Placas padrão Mercosul: nova despesa para o brasileiro

O novo modelo de placas padrão Mercosul é mais moderno, porém pode ficar mais dispendioso para os proprietários de automóveis

Por Boris Feldman27/09/18 às 23h30

As novas placas padrão Mercosul contam com vários recursos para se evitar a clonagem. Mas, essas novidades podem pesar ainda mais no bolso do motorista.

[TRANSCRIÇÃO]

O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a contemplar, a partir deste mês de setembro, os automóveis com as novas placas do tipo Mercosul. Que são aquelas com quatro letras e três dígitos, ao contrário das atuais. E, mais uma vez, o Contran não perde a oportunidade de enfiar a mão no bolso do brasileiro. Fugindo do padrão Mercosul, ele decidiu estampar o brasão do estado e da cidade onde o carro recebe as placas.

Então, se mudar de cidade, vai ter que mudar de placa. Ao invés de mudar apenas a tarjeta, como atualmente. Para a felicidade das fábricas de placas, e ao contrário dos outros países do Mercosul.

A minha pergunta é: Será que o Ministério Público já examinou essa manobra do governo com a placa Mercosul e concordou com mais esse golpe contra o brasileiro?

placas padrão mercosul
Foto reprodução AutoPapo
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    luis carlos 18 de fevereiro de 2019

    Um negocio de R$40 bilhoes de reais que vai ser repartido entre os poderosos do Detran (governo) e os donos de lojas de placas.
    Cara R$300 uma placa . multiplique por 100 milhoes de carros. ou mais né.

  • Avatar
    Adilson 23 de janeiro de 2019

    Moro em Lauro de Freitas Bahia e a nova placa Mercosul custa em média 270 o par isso aqui um absurdo para 300gr de alumínio e o pior é que se mudar o município ainda tem que pagar 110 reais sendo desnecessário pois a informação fica apenas no sistema do Detran pois não tem mais tarjeta esse sistema não passa de um quartel de ladrões filhos do capeta.

  • Avatar
    Robson Pereira 17 de dezembro de 2018

    Fiz a transferência do meu carro, proprietário e cidade, segunda feira, hoje foi o prazo que o Detran me deu pra buscar o novo documento. Peguei o documento em meu nome com a mudança de cidade e me dirigi a um fabricante de placas em frente ao Detran, chegando lá o cara me disse que não pode confeccionar a targeta estão proibidos, e também não pode fazer a placa nova para meu carro, a qual custa 280 reais, pois no meu documento consta o número da placa atual, voltei no Detran e me disseram que não podem fazer nada, e que provavelmente vou ter que entrar com um novo processo para atualizar a documentação do carro. Dá pra acreditar?

  • Avatar
    JORGE LUIZ VIEIRA ROCHA 8 de dezembro de 2018

    Estamos fundido com esses caras da justiça, só pensam neles .

  • Avatar
    arthur 4 de novembro de 2018

    26X26X26X26X1000.

  • Avatar
    Joelson dantas 27 de outubro de 2018

    O judiciário eh hoje o mais podre dos poderes. E o mais corrupto tbm

  • Avatar
    reinaldo 26 de outubro de 2018

    Quantas combinacões serão possíveis??????????Alguém teria a resposta???

    • Avatar
      arthur 4 de novembro de 2018

      26X26X26X26X1000.

  • Avatar
    Fernando Ricardo 28 de setembro de 2018

    Ministerio Publico? Kkkkkkk esse MP só derve pra caçar petista. Ganham uma fortuna e tem ate, pasmem, auxilio Ipad. Trabalham quando querem. Investigam o que querem e não podem ser investigados por ninguem. Mafia.

    • Avatar
      Antônio Carlos 28 de setembro de 2018

      Disse tudo!

    • Avatar
      IVAN VASCONCELLOS 28 de setembro de 2018

      Thumbs Up!

Avatar
Deixe um comentário