Cuidado ao escolher pneu! Você pode comprar ‘gato por lebre’

Você já reparou que nos pneus novos há uma etiqueta do Inmetro? Se não, deveria! Nela estão informações importantes para auxiliá-lo na hora da compra

Por Boris Feldman 29/08/19 às 14h30

Quando você vai na loja comprar pneus – um jogo ou dois pneus – você presta atenção na etiqueta do Inmetro? Ah! Você nem sabe o que vem a ser isso. Pois, então saiba que ela é obrigatória desde o ano passado para todos os pneus: automóvel de passeio, comerciais, caminhões, tudo.

A etiqueta do Inmetro é obrigatória e te dá dicas muito importantes: você pode até não reparar e, às vezes, o vendedor até procura esconder pra você não perceber que está comprando “gato por lebre”; que está pagando barato no pneu, mas aquele barato que sai caro.

Aqui está a etiqueta:

etiqueta pneu anip

À esquerda, você confere a definição do consumo de combustível provocado por esse pneu. À direita, a aderência no piso molhado. Abaixo, o nível de ruído.

De A a G, quanto menor o consumo de combustível, mais próximo do A. O A é o melhor para reduzir consumo de combustível. O G é o pior pneu, é o que faz o carro gastar mais combustível.

Repare esse pneu que está aqui:

melhor pneu: etiqueta inmetro ajuda a escolher

Essa etiqueta está dizendo que esse pneu tem classificação F no consumo de combustível, ou seja, uma das piores. Provoca um dos maiores consumos de combustível entre os diversos pneus disponíveis no mercado. Consumo alto é grave para o seu bolso.

Mas a classificação em aderência em pista molhada é grave para a sua integridade física. Aqui você tem que reparar, e esse pneu tem que ser o mais próximo possível da letra A. Porque quanto mais próximo de G – esse pneu aqui, por exemplo, foi classificado como E – a aderência no asfalto é fraca, é baixa.

A aderência tem que ser no mínimo A, B ou C. Mas melhor que seja A, porque o carro vai ficar no asfalto com menos chances de deslizar, de escorregar e provocar um acidente. Então, esse pneu não é lá essas coisas em relação à aderência no piso molhado.

Finalmente, o nível de ruído. Ele não é tão importante assim. Esse pneu está na faixa média 71 decibéis. É quanto ele emite de ruído, sendo que o máximo tolerado é de 75 decibéis. Está em um nível razoável.

Esse pneu, eu não compraria por causa dessa classificação da letra E em aderência na pista molhada.

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3 Comentários
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    Fernando B. 30 de agosto de 2019

    Boris, no meu carro veio de fábrica com um pneu P4, da Pirelli. Neles, a etiqueta é muito parecida com essa da imagem do texto (salvo engano consumo e pista molhada são E). Só por desencargo de consciência, a montadora não deveria utilizar pneus mais seguros, pelo menos em caso de aquaplanagem?

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    Fabio 29 de agosto de 2019

    Essa etiqueta do Inmetro é incompleta e não leva em conta o índice de desgaste ( treadwear), prova absoluta de como as autoridades no Brasil são amadoras! Importante é o ruído e não quanto dura o pneu!!!

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