Consumo de combustível: posso confiar no resultado do computador de bordo?

Muitos motoristas têm dúvidas se podem confiar 100% na medição do computador de bordo, quando o assunto é o consumo de combustível. Mas, podem mesmo?

Por Boris Feldman19/01/19 às 07h30

Atualmente, os computadores de bordo são mais precisos quanto a medição do consumo de combustível. Então, isso quer dizer que não preciso mais fazer as contas na ponta do lápis?

[TRANSCRIÇÃO]

Se o motorista pretende ter uma ideia mais precisa do consumo de combustível do carro, o que é mais confiável: os dados do computador de bordo ou ele fazer as contas em cada abastecimento? Lembrando que se o cálculo for feito pelo próprio motorista, ele terá que verificar quantos quilômetros o carro rodou e quantos litros são necessários pra completar o tanque. Aí ele terá quantos quilômetros o carro rodou por litro.

O problema do computador de bordo é que, em sua primeira geração, os dados registrados não eram confiáveis. Porém, agora, eles são muito precisos, pois o computador sabe exatamente quantos quilômetros foram percorridos e quantos litros foram consumidos, segundo a segundo.

Já o problema do motorista fazer as suas próprias contas são as divergências entre um abastecimento e outro, a inclinação do carro ou do piso do posto. Para que elas sejam confiáveis, é necessário estabelecer uma média entre vários desses abastecimentos.

Consumo de combustível
Ilustração Fabiano Azevedo | AutoPapo
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (1 votos, média: 4,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Luiz Augusto 8 de outubro de 2019

    Médias observadas na cidade e estrada…Na Hilux diesel 2010, o erro é de 0,4 a 1 km/litro. No up TSI no etanol o erro é na faixa de 0,2 a 1km/litro. Agora na gasolina… Muito mentiroso… De 1 a 2 km/litro. Porquê dessa diferença? Ser que o medidor é calibrado a aferir com um ou outro combustível?

  • Avatar
    Bruno 19 de setembro de 2019

    Não tem maior precisão do que medir na bomba. Acho que em todas as marcas o computador de bordo é programado para mentir pra cima.
    Dois exemplos bem claros e medidos na sequência, abastecendo sempre até no ponto do desligamento automático da bomba (ou seja, a diferença é mínima e não chegaria nem perto da diferença apontada pelo computador).
    Então, com um Vitara 2019: em uma viagem de Porto Alegre a Floripa, em 480km foram exatos 30l, ou seja 16 km/l. O computador estava marcando 18,5 km/l
    No abastecimento seguinte, em uso exclusivo de cidade, média da bomba, exatos 10 km/l. Computador, 11,7 km/l
    Ou seja, 15,6% e 17% respectivamente de distorção negativa ….. MUITO FEIA essa propaganda enganosa …..
    Pelo menos um vendedor da concessionária foi bem honesto comigo, dizendo que eles estão autorizados a dizer que o consumo na estrada chega a 16 km/l
    A pergunta seria: Há condições de reconfigurar o sistema para a média se aproximar do real? Procurei e não achei nada….

  • Avatar
    FRANCISCO ROMULO SERPA BARROS 25 de junho de 2019

    Tenho um Nissan kicks e na estrada um consumo médio de 15 segundo o computador se reflete em 12,5 na hora de abastecer…na cidade (Fortaleza) o consumo de 10 – 10,5 se reflete em 8,5 – 9,3 no real…Deve estar com problema né

    • Avatar
      Anemiezo Alves Boa 19 de agosto de 2019

      Comprei um Onix LTZ 1.4 automático 2019 e o computador de bordo tá marcando 5 km por litro na cidade. Não peguei estrada ainda.ou o computador está errado( com defeito) ou o carro é beberrão mês. Isso e consumo de 2.8 ou 3.0.

  • Avatar
    Dicoringao 26 de maio de 2019

    A melhor maneira é na bomba, é muito precisa.

  • Avatar
    Luiz 10 de fevereiro de 2019

    Faço a monitoração através do app carrorama e agora deu uma divergência de 1 km/l do computador de bordo do Virtus TSI…
    Quem é o mentiroso?

    Eu fico com o carrorama, já que a VW gosta de jogar pala de que o carro é econômico

  • Avatar
    Leandro 20 de janeiro de 2019

    Tinha por certo que a medição no Renault Sandero, ocorria com falha, foi proposto a troca mas como descobri que o mesmo ocorre com muitos outros proprietários desse modelo, tive de desistir.
    2019 e um sistema que informe a exata quantidade em mililitros no mínimo que há no tanque, parece tecnologia para um futuro distante.

  • Avatar
    Clauzemberg 19 de janeiro de 2019

    No Corolla não é nada confiável

    • Avatar
      Diego Rodrigues de Sousa Silva 23 de janeiro de 2019

      Procure no Youtube pelo modo de configuração do CB do Corolla. Ele vem configurado de fábrica para ser bem otimista… vai saber se é proposital.

  • Avatar
    Clauz 19 de janeiro de 2019

    Menos no Corolla que é bem impreciso

Avatar
Deixe um comentário