Preciso fazer a descarbonização do motor?

Boris responde a dúvida de um ouvinte com relação à descarbonização do motor: afinal, quando o serviço deve ser executado?

Por BORIS FELDMAN31/10/17 às 18h31

Boris responde a dúvida de um ouvinte com relação a necessidade de fazer descarbonização o motor.

Ouvinte do AutoPapo disse que uma oficina sugeriu a descarbonização do motor de seu veículo. Ele pergunta se, nesse caso, ele pode mudar a marca do óleo que está utilizando no cárter.

A resposta é que uma coisa não tem nada a ver com a outra! Em primeiro lugar, verifique se existe uma necessidade real de descarbonizar o motor.

Segundo ponto: a carbonização no interior do motor é proveniente do carbono que existe na gasolina em alto teor e muito pouco no álcool. Se o seu carro é flex e você sempre abastece com etanol, a possibilidade de ele estar carbonizado é mínima

Terceiro ponto: a troca do óleo não tem nada a ver com o motor estar ou não carbonizado. Deve-se sempre usar o óleo da marca e especificações do fabricante, que constam no manual do proprietário.

descarbonização do motor oficina

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • antonio candido ferreira neto candido 5 de novembro de 2017

    Eu tenho uma duvida , quanto a aderência nas curvas .Qual terá o melhor desempenho ,uma moto ou um carro.

  • Carlos Coghetto Sanches 5 de novembro de 2017

    Tenho um Honda CRV 2009, está com 106.680 km para trocar o óleo de câmbio porquê coloca-se só 2,5 LTS sendo que o total é 7,00 LTS ?

Deixe um comentário