Posto de combustível picareta adora carro com motor flex

O motor flex não vai sentir efeitos colaterais, pois foi projetado para queimar qualquer um dos dois combustíveis; mas o bolso do motorista vai perceber

Por Boris Feldman02/09/19 às 06h15

Dono de posto de combustível desonesto adora carro flex. Por que? Porque você entra com o seu carro flex para abastecer com gasolina, mas ele aumentou a proporção do etanol: passou de 27,5% para 40%, 50% ou 60%, o que é desonesto, porque o etanol é mais barato que a gasolina.

O seu motor não vai sentir efeitos colaterais, pois ele foi projetado para queimar qualquer um dos dois combustíveis. Mas o seu bolso vai perceber, porque o consumo vai aumentar.

Mas, se o carro é movido a gasolina, abastecê-lo com cerca de 50% de etanol não será tolerado pelo motor. Ele vai chiar, tossir, vai ter marcha lenta irregular. Pode até acender a luzinha da injeção no painel, e vai por aí. Se o motorista pedir uma análise dessa gasolina, o dono do posto de combustível fica em maus lençóis.

posto de combustível gasolina abastecer conveniencia shutterstock
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 5,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Edvaldo Figueiredo 2 de setembro de 2019

    Aqui em Fortaleza basta verificar a média do consumo do veículo para verificar que a maioria dos postos usam gasolina com uma mistura muito superior ao permitido. Vale lembrar que fiscalização que é bom?…

  • Avatar
    Evanio 2 de setembro de 2019

    Seja você pedir para fazer o teste aqui nos interior de Pernambuco e mostrar que você está sendo lezado pode sair da cidade pois corre o risco de perder dinheiro e até a vida se você denúncia um posto

  • Avatar
    Emanuel Duarte Lima 2 de setembro de 2019

    É só a polícia de competência fechar e prender o dono tá resolvido.

  • Avatar
    Rodrigo 2 de setembro de 2019

    Isso aconteceu em posto Extra, mas não tenho como confirmar . Eu percebi que abastecendo com combustível gasolina comum o consumo do meu carro estava equiparado ao de combustível de álcool quando abasteço.

  • Avatar
    Reginaldo Matsumoto 2 de setembro de 2019

    B dia!
    Vomo posso pedir essa analise de combustivel?

    • Avatar
      Tom Stan 2 de setembro de 2019

      O consumidor tem o direito de ter a análise básica no posto. Tenha certeza do bico em que abasteceu.Caso encontre empecilho,registre reclamação no Procon-SP por meio do telefone 151; no Ipem-SP pelo 0800 013 0522 ou no Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão (DPCC) no (11) 3338-0155.

    • Avatar
      Vanderlei Torres 2 de setembro de 2019

      É só pedir pra fazer o teste, é o teste da proveta mas eles não gostam de fazer. Se perceberem que vc é leigo , te enganam da mesma forma

      • Avatar
        João Vicente 2 de setembro de 2019

        Cabe ao Cliente leigo, anotar os dados do teste e conferir na Internet, YouTube como se faz o teste e os resultados que deverão existir. O Cliente deve se alertar também em acompanhar se o frentista está abastecendo o combustível correto e não esquecer que ter carro, significa fazer manutenção, troca de filtros, velas e outros.

Avatar
Deixe um comentário