Pneus novos: se for só um par, coloca-se na dianteira ou na traseira?

Na hora de trocar apenas um par de pneus, há sempre uma dúvida que paira a mente dos proprietários dos automóveis que é onde colocar os melhores

Por Boris Feldman09/12/18 às 07h30

Nem sempre é necessário trocar os quatro pneus de uma só vez. Mas, no caso de se comprar apenas um par de pneus novos, é importante saber em qual eixo ele será colocado.

[TRANSCRIÇÃO]

Há alguns meses atrás, foi assunto aqui no AutoPapo onde se deve colocar dois pneus novos comprados para o automóvel: se na dianteira ou na traseira. E nós já dissemos que o assunto desperta controvérsias. Mas, o consenso é de que os dois pneus novos devem ficar na traseira. E, alguns leitores sempre perguntam: por que na traseira e não na dianteira?

E a explicação é:  se acontecer um problema com um pneu dianteiro, o motorista tem o volante para controlar o carro, que tende a ficar desgovernado. E mais, quase todos os automóveis hoje em dia tem a direção assistida, hidráulica ou eletricamente. Então, se o pneu dianteiro perder a pressão, ou estourar, ou estragar, às vezes o motorista mal percebe, porque a direção assistida segura o carro em linha reta.

Já um problema num pneu que estoura, que perde a pressão subitamente numa roda traseira irá deixar o carro incontrolável. Nesta situação, não há o que o motorista possa fazer na direção para tentar voltar à trajetória correta. O carro nessas condições vai para onde ele bem entender.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
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  • Antonio Carlos Moreira Filho 29 de julho de 2018

    Gostei das mateias dos melhores carros automáticos

  • Francisco Santos de Oliveira 5 de agosto de 2018

    O ideal são quatro pneus em perfeito estado. Pelo tempo que dura um pneu bem cuidado (manutenção da suspensão, rodizio, calibragem, etc), por questão de segurança deveria ser obrigatório a troca dos quatro em conjunto, salvo alguma perda por defeito, ou dano. Quem se habilita em ter e conduzir um carro deve ter condições de juntar grana suficiente durante a vida útil de pneu. Caso não tiver, não tenha carro .

    • Johnny do Nascimento 1 de outubro de 2018

      Por segurança seria o ideal. Mas nao é nada pratico e inviavel fazer a troca dos 4 juntos. Pois o desgaste na parte dianteira é sempre mais precoce. E vc teria que desembolsar uma boa grana dependendo do tamanho do aro.

      • FredCintra 9 de dezembro de 2018

        Se você fizer rodízio de tempos em tempos, o desgaste dos pneus será mais uniforme e fará o pneu durar mais

  • Fernando 9 de dezembro de 2018

    A materia fala de for trocar apenas 2. Então foi muito bem expliada e util. Muita gente não tem como comprar 4 de uma vez. E as vezes 2 estão piores e aí troca esses fois e coloca os melhores tras. Achei muito util a materia.

  • Leandro 8 de janeiro de 2019

    O motivo de se colocar os pneus em melhores condições na traseira do carro é que quando o pneu traseiro estoura, a traseira do carro fica rabeando cada vez mais até a total perde de controle. Quanto melhor for a condição dos pneus traseiros menor a chance de estouro.

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