Posto de combustível picareta adora carro com motor flex

O motor flex não vai sentir efeitos colaterais, pois foi projetado para queimar qualquer um dos dois combustíveis; mas o bolso do motorista vai perceber

Posto de combustível preço nova gasolina etanol mangueira abastecimento
Por Boris Feldman
Publicado em 02/09/2019 às 06h15

Dono de posto de combustível desonesto adora carro flex. Por que? Porque você entra com o seu carro flex para abastecer com gasolina, mas ele aumentou a proporção do etanol: passou de 27,5% para 40%, 50% ou 60%, o que é desonesto, porque o etanol é mais barato que a gasolina.

O seu motor não vai sentir efeitos colaterais, pois ele foi projetado para queimar qualquer um dos dois combustíveis. Mas o seu bolso vai perceber, porque o consumo vai aumentar.

Mas, se o carro é movido a gasolina, abastecê-lo com cerca de 50% de etanol não será tolerado pelo motor. Ele vai chiar, tossir, vai ter marcha lenta irregular. Pode até acender a luzinha da injeção no painel, e vai por aí. Se o motorista pedir uma análise dessa gasolina, o dono do posto de combustível fica em maus lençóis.

posto de combustível gasolina abastecer conveniencia shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Rubens Gluck 22 de agosto de 2022

Boa tarde. Acabei de entrar neste portal, aonde acredito que este assunto já tenha sido estudado, mas mesmo assim eu gostaria de colocar esta questão que me surgiu: se os motores flex automaticamente podem ser adaptar ao tipo de combustível, então porquê este mesmo motor não pode se comunicar com o computador de bordo do veículo e indicar em que ponto está a mistura de gasolina e álcool, para simples conhecimento do motorista daquilo que ele tem no tanque?

Avatar
Edvaldo Figueiredo 2 de setembro de 2019

Aqui em Fortaleza basta verificar a média do consumo do veículo para verificar que a maioria dos postos usam gasolina com uma mistura muito superior ao permitido. Vale lembrar que fiscalização que é bom?…

Avatar
Evanio 2 de setembro de 2019

Seja você pedir para fazer o teste aqui nos interior de Pernambuco e mostrar que você está sendo lezado pode sair da cidade pois corre o risco de perder dinheiro e até a vida se você denúncia um posto

Avatar
Emanuel Duarte Lima 2 de setembro de 2019

É só a polícia de competência fechar e prender o dono tá resolvido.

Avatar
Rodrigo 2 de setembro de 2019

Isso aconteceu em posto Extra, mas não tenho como confirmar . Eu percebi que abastecendo com combustível gasolina comum o consumo do meu carro estava equiparado ao de combustível de álcool quando abasteço.

Avatar
Reginaldo Matsumoto 2 de setembro de 2019

B dia!
Vomo posso pedir essa analise de combustivel?

Avatar
Tom Stan 2 de setembro de 2019

O consumidor tem o direito de ter a análise básica no posto. Tenha certeza do bico em que abasteceu.Caso encontre empecilho,registre reclamação no Procon-SP por meio do telefone 151; no Ipem-SP pelo 0800 013 0522 ou no Departamento de Polícia de Proteção ao Cidadão (DPCC) no (11) 3338-0155.

Avatar
Vanderlei Torres 2 de setembro de 2019

É só pedir pra fazer o teste, é o teste da proveta mas eles não gostam de fazer. Se perceberem que vc é leigo , te enganam da mesma forma

Avatar
João Vicente 2 de setembro de 2019

Cabe ao Cliente leigo, anotar os dados do teste e conferir na Internet, YouTube como se faz o teste e os resultados que deverão existir. O Cliente deve se alertar também em acompanhar se o frentista está abastecendo o combustível correto e não esquecer que ter carro, significa fazer manutenção, troca de filtros, velas e outros.

Avatar
Deixe um comentário