Pneu de perfil baixo: posso colocá-lo sem alterar a roda do carro?

E mais: os pneus de perfil baixo são mais vulneráveis. Você sabe por quê? Por causa das 'crateras asfálticas' das vias brasileiras

Por Boris Feldman13/04/19 às 19h30

Você até pode mudar o tipo do pneu e colocar um de perfil mais baixo. Mas fique atento: alterar o diâmetro sem trocar a roda não é recomendável.

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo pergunta se pode mudar o pneu do seu carro, colocar um com perfil mais baixo, sem mudar o aro, a roda. A resposta é: poder, pode. Mas não é recomendável, pois o diâmetro final da roda mais o do pneu será inferior ao original de fábrica. Por isso é que se recomenda: para colocar o pneu mais baixo, de perfil menor, tem que aumentar o diâmetro da roda, e vice-versa.

Por que não se recomenda a troca só do pneu? Porque com o diâmetro final menor, o carro vai esbarrar com mais facilidade nos quebra-molas. Além disso, as marchas vão ficar mais reduzidas, o motor trabalhará num giro mais alto e aumentará o consumo. E, finalmente, ocorrerá uma distorção no que indica o hodômetro e o velocímetro.

Pneu de perfil baixo

Foto Shutterstock 

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (2 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário