Pneus: antes de comprar é preciso conferir além das medidas básicas

A escolha dos pneus não pode ficar condicionada apenas as medidas dele. É preciso observar algumas indicações importantes para se fazer uma boa compra

pneus maiores carro roda suspensao shutterstock 392475040
Por Boris Feldman
Publicado em 15/09/2019 às 07h30

Comprar pneus em supermercado pode? Pode, mas tomando alguns cuidados por não ter um vendedor experiente pra te ajudar.

A questão é que não bastam as medidas dos pneus, lá na prateleira, conferirem com as do seu carro. Ambos podem ser 185/65/15 e, o pneu vai caber no seu carro, porém há que se verificar também o índice de carga, que depende do peso do carro, a velocidade para qual o pneu foi projetado e, finalmente, a aplicação para que tipo de veículo esse pneu foi projetado: para um automóvel de passeio ou para uma picape de carga?

Todas essas características estão gravadas na lateral do pneu. Veja a explicação na ilustração abaixo:

pneus
Saiba como ler o pneu corretamente (Foto: Ilustração | AutoPapo)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Reginho José 18 de fevereiro de 2020

Não recomendo pneus remold, uma economia que não compensa, além do desgaste prematuro,usei uma vez no meu carro um pneu dianteiro estourou comigo em uma rodovia, estava a cem km por hora,por sorte estava em linha reta e consegui controlar o veículo até parar não aconteceu o pior.

Avatar
Nicolaus Sallay 15 de setembro de 2019

Oi, eu não confio em pneu importado, China, Japão ou donde vem.Elez não são fabricados para as características das estradas brasileiras principalmente na questão da temperatura, não possuem selo de garantia nenhuma. Acho um risco muito grande. Nada como um genuíno pneu BR. Abraços.

Avatar
Deixe um comentário