Pneu frisado? Em hipótese alguma, pois ele é perigoso!
Aprofundar os sulcos dos pneus coloca a vida dos ocupantes do veículo em risco, pois ele pode apresentar defeitos ocultos além de deixá-lo mais fraco
Aprofundar os sulcos dos pneus coloca a vida dos ocupantes do veículo em risco, pois ele pode apresentar defeitos ocultos além de deixá-lo mais fraco
Pneu frisado (também chamados de pneus riscados), vendidos por alguns borracheiros, costuma ser bem mais baratos do que pneus novos. Você desconfia, pede para dar uma olhada e os pneus aparentemente estão em bom estado, com os sulcos de boa profundidade na banda de rodagem. Mas não vale a pena comprar pneu frisado!
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Em princípio, não se compra pneus frisados ou usados, pois são vários os problemas “invisíveis” que podem aparecer a curto prazo.
Para começo de conversa, um acidente pode ter danificado a carcaça e o borracheiro o submeteu a um conserto pouco recomendável aplicando um “manchão” interno que não será facilmente percebido.
Tão perigoso quanto este conserto é uma outra condenável operação que aprofunda os sulcos do pneu que já estava quase completamente “careca”. Para se conseguir uma sobrevida, o borracheiro entra em ação com um ferro especial aquecido e aprofunda os sulcos (risca o pneu) que já estavam quase sumindo.
Numa olhada rápida, não se percebe o malfeito e tem-se a impressão de que o pneu ainda rodaria mais alguns milhares de quilômetros. É o que se chama de frisagem (ou riscagem), um perigo que pode não durar mais que alguns quilômetros e colocar sua vida em risco.
Além disso, como parte da borracha é retirada do pneu frisado (ou pneu riscado), a estrutura dele fica exposta e, portanto, mais fraca. Assim, qualquer pequeno impacto – como pedra ou buraco – pode fazer o pneu riscado estourar provocando perda de controle do carro.
Outro perigo do pneu frisado é em piso molhado, já que os frisos feitos pelos borracheiros são irregulares e não escoam a água corretamente.
Borracheiro malandro costuma argumentar que o pneu frisado (ou pneu riscado) não é perigos, pois até existe oficialmente para pneus de muito maior responsabilidade, de veículos pesados. Qual o problema de se fazer o mesmo nos automóveis?
Aí é que está a malandragem: pneus para ônibus e caminhões são projetados e fabricados para serem refrisados. Tanto que vem gravado regroovable na banda lateral, que em inglês significa ressulcável. Entretanto, é uma operação que jamais deve ser feita em pneus para automóveis.
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Olá.
Por gentileza, alguém poderia me ajudar?
Fiz a troca das pastilhas de freio do meu carro, e alinhou e balanceou. Duas semanas depois fiz uma viagem, e não notei bolha nas rodas. Rodei 260km. Quando saí do asfalto e entrei numa estrada, passei com o pneu traseiro sobre um torrão e o pneu “estourou” e então o carro rodou até bater em um barranco. Esse pneu foi levado pra vulcanizar, entretanto, tinha mais um pneu com bolha..ambos do mesmo lado. Como pra vulcanizar teria que esperar mais duas horas e meia, falei para o proprietário da mecânica que preferia fazer a troca do pneu. Pedi nota, ele não deu. Ele cobrou R$250,00. Achei barato pois ele me disse que o pneu era novo. Vim embora, e eu corro muito. Cheguei na minha cidade e fui direto na loja da Só Pneus onde faço esse tipo de serviço. Disseram que não tinha nada a ver o serviço anterior com o aparecimento das bolhas..e foi então que fiquei sabendo que fui enganada. O pneu novo é um pneu riscado, dá pra ver a trama de sustentação. Por favor, alguém me orienta como proceder com o infeliz mecânico? Sei que tenho que fazer a troca dos 2 pneus…e essas coisas acontecem quando a situação financeira tá feia. Att Marta Silva
Me parece que a questão de frisar pneu é comercial. A final, os fabricantes querem receber essas carcaças usadas com bastante borracha (marca twi) para reaproveitá-las.
O cara compra um pneu riscado não é porque acha bonito. Em um país onde tudo o que é relativo a carros é tratado como produto de luxo, o pneu riscado é por vezes a única saída para um cidadão que não quer ver o carro depenado no patio do detran, mas não pode pagar 250 reais em um pneu aro 13 de uma marca que não dê bolha depois de uma semana de uso (e coloque a culpa em você), ou 200 reais em um pneu remold que não venha de fábrica já deformado. Assim que tivermos pneus de primeira linha a preços justos, ninguém mais vai riscar pneu. Se a resposta for apenas punição generalizada, o pessoal vai se adaptar e fazer em casa.
Prezado, bom dia!
Muito se lê e assiste sobre pneus riscados, mas para uma pessoa leiga que não dispõe de conhecimento técnico mais aprofundado, existe um ponto ou alguns indícios visivelmente que possam caracterizar se um pneus foi riscado?
Em um pneu novo, ou meia-vida, você verá muitos sulcos de larguras diferentes. Um pneu riscado terá sulcos mais simples, menos sulcos, e eles terão todos a mesma largura.
O texto traz 03 assuntos que são polêmicos:
* Consertar pneu;
* Frisar, ressulcar, riscar pneus de moto, automóveis;
* Frisar, ressulcar, riscar pneus de caminhão e ônibus.
A portaria 554 de 2015 do INMETRO permite o conserto de pneus de automóveis, caminhões e ônibus , nas empresas especializadas e que possuem o registro do INMETRO – na revista PNEWS tem a relação das empresas que tem o registro e no site do INMETRO também.
A resolução do DENATRAN 558 de 1980 no artigo 4º, diz que os pneus tem que ter a marca do TWI (indicador mínimo de desgaste), como o ato de frisar, ressulcar e riscar é manual, não existe a possibilidade de refazer o TWI. Passível de multo e apreensão do veículo até a troca dos pneus, independente se for automóvel ou caminhão ou ônibus.
O fato dos pneus de caminhão e ônibus serem fabricados para este ato, a resolução do DENATRAN 558/80 não permite.
Se o serviço for feito respeitando a integridade da carcaça não vai ter perigo algum…Mais tem certos profissionais que fazem a ressulcagem muito funda chegando até atingir a malha de aço…para que quem é leigo veja um pneu bonito…isso sim é picaretagem.