novo, primeiro emplacamento. Ou que você mude do seu estado. Ou ainda que você venda o carro. Ou seja, se você não mudar de endereço e nem vender o carro, a placa atual permanece nele.
Por que a mudança da placa? Ah, não me pergunte coisas difíceis. Pois eu só tenho certeza de que os fabricantes de placas estão muito satisfeitos.
Foto Alexandre Carneiro | AutoPapo
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O que falar dessas letras e números horrorosos, de leitura difícil e com pagamento de direitos? Isso ajuda a quem? E a falta de identificação do estado ou cidade, que para um país de grandes proporções acaba sendo útil? Mais uma palhaçada que a gente é obrigado a engolir ….
O brasileiro é contra as mudanças. Vai quebrar o esquema de muitos. Ô povo retrógrado. O cara tem carro que custa R$ 80.000 e acha caro uma placa mercosul?
Fabricantes não estão satisfeitos. Não precisarão alterado tarjeta e lacre na troca de município/estado. É um retrocesso isso…
Desculpa para encher os cofres do estado
Grande Boris., vai prorrogar novamente.
O trânsito no Mercosul fica facilitado, pois fazem parte da mesma base de dados.
Europeus também adotaram.
Tudo o que for feito para facilitar o comércio trás benefícios no longo prazo. Principalmente.para as cidades de fronteira.
Não traz benefícios, é mais uma imposição pra tirar mais dinheiro do bolso do contribuinte. A propósito: “trás” é o contrário de “frente”…