O que é um posto bandeira branca? Ele é confiável?

Você sabe o que é um posto bandeira branca? Os combustíveis vendidos são de boa procedência ou eles são adulterados?

Por BORIS FELDMAN18/06/18 às 23h30

Na hora de procurar um posto para abastecer, muitos motoristas fogem dos postos bandeira branca por não confiarem no combustível que é vendido. Mas, você sabe o que é um posto bandeira branca?

[TRANSCRIÇÃO]

O que vem a ser um posto bandeira branca? É por que tem ela espetada lá na frente? Nada disso, o posto é chamado bandeira branca por não ser filiado a uma dessas famosas marcas internacionais ou nacionais como Shell, Esso, Petrobrás, Ipiranga, Ale. E, ele então, ou tem uma marca própria, ou não tem marca nenhuma. Ele simplesmente compra o etanol e os derivados de petróleo da refinaria ou do fornecedor que oferecer o melhor preço e qualidade.

Mas, existem os mitos de que o bandeira branca vende combustível sem qualidade. Uma lenda estimulada que interessa às poderosas. Saiba que combustível adulterado pode ser encontrado em qualquer posto, de qualquer marca, porque a qualidade do combustível depende muito mais da honestidade do dono do posto, do que da refinaria ou da distribuidora.

postos bandeira branca

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

3 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Pablo 19 de junho de 2018

    Não é bem assim , os postos “sem bandeira” podem comprar combustíveis de qualquer um a qualquer custo, enquanto os Postos com bandeira devem fidelidade a esta e são fiscalizados constantemente , diferente dos postos bandeira branca ou sem bandeira que raramente são fiscalizados pela ANP, em virtude da falta de funcionários.

    • Leandro 21 de junho de 2018

      Não é bem assim que acontece na prática. Existem muitos postos bandeirados que conseguem comprar de distribuidoras picaretas. E pelo que vejo, as grandes cias que flagram o posto comprando fora, não estão fazendo absolutamente nada para resolver o problema. Virou terra sem lei. O melhor jeito pra não cair em furada é conhecer o dono do posto e testar o rendimento, sempre pedindo cupom fiscal para se resguardar. Se não deu rendimento, pula pro próximo.

  • Flávia 19 de junho de 2018

    Minha rede de postos temos 50 é bandeira branca e nunca tive problema com combustível

Deixe um comentário