Posso misturar gasolina e álcool no carro flex?

Tem muito técnico de araque que adora dar palpite no automóvel flex... Mas na verdades, eles tão falando é bobagem

Existe momento certo para abastecer o tanque do veículo?
Por Boris Feldman
Publicado em 06/05/2018 às 09h30
Atualizado em 30/01/2019 às 17h37

Leitor da coluna tem a seguinte dúvida: ele tem um automóvel flex e abastece com combustíveis diferentes. Hora com gasolina, hora com etanol, em função dos preços na bomba. E mais, mistura gasolina e álcool no tanque. Ele completa com etanol com metade de gasolina ainda no tanque. E vice-versa.

misturar gasolina e álcool em carros flex

Ao comentar com um mecânico, a recomendação foi de evitar este abastecimento pois iria “confundir” o motor flex. Que ele pode variar quanto quiser, mas que só deve abastecer com etanol quando a gasolina estiver no final. E vice-versa. Caso contrário, o motor poderia até se danificar por estar usando um combustível não coerente.

“É verdade?” ele pergunta. E a resposta é negativa: o motor é chamado de flex exatamente porque ele pode queimar qualquer dos dois combustíveis e em qualquer proporção. Só etanol, só gasolina, metade de cada um, etc.

Uma das características do automóvel flex é ter um sensor no escapamento chamado sonda lambda, que detecta qual combustível está sendo queimado no motor. Ele o identifica pelo teor de oxigênio, e passa esta informação para a central eletrônica. Ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo.

Não considere nenhuma destas recomendações de que pode um e não pode o outro. De abastecer uma vez com etanol se você usa sempre a gasolina. E vice-versa. Até na concessionária, ao fazer a entrega do carro zero quilômetro, tem vendedor que “ensina” abastecer as primeiras vezes com gasolina e só depois com o etanol. E vice-versa. Flex virou prato cheio para os milhares de técnicos “de araque” que só dão palpite errado.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
159 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Oséias Lopes 19 de julho de 2021

Tenho um Corsa classic 2004, mil original a álcool, gostaria de saber se eu posso coloca 10 litros de álcool e 1 de gasolina no tanque,se tem problema de danificar o carro?

Avatar
Rafael Almeida 5 de fevereiro de 2021

Bom Dia……… tenho um polo sedã 1.6 flex, pra ser sincero estou usando só etanol, ja tem 1 ano.. posso esta abastecendo normal com gasolina?

Avatar
Rodrigo Otávio Aragão MARTINIANO Ferreira 24 de dezembro de 2020

O motor flex funciona perfeitamente com a mistura álcool + gasolina em quaisquer proporções.
Porém, ressalve-se: desde que o veículo flex não fique parado por mais de dois ou três dias com a mistura armazenada.
Senão, a gasolina faz a água do álcool hidratado (ou ETANOL HIDRATADO / O ETANOL É HIDRATADO) precipitar no fundo do tanque, pois o peso específico (PE) da água (peso específico = peso por unidade de volume) é maior que o do álcool e também que o da gasolina. Assim, vejamos os PE (PE ou “letra gama” / valores médios):
PE água = 1 g/cm³
PE etanol = 0,83 g/cm³
PE gasolina = 0,74 g/cm³
E – creio que todos sabem- ÁGUA NÃO QUEIMA!
Portanto, não se trata de ‘confundir’ a UCI (Unidade de Controle de Injeção / o computador do veículo), mesmo porque a UCI se recuperaria da ‘confusão’ muito rapidamente.
Sugiro ao leitor fazer uma experiência bem simples, COM OS DEVIDOS CUIDADOS, É ÓBVIO:
– misture partes iguais de etanol + gasolina em um copo pequeno, porque basta apenas um pouquinho de cada um.
– deixe a mistura quieta, EM LUGAR SEGURO, por dois ou três dias.
– findo o prazo, aspire levemente com uma seringa o fundo do copo.
– então, pode tentar por fogo no que você aspirou.
ÁGUA NÃO QUEIMA.
Quanto a aditivar etanol, evitando as suas características nocivas, o melhor aditivo é vinagre de farmácia, VINAGRE DE FARMÁCIA, NÃO VINAGRE DE SALADA.

Avatar
Rodrigo Otávio Aragão MARTINIANO Ferreira 24 de dezembro de 2020

E, ACREDITO QUE TODOS SAIBAM, ‘QUEM’ PESA MAIS AFUNDA (sem a mínima referência aos bolões reco-reco) !!!

Avatar
Dione rodrigues 14 de janeiro de 2022

Única informação importante da página. O resto é engana bobo

Avatar
Jaq 14 de abril de 2022

Moço q explicaçao maravilhosa, poderia falar mais sobre aditivar o etanol com vinagre de farmacia? Uso meu carro todos os dias e hoje deu problema no motor , faz 2 meses q eu comecei a abastecer com etanol e gasolina e o mecanico disse q n pode misturar os dois q da problema. Que seus caminhos sejam de paz e alegria.

Avatar
Roberto 4 de agosto de 2019

Boa tarde, comprei um chery tiggo 2 zero e abasteci com gasolina ( meio tanque), gostaria de saber se preciso aguardar até o combustível chegar na reservar para começar colocar alcool?
Um abraço e obrigado.
Roberto

AutoPapo
AutoPapo 5 de agosto de 2019

Olá, Roberto. Não precisa. No carro flex, você pode misturar os dois combustíveis em qualquer proporção.

Avatar
Wanderley Dos Santos 28 de junho de 2019

Boa tarde, gostaria de saber a necessidade de pôr etanol no carro flex…ouvi dizer que vez em quando é necessário pôr etanol para “equilibrar o motor”.
Qual o real motivo?

Avatar
julio paulo de oliveira 21 de maio de 2019

boa tarde. tenho uma saveiro 1
6 flex. qdo adquiri ja veio com o kit gas e sempre funcionou bem. fiz a vistoria do gas e o mecanico recomendou que eu colocasse uma peça para o motor reconhecer o alcool, falou que ao botar essa peça eu nao poderia colocar gasolina. agora estou tendo muita dificuldade para ligar o motor dde manha, estou forçado muito o motor de arranque e toda fez que o carro esfria e uma dificultade absurda para funicior o carro. o que devo faze? mesmo com a peça que coloquei para reconhecer o alcool posso utilizar gasolina? agradeço e espero uma orientaçao com certa urgencia.

Avatar
Eugênio 20 de maio de 2019

O carro flex funciona com qualquer mistura. 10% de álcool 90 de gasolina ou qualquer porcentagem. Lembrando que na gasolina já vem misturado álcool na proporção de 27% de álcool, ou seja, para cada litro temos 270ml de álcool e 730ml de gasolina. Toda vez que abastecer você dirigir o carro por, pelo menos 20 minutos para que a sonda Lambda possa reconhecer a mistura. Se você não dirigir por 20 minutos corre o risco de o carro não dar a partida no dia seguinte. Mas mesmo não dando a partida existem alguns procedimentos a serem realizados para fazer o carro ligar. Se depois dos procedimentos o carro não ligar é melhor chamar o guincho.

Avatar
Márcio 22 de fevereiro de 2019

Lendo os comentários acima parece que ninguém leu até o final da reportagem… E o pior… Acrescento que surgiu até uma nova classe especialista em flexível… Os engenheiros de araque kkkkkk

Avatar
ilza 7 de outubro de 2019

Márcio eu fiquei impressionada com isso kkkk Acho que ignoraram o texto e foram logo para as perguntas.

Avatar
Leo 24 de dezembro de 2020

Posso misturar álcool e gasolina no meu carrinho a pilha.

Avatar
Nei Aguiar 10 de junho de 2021

Pensei a mesma coisa, perguntas óbvias (pra tem leu) demais kkkk

Avatar
Lucas 5 de fevereiro de 2019

Tenho um Ford Fiesta 1.6, quando fiz a troca realizei ela aos poucos, colocando 10 de aditivo e 10 de alcool. Sim, de manhã precisa pisar um pouco mais por conta dele estar frio, mas nada muito alarmante. Vale observar em manter a limpeza de bico e revisão de velas em dia, fazendo as preventivas e não forçando muito o bixinho, fica tudo bem.

Avatar
Adriano 18 de dezembro de 2018

Obrigado,esclarecedor.!

Avatar
jose ronaldo 18 de dezembro de 2018

bom dia eu so jose ronaldo tenho um carro flex e tenho duvida de mistura gasolina com alcool ja q o carro e flex ums falam q pode e outros falam q nao

Avatar
caraka 11 de março de 2021

caraka cara le a porra do texto

Avatar
Gabriel 23 de outubro de 2018

Eu comprei um Clio 2008 Flex só q é meu primeiro carro Flex queria saber como faço p usar com gasolina e á álcool??? Se posso usar só álcool ou com os dois ou as vezes um as vezes outro???

Avatar
Eu 20 de abril de 2021

Pô, leia o texto, lá está explicando sua dúvida.

Avatar
Gilberto 18 de outubro de 2018

Tenho um siena 2011/2012 1.4 flex a quatro anos. Sempre abasteci com gasolina aditivada. Um mecânico me disse que se for abastecer agora com álcool, tem que esperar ficar na reserva, abastecer com álcool e rodar uns 12km e caso o carro não reconheça o álcool que ele reprograma a central. Se ele não reconhecer o combustível, corro o risco de parar no meio do caminho? Desde já agradeço a atenção.

Avatar
Fábio corazza 30 de abril de 2019

Esse mecânico está te enganando…pode abastecer como quiser….para dar falha na sonda só tirando o cabo da bateria… abraço

Avatar
Vânia 6 de outubro de 2018

Gostaria de saber se é mito ou verdade que quando vc esta com meio tanque de álcool e completa com gasolina o carro dará uma média de km mais baixo devido a estar rodando anteriormente com álcool ? E só dará uma média mais alta quando gastar todo o álcool?

Avatar
anônimo 10 de setembro de 2018

Faça a correção no texto o correto é “ora com gasolina, ora com etanol” e não “Hora com gasolina, hora com etanol”.

Avatar
gilberto saugen 20 de setembro de 2018

ORA=AGORA. Essa expressão “ora…ora” significa que, em um momento ocorre alguma coisa, em outro, outra. Entendeu, “gênio” ???

Avatar
Vanderlei Antonowicz 26 de agosto de 2018

Tenho um prisma 1.4 sempre abasteci gasolina faz 4 anos agora no ligar ele falhando muito o que eu faço

Avatar
adilson gameiro pessôa 6 de outubro de 2020

vende essa porcaria, cara

Avatar
Erick 31 de julho de 2018

Quando peguei o Palio flex, eu abastecia misturando o combustível, apos 7 meses tive problemas com a Sonda Lambda, que é responsável por reconhecer qual combustível a usar, eu mesmo troquei a Sonda, não sei se o problema que deu na sonda foi a mistura do combustível, pelo fato da sonda já estar em mas condições de uso, porém por precaução optei por abastecer somente com Gasolina e ou Álcool, quando gasolina estiver acabando eu completo com alcool, vice versa.

Avatar
maria da penha 25 de julho de 2018

o meu carro e um corsa flex 2011 nunca misture álcool com gasolina ele e 1.4 e n e ecomímico

Avatar
Adruano 28 de setembro de 2018

POVO sem memória, nosso governo corrupto já mistura álcool em nossa gasolina, esqueceram?

Avatar
Adriano 28 de setembro de 2018

Vice não, nisso governo corrupto já fez por você. 27 % é álcool kkkkkkkkk

Avatar
DIONE RODRIGUES DO NASCIMENTO 14 de janeiro de 2022

O governo mistura alcool na gasolina. E não etanol. Leigo, se te interessar vai pesquisar e saber qual a diferença entre o álcool da gasolina e o etanol, AGUA. ETANOL TEM AGUA E ESTE NAO SE MISTURA COM GASOLINA. A água que separa do álcool quando ele se mistura com a gasolina é o que da defeito no carro, o carro não pega. O leitor não reconhece, o carro fica falhando e etc…

Avatar
Giovani avila 18 de julho de 2018

tanque 45 litros..35 litros de alcool e 10 litros de gasolina aditivada…roda bem e nao perde potencia…pega facil em dias frios..

Avatar
Newton 18 de julho de 2018

No meu Pálio Flex, em termos monetários, com p álcool a 70% da gasolina, 10 litros de gasolina no tanque de 40 litros, sai mais barato por km rodado.

Experiência prática

Avatar
MARCIA 5 de julho de 2018

Bom dia, tenho um siena 2009 flex 1.0 comprei ele tem uns 6 meses e toda vez que coloco gasolina o carro fica ruim pra pegar, alguem pode me explicar o que esta acontecendo?

Avatar
Patrica Stoppiglia 22 de agosto de 2018

Márcia, eu também tinha esse problema. Depois descobri que qdo vc troca de combustível, deve rodar uns 20 minutos para que o carro reconheça que trocou o álcool por gasolina e você versa.

Avatar
Ricardo 26 de agosto de 2018

Troca de posto ou é a sonda lâmina que medi os gases do combustível

Avatar
Christian 22 de novembro de 2018

O meu carro é flex. É um vectra gt. 2008. Sera que posso por 30 reais de gasolina e completar com alcool. Porque so ponho alcool. Nunca deu poblema. Mas quero por os dois.

Avatar
MARI 9 de dezembro de 2020

Joga essa porcaria fora Marcia, só vai prestar para enferrujar sua garagem.

Avatar
Claudineia 2 de junho de 2018

Tenho uma moto flex, isso tudo dos comentários anteriores,serve para moto também.

Obrigada.

Avatar
Lillian 31 de maio de 2018

Olá, gostaria de saber se é viável trocar um carro flex por um veículo a diesel? Temos 2 Flex no momento, é nos dias de hoje, com relação ao custo benefício seria melhor?

AutoPapo
AutoPapo 1 de junho de 2018

Olá, Lilian. Como os carros a diesel tem um preço mais alto que os seus equivalentes a gasolina, você deve colocar na ponta do lápis quantos km você tem que rodar do mês para pagar essa diferença.
O Boris fala desse assunto nessa matéria: Picape e SUV a diesel ou a gasolina?

Obrigado

Avatar
MARI 9 de dezembro de 2020

Lillian, o viável é pegar essas latas velhas e trocar por 01 novo.

Avatar
Allan Marques 30 de maio de 2018

Estou com 3/4 de álcool no tanque e estou achando que está gastando muito. Se eu completar esse 1/4 faltante de gasolina, ele poderia ficar um pouco mais econômico? Obrigado

Avatar
maria da penha 25 de julho de 2018

o meu carro e um corsa flex 2011 nunca misture álcool com gasolina ele e 1.4 e n e ecomímico

Avatar
Allan Marques 30 de maio de 2018

Estou com 3/4 de álcool no tanque e achei que está gastando demais. Se eu completar esse 1/4 faltante de gasolina, ele pode ficar pouco mais econômico? Obrigado

Avatar
Rebeka will 30 de maio de 2018

Tô confusa com a questão do flex
O que posso e o que não posso fazer???Como deveria abastecer o carro??
Pois tinha um corsa que era só a gasolina
Agora troquei por um siena 2005 modelo 2006 flex…
Então como deveria proceder com o meu veículo? ???
Se alguém puder responder no meu email
Ficaria grata
Rebekawill@hotmail.com

AutoPapo
AutoPapo 30 de maio de 2018

Olá, Rebeka! Os carros flex são feitos para usar etanol ou gasolina a qualquer momento. Pode usar os dois separadamente ou ao mesmo tempo e em qualquer proporção.

Obrigado!

Avatar
Adriano 28 de setembro de 2018

POVO sem memória, nosso governo corrupto já mistura álcool em nossa gasolina, esqueceram?

Avatar
ronaldo 26 de maio de 2018

Pois é, tem gente q deveria ficar de boca fechada. Para que vir aqui e humilhar quem tem um o ar, um de ou um GM. Sorte sua ter um Toyota ou um Honda. Nem deveria estar na discussão.

Avatar
Fabiano Lima Ramos do Nascimento 24 de maio de 2018

No verao uso etanol….no inverno passo a colocar um pouco de gasolina e assim a partida e a rodagem inicial ficam melhores…Siena 1.0 09/10.

Avatar
Abraao 21 de maio de 2018

Se não pode misturar pra que carro flex? Cada discussão!!!! O flex foi feito p misturar a HR q quiser. Agora, estamos falando de carro flex… VW, Ford, Fiat, GM,…. Esses aí da pau até sem ser flex. Vê se Toyota e Honda tem esses problemas! Misturo e nunca tive problemas. Abraço.

Avatar
Ronaldo França 13 de setembro de 2018

No meu focus está escrito na tampa de combustível gasolina e/ou etanol,funciona perfeito a 150 k

Avatar
Adriano 28 de setembro de 2018

Já tive essas cópias dos americanos, bebe pra CARALHO qdo vai pra oficina haja grana. Por isso os japas estão sempre mudando tudo. Mais não se preocupa POVO, o governo ladrão já mistura os combustíveis pra vender pra nos . Eu coloco qualquer mistura no meu GOLF

Avatar
Antônio Carlos 21 de maio de 2018

Só uso gasolina podiam. Nunca tive qualquer tipo de problema.

Avatar
Amauri 8 de maio de 2018

Já ouvi dizer isso qdo o carro tem GNV. Eles dão preferência para o etanol na hora da instalação. Dizem que configura no sistema. E realmente qdo coloca gasolina o carro fica desregulado.

Avatar
Grupo Martins Centro Automotivo. 7 de maio de 2018

Informação não procede! Os carros flex na prática travam ao utilizarem combustíveis distintos. Essa teoria dos fabricantes é bem diferente na prática. Atuamos há mais de 30 anos no Ramo Automotivo.

Avatar
Luís Carlos Santos queiros 7 de maio de 2018

Minha dúvida é se posso realmente usar ,os dois combustíveis num ,carro Flex ? Pois ouço muito dizer , que preujudica o motor!

Avatar
Thiago Veiga 7 de maio de 2018

Essa questão de rodar com o combustível misturado e não dar problema no meu dia a dia é mentira. Pois todo dia chega carro na Oficina com o afr fora devido ter trocado o combustível que usava. E a sonda lambda sem nenhum problema, e mesmo assim ela não fez a correção da mistura
Ao passar o meu escanear que é um napro 5000 e configurar o afr o carro estabiliza. Então continuarei sim aconselhando meus clientes a abastecer com outro combustível somente quando na reserva e se o carro tiver gnv a usar etanol pois o afr do gnv é o mesmo do etanol.

Avatar
Débora Silva 28 de agosto de 2018

meu carro é quase tudo… flex e GNV.. sempre usei gas e gasolina (nao uso alcool), estou com ele uns 3 anos e NUNCA me deu problema.

Avatar
Marcelo 7 de maio de 2018

Bom dia em relação a pergunta do André
Depende das condições de trabalho do seu carro ele pode rodar até os 300000 sem retifica.
Não excedendo os limites de giro, trocando o óleo no período certo,e nunca rodar com falta do lubrificantes.
Eu recomendo a retificação em uma boa oficina,pois o motor Volkswagen é muito bom,é um novo custaria muito caro.
Marcelo , Técnico de Mecânica Automotiva
Ótima semana …

Avatar
jonatas oliveira 7 de maio de 2018

Bom não é um palpite esim um fato real acontecido comigo na hiunday onde trabalhei na preparação dos Hb20. Eu os recebi fazia a primeira revisão e colocava combustível.. no caso álcool.. porém não foi um ou dois .. mas uma quantidade grande de carros que ao saírem da loja era abastecido com gasolina .. dava uma volta no quarteirão e voltavam com pequenas falhas de motor e.. fazíamos o AF e o motor voltava ao normal.. no final sempre existem casos e causos .. é comum nas oficinas de fazer AF em veículos flex.. AF ..

Avatar
Valdemir 7 de maio de 2018

Tenho um Voyage 2016,e no manual diz para mudar de combustível quando estiver na reserva,e rodar cerca de 10 KM P/ acostumar o carro,diz também P/ não misturar.Incoerente esta matéria.

Avatar
Jordania 7 de maio de 2018

Misturei um dia gasolina x álcool o tanque estava cheio e começou a apresentar problemas na partida meu mecânico disse que o computador de bordo não consegue identificar os 2 ao mesmo tempo então me orientou por ou um o outro.

Avatar
Alex 7 de maio de 2018

Problema mesmo, tá no combustível. Aí cê vai lá mistura aquela gasolina cheia de solvente com àquele álcool pura água, que não há sensor que identifique a mistura.

Avatar
Fábio Boarato 7 de maio de 2018

A preocupação da solubilidade da água na gasolina realmente é de chamar atenção, entretanto há álcool na mistura, sua molécula é capaz de se dissolver em água e na gasolina ao mesmo tempo. Assim, se houver água em quantidade bem pequena outra se formar uma mistura homogênea de três componentes que em nada afetará o funcionamento do veículo.
A única preocupação é que não haja uma quantidade razoável de água, mais água do que álcool, nesse caso o efeito do álcool será compensado por propriedades da água que irão dissolver o álcool formando uma camada de água+ álcool e outra de gasolina.

Avatar
FABRICIO SANTOS GUIMARAES 7 de maio de 2018

Respondendo: a gasolina vendida no Brasil já tem 1/4 de álcool. E os motores TSi da Vw fazem a leitura da mistura dentro do tanque, muito antes do escape. Isso diminui o tempo de adaptação e ajuste para o módulo de injeção

Avatar
FABRICIO SANTOS GUIMARAES 7 de maio de 2018

Respondendo: a gasolina vendida no Brasil não é pura, uma vez que 1/4 dela tem álcool. E os motores TSi da Vw fazem a leitura da mistura dentro do tanque, muito antes do escape. Isso diminui o tempo de adaptação e ajuste para o músculo de injeção.

Avatar
Jr 6 de maio de 2018

E com. As motos flex e o mesmo procedimentos?

Avatar
Pedro Guilherme Jungbluth 6 de maio de 2018

Manual de flex explica evitar completar de etanol após um tanque inteiro de gasolina e deixar o motor esfrisr sntes de rodar alguns km… (algumas fábricas 7km e outras 20). Isso porque a central demora slguns km para definir qual a mistura está sendo usada e corre-se o risco de não enriquecer a mistura o suficiente para partida a frio.

Avatar
Eclezio 6 de maio de 2018

A sua observação não é valida para carros GM o motor 1.4 da Montana e do Corsa não aceita mistura.se alguém dúvida faca o teste,mas perto de uma oficina. Tive três vezes este problema por teimosia o carro afoga e não pega o mecanico falou seu carro e flex e não Mix não fiz mais tentativas .agora na Strada e no gol Gv já fiz mistura e não tive problemas.

Avatar
Joaquim Augusto Ferreira 6 de agosto de 2020

E o punto Essence 1.4???

Avatar
Paulo Soares 6 de maio de 2018

Essa história de misturar álcool com gasolina ser ruim é bobagem mesmo. Mas, e diesel S10 com S500? Fiz essa mistura em uma garrafa esterelizada, 50×50, e formou borra em 15min. Foi coincidência?

Avatar
JOSE LEAL 6 de maio de 2018

Misturar os combustíveis não dá problema. Só que para o mapa da injeção não ficar “travado”, o ideal seria rodar uns 20km depois de abastecer. É sabido que ao reabastecer, ativa-se o “modo aprendizado” na central de injeção. Por isso rodar esses 20km.

Avatar
Lucio 6 de maio de 2018

Não tem problema nenhum no carro Flex tanto faz álcool ou gasolina hora eu coloco só álcool hora só gasolina e com esse aumento da gasolina tenho usado mais álcool a única diferença é que o álcool evapora mais rápido do que a gasolina ok se é Flex tanto faz

Avatar
carlos alberto de castro jacques 6 de maio de 2018

Nos dias quentes nao vejo problema algum em abastecer com etanol.ja nos dias frios não aconselho usar o mesmo pois conforme estudos ele demora para queima pois engasga o motor; sendo assim aconselho usar a gasolina.

Avatar
Léo 6 de maio de 2018

É lógico que pode misturar, a própria gasolina já vem com uma porcentagem de álcool das refinarias.

Avatar
LEANDRO DA SILVA MACHADO 6 de maio de 2018

Peguei meu carro na concessionária é o vendedor falou que era pra tomar cuidado que só tinha 10 litros,mas não disse de que.
Passei no posto e coloquei 50 conto de gasolina, o carro começou a falhar.
Imaginei que o problema poderia ser uma possível mistura de combustíve e completei o tanque com gasolina,mas não resolveu.
Fui na concessionária o vendedor perguntou que combustível coloquei,eu disse gasolina e ele me disse que tinha etanol.
O mecânico colocou o computador dele no carro e consertou essa falha na leitura do combustível.
Então no meu caso deu problema essa mistura.

Avatar
Antônio Paulo Batista de Jesus 6 de maio de 2018

Show.

Avatar
Augusto Pintor dos Reis 6 de maio de 2018

A identificação do combustível predominante não parece ser tão automaticamente assim pois tenho visto inúmeros casos onde a mudança drástica de combustível exige rodar ao menos 10 minutos antes de desligar o motor com risco de não pegar depois. Caso isso aconteça é necessário resetar a central de injeção para ajustar manualmente o combustível predominante.

Avatar
Carlos henrique 6 de maio de 2018

Ja vi varios casos de mistura de combustivel eo veiculo desprogaramar e ficar falhando ou ate mesmo nem pegar ..

Avatar
Carlos 6 de maio de 2018

Boa noite.
Meu fiesta 2010 ..1.0teve melhor rendimento R$50,00 ….20gasolina e 30alcool
Tanto para partida no frio e melhor rendimento na pista a 120km/h
Só álcool carregado 9.5km
Só gasolina carregado 10.8
Mistura de 20×30 11.5

Mas sempre misturei. Agora andar só na gasolina eh mais fraco

Avatar
Eder Angelo Soares 26 de julho de 2018

Sr Carlos, boa tarde, como você sabe os parâmetros referente a dinheiro é complicado, teria como falar a quantidade em litros de gasolina e quantidade em litros de álcool que esta colocando ?

Avatar
Kumon 6 de maio de 2018

Se deixar etanol ficar na reserva é encher com gasolina, depois rodar pouco é já guardar o carro , no outro dia não pega . É vice versa, parece que tem que rodar um pouco pra reconhecer o combustível.

Avatar
Kadu 6 de maio de 2018

Pode alterar a octanagem e assim aumentando a taxa de compressão e dar alteração na câmara de combustão ,furando a pistão.

Avatar
Rogério Ribas André 6 de maio de 2018

Aí onde vem o problema contaminação do combustível que não queima contaminando o óleo do motor e aí vai. Uma coisa puxando outra!!!!!!! Se nao for injeção eletrônica direta não misturem!!!!!!

Avatar
Rogério Ribas André 6 de maio de 2018

Olá, como vcs tem coragem de publicar algo do tipo, uma afirmação a fim de prejudicar o consumidor? Não entendo! Sou mecânico, e não sou de arake!!!! Se vcs rodarem no etanol e gasolina juntos o módulo de controle da injeção eletrônica nunca irá indentificar qual o tipo de combustível, isso acontecendo o consumo de combustível aumenta automaticamente é isso pode trazer sérios danos ao motor!!!! Uns dos mais prejudiciais e quando damos partidas com o motor frio e o módulo manda injetar mais comb

Avatar
Wilma sampaio baptista 6 de maio de 2018

E o carro flex que tem gas tenho que usar etanol. E gas mecanico me informou isso.

Avatar
Cacp 29 de novembro de 2018

Hã?

Avatar
Luiz 6 de maio de 2018

Pergunta besta tolerância zero……se o carro é flex não tem problema nenhum misturar os combustíveis.

Avatar
Bemedito cesar Gama 6 de maio de 2018

Com a mistura dos dois o consumo almentão o deminui?

Avatar
Guina 6 de maio de 2018

O combustível tem o reconhecimento do módulo sim. A informação vem do sensor oxigênio, o veículo chega a não da partida , além disso a péssima qualidade do nosso combustível

Avatar
Lightdi 6 de maio de 2018

Cabe ressaltar que se for fazer a troca completa de um combustível pelo o outro, não pode apenas trocar, tem qua andar um pouco com ele para o carro detectar e guarda qual mistura ele está usando. Uma vez fiquei no prego por que o carro estava usando gasolina e ficou na reserva, logo em seguida enchi de álcool e como o posto era perto da minha casa apenas parei o carro sem dar tempo dele detectar a troca

Avatar
tonio giordano 6 de maio de 2018

Nao se deve misturar os dois combustivel ta certo que os gases passa pela sonda lambida so que o modulo e quem comanda todi esquema de queima se vice misturar vai confundir o modulo entao ou voce coloca alcool ou gasolina

Avatar
Eduardo 10 de agosto de 2018

Nada a ver…

Avatar
Daniel 6 de maio de 2018

Ando misturado até no meu que é só gasolina, imagine no flexível kkk

Avatar
Douglas 6 de maio de 2018

Olha amigo, com 27% de álcool (na teoria) e os 0,5% de água na gasolina. acho muito difícil seu carro reclamar de ter colocado mais álcool no tanque.

Avatar
Wilson 6 de maio de 2018

Não dá certo a mistura pois sensor tem que ler um dos dois

Avatar
Eduardo 10 de agosto de 2018

Qual sensor? Se estiver falando da sonda lambda, ela não “lê gasolina” ou “lê álcool”. Ela é um sensor que mede o percentual de oxigênio resultante da queima e manda sinal para central equilibrar a injeção de combustível.

Avatar
Ricardo braga 6 de maio de 2018

Tem problema nenhum mas com a mistura dos 2 noto consumo maior

Avatar
Carlos 6 de maio de 2018

Então como explicar alguns carros q vc esta andando a muito tempo com gasolina e qdo vc muda para o álcool ele fica falhando por um tempo?

Avatar
Lucas 5 de fevereiro de 2019

Tudo depende do manual do veículo. Eu tenho um Ford fiesta e quando fui fazer a troca do combustível fiz aos poucos, colocando 10 de aditivo + 10 de etanol. Sim, de manhã vc precisa dar umas pisadas a mais pois o recolhimento de combustível fica mais lento. De resto tudo em ordem.

Avatar
Gerson 6 de maio de 2018

Negativo.tudo e de acordo com o seu pé no acelerador. Enbora haja sim uma diferença como vc amaciou seu motor.

Avatar
JÚLIO CÉSAR 6 de maio de 2018

MUITO PAIAÇO!

Avatar
Ere 6 de maio de 2018

Sempre usei gasolina,mas com o valor subindo toda semana optei pelo etanol, misturo QQ porpocao e nunca tive problemas.
Dou a partida e não tenho surpresa…

Avatar
Paulo 6 de maio de 2018

Parabéns!!!!….kkkkkk…..o dia que der algum problema vc procura um profissional de (araque) como dizem aí….e coloca o valor do conserto ou da programação na conta do (profissional da reportagem ) que editou está pérola.kkkk

Avatar
Ldauto 6 de maio de 2018

A central eletronica do carro através do marcador de combustível reconhece que houve abastecimento e inicia o reconhecimento do combustível através da análise do gás do escapamento feito pela sonda lambda, se o carro for desligado esse processo se interrompe, podendo aumentar o consumo ou perder potência.

Avatar
José Cavalcante Nunes 6 de maio de 2018

Sigo as recomendações manual do fabricante, a cada 200 litros ou quatro tanques faço a troca do combustível, nunca tive problema.

Avatar
Tem que colocar mínimo 15 litros, e rodar 14 km aproximado sem desligar o carro , apenas quando mudar o combustivel 6 de maio de 2018

O ideal

Avatar
Angel 6 de maio de 2018

Sao matérias totalmente planejadas , pois com a repercussão dos aumentos indiscriminados dos combustíveis ,vocês veem com esse papo de gasolina e álcool juntos …..

Avatar
Vitor 6 de maio de 2018

Me desculpem mas não
ão concordo! Na teoria isso é válido mas na prática o veiculo não trabalha bem nas partidas a frio, pois há sim dificuldades no reconhecimento do combustível qua se utiliza a mistura e o sistema de partida a frio não entra em funcionamento. Nesses casos só conseguimos sucesso com a reprogramação através de aparelhos.

Avatar
Marcio 6 de maio de 2018

Na verdade, todos carros com injeção eletrônica têm sonda lambda, para informar a central como está a queima. Ou seja, até os carros só a gasolina possuem sonda lambda. Tem carros, como a Blazer V6, que têm duas sondas.

Avatar
Cassio 6 de maio de 2018

Misturam e depois vão no posto reclamar da gasolina… falando q tá batizada Kkkkkkkkkkkkk reportagem fajuta

Avatar
Fausto 6 de maio de 2018

Tem certas perguntas q nem merecem ser respondidas…

Avatar
Claudemir 6 de maio de 2018

Boa tarde. Sua matéria sobre motores flex tem, em teoria, razão em argumentar que o motor aceita qualquer mistura de álcool e gasolina ou apenas um deles de cada vez. Mas há uma dificuldade de alguns sistemas de se adaptar rapidamente ào novo combustível ou mistura. Aqui na oficina que trabalho frequentemente chegam guinchados veículos cujos donos fizeram a troca de combustível no dia anterior e não houve tempo hábil para o sistema de injeção se adaptar. Logo, fica uma dica, trocou de combustível? Rode alguns quilômetros, quanto? Quanto mais melhor,e depois, no dia seguinte, com boa probabilidade seu veículo irá funcionar bem.

Avatar
Lucas 6 de maio de 2018

Acostuma sim! Desde que se seu carro for flex vc abasteça com diesel… Aí ao sair na rodovia ele altomaticamente vai para os 100 km/h e mantém essa velocidade sem precisar acelerar!
Tenho um gol e só abasteço ele com diesel… E ele tem mais força que muitos carros a gasolina por aí!

Avatar
Angelino Flores Bernado 6 de maio de 2018

Boa tarde! No caso do sistema Flex pode misturar qual proporção. Sendo que : deve motorista rodar um pouco para que o módulo de injeção venha reconhecer a queima desse combustível. Isso porque da tabulação do tanque aos bicos existe ainda combustível antigo. Geralmente se vc rodar 10km já é suficiente.
Já constatei que a tecnologia Flex ela não rápida em reconhecer o combustível à ser queimado. Teve vários casos desses do carro ficar ruim para pegar de manhã,
O módulo perde a referência do combustível e ai vc é obrigo fazer ajuste do AF pelo o scanner ou forçado.

Avatar
Paulo 6 de maio de 2018

Teoricamente foi feito pra usar dois combustíveis.
A sonda lambda ou sensor de oxigênio localizado no catalisador ou no escapamento , lê e manda informações pra central para adoção da mistura ar/combustível.
Então abasteça, ande alguns kilometros para a central receber as informações necessárias para a conversão da mistura. Caso o contrário terá problemas tanto de consumo , quanto da partida pela manhã. Quanto ao título de técnico de ataque , deveriam ter mais umildade de ouvir o que vem das ruas .

Avatar
Joseph 6 de maio de 2018

Álcool anidro não é álcool de farmácia. Não tem água na sua composição.

Avatar
Ciro A. Melo 6 de maio de 2018

Uma das características do automóvel flex é ter um sensor… Sonda lambda, técnico de ataque, já estava presente nos automóveis movidos exclusivamente a gasolina… E são duas, nos mais recentes, pré e pós catalisador, técnico de araque…

Avatar
Jorge 6 de maio de 2018

Sinceramente, desconfio 100% deste post, a sonda lambda faz essa leitura, porém a eletrônica do carro também precisa saber qual combustivel esta sendo utilizado, dessa forma como esta explicado, vc tera um consumo excessivo de gasolina se misturar ao alcool, nunca façam isso para o bem do seu carro,.uma economia aqui leva um gasto enorme no futuro, tem carro como os Citroens que até detectam como sistema anti poluição estes casos.

Avatar
José Mauro Fialho 6 de maio de 2018

O meu é um corolla 2016, eu também faço misturava, abasteço com o que dá vontade na hora sem problemas

Avatar
Joel 6 de maio de 2018

So pra argumentar, nao é so o carro flex que usa a sonda lambda, carro flex pode sim misturar, o problema é que o combustivel disponivel no território nacional é de baixa qualidade, e isso costuma danificar a sonda e os demais componentes do sistema de injeção eletrônica

Avatar
Adriano 6 de maio de 2018

Olha isso vai depender do carro nada ver. Mistura no novo ford ka para voce ver se o carro pega. Fui na onda do mecanico falando que eu podia misturar ai misturei conclusão o carro nao pegava de manha cedo tive que guinchar. Entao não misturo ou e um ou e outro nao existe meio termo. Materia furada.

Avatar
Delcio machado 6 de maio de 2018

À essa bobagem toda acrescentem que a dita gasolina tem quase 30 % de álcool. Kkkkk

Avatar
Wesley Alves 6 de maio de 2018

Incrível ate onde vai a burrice das pessoas leigas.. por isso pessoas mas intencionadas se dão bem.. as pessoas preferem acreditar em boatos e em mecânicos de ponta de esquina do que acreditar no manual do proprietário do veículo. Se bem que essas mesmas pessoas não sabem o que é manual do proprietário..

Avatar
Valdir 6 de maio de 2018

Não amigo , nada haver o motor é mecanismos e vai sempre te responder na forma que vc der o comando.

Avatar
Osni Muniz Borges 6 de maio de 2018

Desde que surgiu o flex tive sete entre fiat, Volkswagen, honda e toyota e já usei todas as proporções possíveis de misturas ou somente uma outra pura e nunca tive problemas com falhas ou algo parecido!

Avatar
Renato 6 de maio de 2018

Qualquer carro com injeção eletrônica tem sonda lambda…não é um componente exclusivo de carro flex .. a sonda faz a leitura e manda a informação pra central, esta, com base na leitura da sonda enriquece ou empobrece a mistura.
A sonda não detecta qual combustível está sendo queimado , ela detecta a quantidade de oxigênio , assim a central processa se precisa de mais , ou menos combustível.

Avatar
Kaio 6 de maio de 2018

Nossa em pleno ano de 2018 ainda estás dúvidas sobre carro flex da licença pow no manual está bem claro que pode usar como quiser a quantia que quiser brasileiro é meio lento no sistema

Avatar
Julio César Galli 6 de maio de 2018

O álcool tem cerca de 08 % ( ou mais… ) de água. Gasolina e água são imissiveis, ou seja, não se misturam. Então, como fica a água do álcool misturada com a gasolina ?

Avatar
Seu Lunga 6 de maio de 2018

Colocar querosene e fica tudo certo, estou até pensado se misturo diesel no também vai que vira triflex

Avatar
Joaquim 6 de maio de 2018

Sim

Avatar
Moyses Willian Belisario Barbosa 6 de maio de 2018

E ainda existe dúvida sobre isso? Se é Flex!!!

Avatar
Douglas 6 de maio de 2018

Minha opinião é a seguinte: a mistura irá separar a água que existe no álcool , pois sei disso pq fui frentista e é assim que eu analisava a qualidade do combustível antes da carreta descarregar.o acúmulo de água no sistema danifica escapamento motor etc…

Avatar
Cristiano 6 de maio de 2018

Então vou acostumar meu só com água kkkkkkkkkkk

Avatar
Chris 6 de maio de 2018

Olha amigo não sei onde vc mora, mas aqui na minha cidade no sul do país,onde a temperatura chega a -7 graus..abastecer com álcool é so pra se encomodar…acaba a bateria e o carro não liga..
Obs…Citroen C3 2014

Avatar
Jeferson 6 de maio de 2018

Sempre coloco álcool ou só gasolina , não ando com os dois , pois outro dia deixei de por álcool no meu carro é abastecia com gasolina no outro dia de manhã ele não queria pegar , pois a central entendia que ele tava abastecido com álcool tive q passar o aparelho para ler ..e como se pode andar com os dois ao mesmo tempo cê vc não sabe quanto seu carro vai fazer de quilômetros com litros de gasolina ou álcool poriso ando só na gasolina ou só no álcool.

Avatar
Gilberto 6 de maio de 2018

Faço a maior mistureba no meu Clio , nunca deu problema.

Avatar
Samuel 27 de outubro de 2018

Sempre rodo 50% dos dois combustíveis com meu Voyage 2011 1.0, e andando em rodovia com muitas subidas, voltando 4 marcha e com carro cheio consegui uma média de 15.5 km/l hehe

Avatar
Jorge Moreira 6 de maio de 2018

Motor Flex tem vantagens e desvantagens. Pois o motor tem compressão média e não atendia bem nem a um bem a outro combustível

Avatar
Rodrigues 6 de maio de 2018

Não pôde misturar combustível. Porque quando é feito a calibração do sistema e feito com álcool ou gasolina.
Com a mistura pode ficar gastando mais combustível.

Avatar
Marcelino 6 de maio de 2018

Não pôde misturar combustível. Porque quando é feito a calibração do sistema e feito com álcool ou gasolina.
Com a mistura pode ficar gastando mais combustível.

Avatar
Alessandro 6 de maio de 2018

Na teoria é tudo maravilhoso, você abastece com qualquer dos dois combustíveis e o motor funciona maravilhosamente bem, mas infelizmente na prática não é verdade eu já tive a péssima experiência de estar rodando com álcool e depois abastecer com gasolina e rodar até chegar a garagem de casa erro fatal, a Central de geranciamento do carro não reconheceu o combustível e só após resetar a memória voltou a funcionar normalmente, aí vem um editor que só fica sentado em uma cadeira opinar sobre o assunto ou é pago pelo sistema pra dizer essas asneiras.

Avatar
Marcio 6 de maio de 2018

Infelizmente no meu celta eu sempre colocava gasolina, depois comecei a colocar sempre um pouco de álcool, conclusão o carro que pegava de primeira , começa a falhar as vezes dava mais que cinco partidas pra o carro pegar, levei no mecânico ele falou q eu gastasse a gasolina que estava no tanque misturada com o álcool que voltaria ao normal , foi isso q aconteceu, desde então só coloco gasolina…..

Avatar
Alan 6 de maio de 2018

É sempre bom tirar qualquer tipo de dúvida, eu mesmo devido o alto preço da gasolina tô alternando ora boto gasolina ora boto álcool. Creio que a dúvida do leitor acabou ajudando os demais leitores.

Avatar
Saviano 6 de maio de 2018

Entao porque vc abastece no alcool,sendo que o carro estava na gasolina e no outro dia o carro fica ruim pra pegar,sendo que tem gasolina na partida fria,tem ums que falam que quando faz a troca de combustivel o carro fica ruim.Porque?

Avatar
Ivan 6 de maio de 2018

Jamais misture os combustíveis, se vc misturar vc vai começar a gastar em injeção eletrônica e principalmente em sonda lambda, pq o carro é flex e não mix, a não ser q tenha duas sondas.

Avatar
José 6 de maio de 2018

A mistura de álcool com gasolina aditivada da problema sim no sistema de injeção. Também não acreditava mas tive um fiz que entupiu o filtro e bicos por 3 vezes quando fiz essa mistura.

Avatar
Samuel Barbosa 27 de outubro de 2018

O que causa isso é combustível de má qualidade, não tem nada a ver com mistura. Andar com o carro no fim da reserva pode causar isso tambem.

Avatar
José Fagner 6 de maio de 2018

Como é comum a ignorância, a má influência vem de órgãos de produção, existe sim um inconveniente, quem conheça de engenharia sabe o real problema desta mistura, mas a “massa” foi feita pra engolir a “boa idéia” misturar os dois tem um inconveniente percebido em longo prazo!!! Mas para quem acha bom, continuem a misturar!!!

Avatar
Eduardo 6 de maio de 2018

Me falaram para utilizar álcool de vez em quando para limpeza, faz sentido???

Avatar
Débora Silva 28 de agosto de 2018

já ouvi falar o contrário.. usar gasolina depois de uns quilometros rodado de alcool ou gnv

Avatar
Reginaldo 6 de maio de 2018

Para os veículos Flex recomendo que a troca do combustível o mesmo esteja em reserva. Pois o sensor sonada lambida

Avatar
Marco 6 de maio de 2018

O pior é que estes técnicos de araque formulam teorias que parecem convincentes, e as pessoas acreditam. Nas reportagens de TV sempre um ‘ mecânico experiente ‘ é consultado. Já tive a experiência de ouvir uma teoria absurda sobre um componente ( junta de cabeçote ) que eu mesmo havia projetado.

Avatar
Maycon COSTA 6 de maio de 2018

As duas vezes que tentei mudar dei errado… evitem ficar mudando vai dar dor de cabeça
Sim

Avatar
Idailson 6 de maio de 2018

Se eu corro sempre a mesma velocidade no carro 100k/h, o carro acostuma só com essa velocidade?

Avatar
Dario 6 de maio de 2018

Em dias frios coloco 70% etanol e 30% gas…o carro pega fácil de manhã e nunca deu qualquer problema.

Avatar
Deixe um comentário