Pneu verde: não adianta procurar

Por BORIS FELDMAN17/07/16 às 17h40

Já ouviu falar em pneu verde? Já viu algum com esta cor por aí?

Pode desistir: o verde se refere ao pneu ecológico, que reduz o consumo de combustível e emissões. Mas é tão preto como os demais. E qual a sua novidade?

Durante muito tempo tentou-se produzir pneus com um composto diferente, para torna-lo mais rígido e menos flexível na banda lateral. Mas não se chegava a um pneu com estas características – necessárias para reduzir sua temperatura de operação – que não prejudicasse a estabilidade do carro.

Mas surgiu uma solução, aplicada nestes pneus chamados de “verdes”. Aliás, já estão em sua segunda geração, chamada de “super verde”.

A diferença do pneu “ecológico” está na composição da borracha, que substitui o tradicional “negro de fumo” pela sílica. Este novo composto reduz sua flexibilidade mantendo a resistência. Ele é mais rígido, reduz a temperatura e a resistência à rolagem. Mas não prejudica a estabilidade.

Como se comprova a característica do pneu verde, de que ele realmente reduz o consumo por reduzir a resistência à rolagem? Com um teste chamado “coasting”: acelera-se o carro numa reta asfaltada até atingir uma determinada velocidade. Joga-se então o câmbio em ponto morto e o carro continua rodando pela inércia. Mede-se a distância percorrida até sua completa imobilização.

Coloca-se então no mesmo carro um jogo de pneus verdes e repete-se a operação, acelerando e jogando ponto morto nos mesmos pontos. Mede-se novamente o trecho percorrido pelo carro até ele se imobilizar: tem que ser maior pois a resistência à rolagem foi reduzida.

Alguns pneus já fazem constar na banda lateral a inscrição “verde” para diferenciá-los. E também justificar seu preço, pois custam mais que os normais.

Veja mais sobre:


Boris Responde

Tem alguma dúvida sobre o funcionamento do seu carro? O que vai melhor no carro flex: gasolina ou etanol? Quando substituir o cinto de segurança? Com que frequência trocar o óleo do motor? O Boris responde essas e outras dúvidas. Digite sua pergunta na caixa abaixo.


0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário