Consumo de combustível: posso confiar no resultado do computador de bordo?
Muitos motoristas têm dúvidas se podem confiar 100% na medição do computador de bordo, quando o assunto é o consumo de combustível. Mas, podem mesmo?
Muitos motoristas têm dúvidas se podem confiar 100% na medição do computador de bordo, quando o assunto é o consumo de combustível. Mas, podem mesmo?
Atualmente, os computadores de bordo são mais precisos quanto a medição do consumo de combustível. Então, isso quer dizer que não preciso mais fazer as contas na ponta do lápis?
[TRANSCRIÇÃO]
Se o motorista pretende ter uma ideia mais precisa do consumo de combustível do carro, o que é mais confiável: os dados do computador de bordo ou ele fazer as contas em cada abastecimento? Lembrando que se o cálculo for feito pelo próprio motorista, ele terá que verificar quantos quilômetros o carro rodou e quantos litros são necessários pra completar o tanque. Aí ele terá quantos quilômetros o carro rodou por litro.
O problema do computador de bordo é que, em sua primeira geração, os dados registrados não eram confiáveis. Porém, agora, eles são muito precisos, pois o computador sabe exatamente quantos quilômetros foram percorridos e quantos litros foram consumidos, segundo a segundo.
Já o problema do motorista fazer as suas próprias contas são as divergências entre um abastecimento e outro, a inclinação do carro ou do piso do posto. Para que elas sejam confiáveis, é necessário estabelecer uma média entre vários desses abastecimentos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Tenho um Ford KA 2017 e na ultima viagem enchi o tanque e ele chegou a marcar ate 19.6 e 20.6 mas não acredito que seja real, rodei 374 kms ainda ficou um pouco acima de meio tanque.
Eu nunca confiei no computador de bordo. Não tem como ele saber milimetricamente quantos litros tem no tanque. Uso ele apenas para “me controlar”, tentando dirigir de forma a sempre conseguir mais km/l. Mas quando compro um carro e quero saber quantos km ele faz, uso o bom e velho método manual. Encher o tanque (hoje não se deve mais encher até a boca, o que daria mais precisão) zerar o hodometro parcial, depois encher de novo e fazer a divisão km/L. Deve-se levar em conta que sempre tem uma diferença no automático de desligamento da bomba, o que não vai dar um resultado 100% confiável. Agora, se vc quiser saber exatamente, coloque 5 litros num galão, ande até secar o tanque e o carro parar, zere o hodometro, coloque os 5 litros e veja quantos km o carro roda até parar de novo. Só que esse método não é aconselhável por diversos motivos, que todos entendem.
MEU PROBLEMA É DIFERENTE , GOSTARIA DE ALGUMA INFORMAÇÃO A RESPEITO . NO COMPUTADOR DE BORDO DO MEU HONDA CIVIC 2017 EXL, FOI EFETUADA A TROCA DO SENSOR DE NÍVEL , ENCHO O TANQUE , MARCA AUTONOMIA DE 1OOOKM, OU VALOR PRÓXIMO . O NÍVEL ESTÁ CORRETO, AGORA ,COMO FAZ PARA CORRIGIR O COMPUTADOR DE BORDO ,NO CASO ,QUE MOSTRA A AUTONOMIA ,PARA ANDAR. SENDO QUE O TANQUE É DE 56 LITROS , IMPOSSÍVEL RODAR ,1000KM. ACREDITO QUE ESTEJA 50 %,A MAIS NA INFORMAÇÃO .
Olá Silvio,
Normalmente é possível resetar as informações do computador de bordo para que o mesmo realize um recálculo dos valores. Verifique no manual do seu veículo como resetar o computador de bordo. Muitos dos modelos, basta apenas pressionar e segurar por alguns segundos o próprio botão de seleção das funções.
Tenho uma t cross 1 4 2023,fiz o acompanhamento de 3.247km
Computador de bordo 12.98 km/l.
Foi colocado 286itros de gasolina corresponde uma média de 11.35 km/l diferença de 14 36%.
Não podemos confiar no computador de bordo
tenho um Tcross..200 fazendo 1 ano… invariavelmente diferença de 10% em relação a bomba… indicador sempre c informação melhor do q a realidade.
Faço medições em todas abastecidas, a diferença da conta na calculadora para o computador de bordo sempre é em torno de 11 a 12%. Computador de bordo é uma média de 11 a 12% a mais
Tenho um hb20 S turbo 2021 e observo que o computador de bordo está informando a média de consumo na estrada em torno de 17 km / litro com a velocidade média de 100 km/hora, no entanto, ao abastecer nos postos , a média cai para 12 km /litro,, portanto, imagino que esses computadores de bordo são pura enganação.
Tenho um 1.0 2021. Já aconteceu de marcar 20.1 e na calculadora cai para 15. Verdadeiro absurdo. Já troquei de posto diversas vezes e a média sempre fica em 1.5km a menos na calculadora. Tratando-se do nosso país tenho certeza que seja todo posto com bomba adulterada. Dificilmente um computador erra. E sempre faço média do tanque cheio
Até a reserva, ou seja dá tempo de fazer a média em mais de 600km rodado. Digo o computador. Uma diferença de 0,5 seria aceitável. Agora 1,5. Absurdo. Tenho outro hb20 2016. A diferença sempre fica em 1.0 km
Com certeza o computador do carro tem como saber exatamente quantos km foram rodados, mas duvido que tenha como saber quantos litros foram consumidos. Então acho que o colega aqui tem razão.
Do ponto de vista de tecnologia, não há porque a medição no computador de bordo e no abastecimento nao chegam a um mesmo valor. Na prática, a medição no computador pode ser imprecisa, e a medição na bomba ser maior que a real, por motivos óbvios (roubo). Um teste interessante para a confiabilidade do posto de combustível é abastecer com o tanque o mais vazio possivel e verificar se o total abastecido é superior à capacidade do tanque de combustível
Tenho um Ford Ka 2017, ativei o computador de bordo dele, mas acho que marca bem errado, pois tanto faz eu colocar etanol ou gasolina. Ele não são do 9.5 de consumo
vocês estão confundindo o computador de bordo não da o valor exato e sim uma media do que pode esta consumindo então pode ser pra cima ou pode ser para menos depende do seu pé de como você trabalha em cima da rotação do veiculo, si vocês verificarem a marcação instantânea ela sem vai esta variando de acordo com seu pé.
Parece-me que quem está fazendo confusão é voce. O CB do meu carro tem indicado em vários abastecimentos variação pra mais, sempre acima de 15%. Quando indica 15, sei que está em torno de 12 e quando indica 10 sei que é pouco mais de 8.
Tenho um up 2018 tsi. O computador diz fazer 17.4 quando faz 15 kml. Quando marca 18.0 no computador, está fazendo 15.5 reais.
Também tenho um onix 2021 1.0 turbo. Este é bem mais honesto. O erro, se há, é mínimo. Diz fazer 15.5 e faz 15.4.
Tenho um Logan 1.6 2015, sempre que abasteço completo o tanque até o primeiro disparo da bomba, no computador de bordo o gasto é de 35 L até chegar próximo da reserva quando geralmente abasteço novamente. Mas sempre pega 42 a 43 L de combustível na bomba dos postos. Uma diferença de 7 a 8 L. Eu achava que era os postos roubando, dizendo que colocou tantos litros quando colocava bem menos. Mas agora da pra ver que o problema é no computador de bordo.
Fala pessoal tenho um vectra gtx 2011 com câmbio manual,e acho o PC de bordo dele bem coerente com o consumo real na bomba,hj mesmo aferi isso, abasteci o carro enchi o tanque, rodei 23 km e voltei na msm bomba pra completar, resumo no computador de bordo marcava q o carro tinha consumido 2,7lts e na bomba entrou 2,87lts, no PC de bordo fez 8,5kml e na bomba fez 8,01. Considerado uma variação ok, tendo em vista q é um carro com PC de mais antigo. Deu uma variação de 0,4kml a menos no PC de bordo, ou seja bem coerente com a realidade.
Fazer medições tendo roda apenas 23 km, pode gerar distorções. O ideal é rodar pelo menos de 150 a 200 km, para ter uma medição mais precisa.
Concordo com o Anderson, pois eu viajo todo final de semana e percorro 190km.
Encho o tanque e na volta encho na mesma bomba,
O computador de bordo sempre apresenta um valor maior.
Eu verifico sempre e nunca bate
Tenho um siena el 2012 no computador de bordo qua do eu zero ele e quando ele começa a marcar tipo 10km por litro ai paro no semáforo o computador de bordo começa a diminuir caindo para constantemente ate chegar em 8.3
Curuis Boris, que matéria fraca é essa?? Piso do posto, inclinação do carro?? Basta fazer a medição na mesma bomba. Essa de os computadores de bordo antigo vs novos não colou de jeito nenhum. Tenho um Argo 2018 com um computador completíssimo e muito mentiroso. Joga sempre 1,5l a mais.
Meu Kwid 22 também fala que faz 9,9 /10,1 sendo que quando abasteco está dando 7,5
Estou exatamente com o mesmo problema com o meu Kwid. Na medição com a bomba fez 6.9km/l no Etanol. Rodando Urbano. To pensando em levar na concessionária.
CONCORDO COM VC, TEM UNS CARAS QUE SE ILUDEM COM ESSE3S COMPUTADORES DE BORDO MENTIRISOS.
Exatamente, tenho um Uno Drive 2019 com o mesmo motor do Argo e o computador de bordo me diz que o carro tá fazendo 14/l, sendo que na contagem da bomba a conta sai por 12,7/l. Esvazio e emcho o tanque a cada dois dias, pois sou Uber.
Nos três carros que tive: Honda Civic LXL 2012, Honda Civic EXR 2014 e Honda HR-V EXL 2016 (atual carro), o computador de bordo sempre rouba para mais. No meu caso específico, eu sempre levo em consideração o custo do km rodado. Como o pagamento é baseado na bomba de combustível e não no computador de bordo, eu prefiro acreditar na “medição na bomba”.
tenho um gol g5 1.0 , fabricante falou que na gasolina na estrada/cidade faz 18.6km/l / 14.6km/l , e alcool , 14.6km/l 12.6kml …. na verdade na gasolina está fazendo 14.6km/l na estrada, e 10.6km/l no acool na estrada.
Tomei um susto ao ver o consumo de 8 km/l no Ford Fusion 2.5 2013 com o computador de bordo e na bomba marcou 6 km/l.Na cidade de São Paulo.
Infelizmente algumas fábricas colocam um erro proposital. É o caso da Suzuki. O meu mostra sempre 15% a mais. Tenho um S-cross 2019. Reclamei na fábrica e falaram que é assim mesmo. Portanto, só posso concluir que e5de má fé. Já tive outras marcas de carro é todos mostravam corretamente.
No meu c3 1.4 2012 no pc de bordo eu sou muito feliz, ele marca 12.5 na cidade, mas na bomba é uma tristeza, ele marca 10,00 kkkkk, muito mentiroso.
Comigo também é bem parecido. Tenho um C3 XTR 1.4 2010 e no computador de bordo indica 12,5km/l na cidade, enquanto que na medição de quilômetros rodados dividido por litros abastecidos fica uma média de 9,5km/l.
Médias observadas na cidade e estrada…Na Hilux diesel 2010, o erro é de 0,4 a 1 km/litro. No up TSI no etanol o erro é na faixa de 0,2 a 1km/litro. Agora na gasolina… Muito mentiroso… De 1 a 2 km/litro. Porquê dessa diferença? Ser que o medidor é calibrado a aferir com um ou outro combustível?
Tbm a gasolina com 27% de alcool deixa qualquer central louca! comprei o OBDII e coloquei no gol e a media não batia ficava longe! Comprei um Golf com Comp. de bordo e fim de semana fui conferir com a bomba e deu 3,5 km/l de erro! achei absurdo acredito que a central da VW é muito errada! meu tio tinha um Cruze e chegava bem proximo.
Não tem maior precisão do que medir na bomba. Acho que em todas as marcas o computador de bordo é programado para mentir pra cima.
Dois exemplos bem claros e medidos na sequência, abastecendo sempre até no ponto do desligamento automático da bomba (ou seja, a diferença é mínima e não chegaria nem perto da diferença apontada pelo computador).
Então, com um Vitara 2019: em uma viagem de Porto Alegre a Floripa, em 480km foram exatos 30l, ou seja 16 km/l. O computador estava marcando 18,5 km/l
No abastecimento seguinte, em uso exclusivo de cidade, média da bomba, exatos 10 km/l. Computador, 11,7 km/l
Ou seja, 15,6% e 17% respectivamente de distorção negativa ….. MUITO FEIA essa propaganda enganosa …..
Pelo menos um vendedor da concessionária foi bem honesto comigo, dizendo que eles estão autorizados a dizer que o consumo na estrada chega a 16 km/l
A pergunta seria: Há condições de reconfigurar o sistema para a média se aproximar do real? Procurei e não achei nada….
Faz um escaniamento no carro pode acusar erro na bateria se não estiver carregando certo aumenta o consumo terrível de gasolina
O meu carro estava fazendo 8 por litro..
Depois que fiz isso acusou erro na bateria
Agora o carro faz 19 até 20 por litro estou a 3 dias rodando com ele …eu faço a soma na bomba
Tenho um Nissan kicks e na estrada um consumo médio de 15 segundo o computador se reflete em 12,5 na hora de abastecer…na cidade (Fortaleza) o consumo de 10 – 10,5 se reflete em 8,5 – 9,3 no real…Deve estar com problema né
Comprei um Onix LTZ 1.4 automático 2019 e o computador de bordo tá marcando 5 km por litro na cidade. Não peguei estrada ainda.ou o computador está errado( com defeito) ou o carro é beberrão mês. Isso e consumo de 2.8 ou 3.0.
A melhor maneira é na bomba, é muito precisa.
Faço a monitoração através do app carrorama e agora deu uma divergência de 1 km/l do computador de bordo do Virtus TSI…
Quem é o mentiroso?
Eu fico com o carrorama, já que a VW gosta de jogar pala de que o carro é econômico
Tinha por certo que a medição no Renault Sandero, ocorria com falha, foi proposto a troca mas como descobri que o mesmo ocorre com muitos outros proprietários desse modelo, tive de desistir.
2019 e um sistema que informe a exata quantidade em mililitros no mínimo que há no tanque, parece tecnologia para um futuro distante.
No Corolla não é nada confiável
Procure no Youtube pelo modo de configuração do CB do Corolla. Ele vem configurado de fábrica para ser bem otimista… vai saber se é proposital.
Menos no Corolla que é bem impreciso