Preço da gasolina aditivada: é melhor pagar a mais por ela

Os aditivos dessa gasolina protegem o motor do carro, mantém ele limpo e evita a formação de depósitos carboníferos, que prejudica a combustão

Por BORIS FELDMAN23/11/18 às 19h10

O preço da gasolina aditivada é obviamente mais caro do que a comum. Mas, será que ela faz tanta diferença assim para valer a pena?

[TRANSCRIÇÃO]

Um leitor do AutoPapo questiona uma afirmação que eu fiz recentemente em resposta a uma outra pessoa, que perguntou se a gasolina aditivada aumenta realmente o desempenho dos motores, como anunciado por algumas dessas marcas de gasolina. E a minha resposta foi que essa propaganda é enganosa, porque o aditivo não aumenta o desempenho.

Então esse segundo leitor pergunta: “Ora, a aditivada é mais cara do que a comum. Se ela não aumenta o desempenho, vale a pena pagar mais por ela?” E a resposta é sim, vale a pena pagar mais, porque os aditivos dispersantes e detergentes mantém o motor limpo, e evitam a formação de depósitos carboníferos que prejudicam a combustão e interfere no rendimento do motor. Deu pra perceber a sutileza? O aditivo não aumenta o desempenho, mas evita do motor perder desempenho.

Preço da gasolina aditivada

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Luciano Gimenes 23 de novembro de 2018

    Muito boa e exclarecedora a reportagem. Mas com relação ao etanol aditivado, vale a peça pagar mais? Já que a combustão do etanol é mais limpa, pois fica nítido na troca de óleo. Quando um carro rodou com gasolina o óleo drenado é bem mais escuro comparado a um carro que rodou somente com etanol.

Deixe um comentário