Qual é o problema de se tirar a válvula termostática do motor?
Ouvinte pergunta: qual é o problema de rodar com o carro sem a válvula termostática? O que isso pode acarretar?
Ouvinte pergunta: qual é o problema de rodar com o carro sem a válvula termostática? O que isso pode acarretar?
Se a válvula termostática foi projetada para estar no motor do automóvel, então para que tirá-la? Para alguns mecânicos, ela não é tão necessária. Veja a dúvida do nosso ouvinte:
[TRANSCRIÇÃO]
Ouvinte pergunta: qual é o problema de se tirar a válvula termostática? Porque o carro dele estava fervendo, ele foi na oficina e o mecânico jogou fora, disse que no Brasil não precisa disso, e o carro dele parou de ferver e passou a andar normalmente. Sim, está andando normalmente, mas a válvula termostática faz uma falta danada, porque quando se liga o carro de manhã é ela que faz o motor atingir rapidamente a temperatura ideal de funcionamento. E, com o motor frio há uma perda de eficiência, alto consumo e emissões. E o motorista não está percebendo nada disso.
E tem um outro problema: numa longa descida na estrada à noite,quando o motor é pouco exigido, a temperatura da água do motor vai caindo,vai caindo também pela falta da válvula. E olha aí o motor trabalhando frio em temperatura bem abaixo da ideal. É por tudo isso que só aparentemente o motor não precisa da válvula termostática.
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O meu new fiesta está super aquecendo, já troquei a válvula, já isolei o ar quente ,já levei para retificar ,ja olhei o radiado continua esquentando.
Quando vejo alguém dizer: “se está aí, é porque o engenheiro projetou assim”, me questiono sobre o poder de raciocínio e má fé de muitos.
Certa vez, na cadeira de administração do meu curso de graduação, meu Professor teve a audácia de elogiar um gerente de marketing que recebeu um prêmio pela ideia de produzir um tubo de pasta de dente com a boca mais larga, de tal forma que ao por a pasta na escova, o usuário usaria mais quantidade, esgotando rapidamente o produto, precisando do comprar o mesmo com mais frequência.
O mesmo princípio se aplica aos engenheiros que substituíram a corrente pela correia dentada, as peças de metal pelas de plástico… e, assim, caminha a humanidade.
Eu tive um Corsa por 16 anos sem a dita cuja. Era uma maravilha! Fazia 6 horas de viajem direto, para cidadezinhas de Minas que adoro. Num calor horrível e o carro nunca deu problemas.
Já no meu Ecosport atual, com válvulas novíssimas, de primeiríssima linha, a junta do cabeçote queimou por três vezes. Na última, tive de fazer o motor.
Em face do exposto, antes de acreditar num engenheiro, num marketeiro, ou juiz, procure saber qual a intenção que o move. Por falar nisso, qual será a intenção desses especialistas que defendem o uso de um componente que só gera lucros para produtores desses mesmos componentes?
Como dizia o saudoso Mussum: – “Aí tem truta!!!!!!”
Fazendo a adaptação na válvula do ecosport agora e sendo feliz!!!!!
Lembrei destas novidades que começaram no Passat 1974, tive amigos que ligou um interruptor pra acionar a ventoinha no painel. o ´cebolão´ dava muito problemas, os Del Reys, muitos tiraram o ventilador magnético e colocaram a correia igual saia no Corcel2, assim como as suspensões, também o sistema de arreferecimento deveria ser nacionalizado, usar aditivo ´anticongelante´? Talvez em algum estado do sul, ou Campos do Jordão-SP, mas pra que anticongelante? As termostáticas ajudam bem em países de inverno rigoroso, tenho um Honda antigo (2001), tem a válvula, mas, o ciclo das ventuinhas é entre 91 e 97 graus, e a válvula termostática abre com 80 graus, então em movimento ela esta sempre aberta, e para o carro atingir 80 graus, basta andar 2 kilômetros.
Antes de instalar uma válvula , teste ela antes , coloque em uma panela com água e ferva, se a válvula abrir apenas com água quente , pode montar, caso contrário não. Já comprei várias válvulas que não funcionaram corretamente , então fiz o teste e comprovei defeito , acredito que o uso da válvula termostática seja necessário, porém ela precisa funcionar direito, alguns fabricantes parecem não entender o que é qualidade
No meu caso já foi trocada a válvula termostática e a bomba mais uma das mangueiras não aquece uma quase pega fogo e a outro fica fria qual poderia ser o poblema?
Radiador troca o radiador pq a agua nao esta circulando provavel que esteja entupido principalmente se for radiador brasado
Não vejo necessidade, moro em região quente, nem preciso esquentar motor, quanto a válvula termostatica se der pau vc tá frito. Vai teu motor pro vinagre, então sem ela vc tá tranquilo. E vc sabe q em 1 minuto de motor ligado já tá quente o tróço rsrs.
Pelo sim, pelo não, tou na dúvida. Desde a última revisão no radiador do meu Etios 2012, o mecânico tirou a minha válvula termostática sem me avisar… Depois de um tempo o carro começou a ter esquentamentos e acendendo a luz … Fiz uma revisão geral trocando bomba d’água, radiador e a válvula mas essa mesmo testada fora do carro abria em água fervente, mas no carro não abria… E estou usando o carro sem ela e o aquecimento continua… Cada mecânico diz uma coisa… Não tem vazamentos, o óleo tá normal, e o motor trabalha normal sem rastro de junta queimada… Tem pouco ferrugem… O que pode ser? Ar no sistema… Já tentaram várias maneiras de tirar, mas acho que continua fervendo a água e saindo pela tampa do radiador que também já troquei…
Acredito que seja a perinha de acionamento da ventoinha.
Meu caro, no seu caso chegou a rodar sem a válvula termostática?
adquirir um etios e gostaria de saber se ele roda sem a válvula ate chegar no próximo destino para resolver o problema, digo isso porque o Fiesta Zetec não roda sem valvula
Antigamente bastava umas poucas ferramentas e um pedaço de arame para concertar um carro e seguir viagem. Hoje um sensor te deixa sentado dentro do carro esperando o reboque por horas as vezes por dias.
Todo verão eu tinha problema de junta de cabeçote! Certo momento, um mecânico sugeriu fazer uso apenas da carcaça, sem essa maldita dessa válvula. Passei 4 anos sem problemas até que tive que fazer outro reparo e outro mecânico notou que a válvula termostática tinha sido retirada e esse homem deu piti, esculhambou o mecânico anterior e toda essa ladainha de que a válvula é essencial. Ele colocou uma nova válvula e 3 meses depois aqueles infernais stop no painel por motivo de superaquecimento.
Pode falar o que quiser, mas o fato é que aqui em Salvador, calor dos infernos , essa válvula não ajuda! Ao contrário, só atrapalha! Nunca tive desgaste de motor e não percebi diferença no consumo de combustível. Vou remover a valvula e, se tiver algum prejuízo, nunca será esse inferno de passar sufoco no verão com problema de aquecimento no motor!
Tive o mesmo problema. O consumo estava alto. Vectra 2.2 8v fazendo 6 km com litro na cidade. Com ar ligado. Tirei a válvula e incrível. Parou de esquentar e tá fazendo 9 km.
Tenho uma ecosport 2013 motor sigma 1.6. Já troquei tudo que se possa imaginar nesse sistema de arrefecimento, até serviço de junta de tampão eu fiz. O carro roda 60km sem acender a lâmpada de aquecimento, temperatura e ventilação normal, mas quando eu paro e verifico o reservatório de água está sempre acima doque estava, entrando ar no sistema. A mangueira que ligava o ar quente ao sistema foi desligada e colocado um U, será que é isso? alguém pode me dá uma orientação? ou será novamente a junta do cabeçote que fiz a 6 meses? não sei mais oque fazer?
Fala-se de aumento de consumo e outras coisas, de fato foi projetado pra ter e sem dúvida por algum motivo. O meu estava superaquecendo e resolvi tirar e rodo normalmente. É um peugeot 206 ano 2003 1.6 16v, andei na estrada agora a 80km/h e dez uma média de 20,4 km/l. Pra mim nao afetou em nada o consumo e nao corro o risco de perder o cabecote pelo superaquecimento. O motor trabalha mais frio apenas, mas nao percebo perda de potencia ou aumento de consumo. Então preferir tirar ate descobrir porque superaquece quando coloco de volta.
Carro roda sim !! Normalmente. Porém o motor demora mais tempo para atingir a temperatura ideal , a temperatura oscila muito durante pequenos e grandes percusos ou em dias frios .. sobre motores serem ou não projetados em outros países não tem nada a haver . Se colocaram a válvula é porque tem a necessidade da mesmo para tornar o motor mais eficiente…
Vc ja notou que as valvulas sao as mesmas desde os carburados? pois é, essa valvula é uma porcaria de tecnologia ultrapassada e mal feita destinada à temperaturas realmente frias, um diacho de lata que deforma com o calor e a mola empurra e SEMPRE trava fechada quando trava, já passou da hora de mudar a tecnologia dessas valvulas para que nao exista a possibilidade dela travar, apenas diminuir a vazão. E aí vai a pergunta: É melhor um carro que bebe um pouco a mais ou um que queima a junta e tem que retificar o cabeçote?
Foi exatamente o que aconteceu comigo na estrada, agora estou longe de casa passando um sufoco danado para arrumar o carro.
Também aconteceu comigo .essa desgraça de válvula termostática travou .queimou a junta fui ver o nível de óleo superaqueceu que o óleo virou graxa .o pior de tudo e que o carro não deu sinal nenhum de problema quando ascendeu a luz vermelha de superaquecimento já tinha queimado a junta uma desgraça.estou na estrada e o pior o motor até está rajando vou ter que fazer a parte de baixo .por causa de uma maldita peça .
Meu carro ligado se comporta muito bem com a temperatura, ele está sem a válvula termostática. No entanto,quando desligo ele ,a água começa a voltar no reservatório,como se estivesse fervendo, com Isso a vazamento pela tampa. Já troquei 5 tampas achando que ali era a causa do problema. Mas não resolveu. Celta 2012
Tenho um Santana 92 carburado,tirei a válvula termostática, cebolão 87/92 todo sistema foi trocado, ventoinha liga e demora pra desligar no trânsito ,pode ser por falta da válvula
No trânsito é normal o carro esquentar um pouco mais. Pois não tem o vento batendo pra ajudar o radiador. Estranho mesmo é quando vc está andando com o carro e a ventoinha não desliga. Aí sim é a falta da válvula
Sim…
Pq nao tem nada que impede a água. De esfriar
A mesma temperatura que esta no bloco do motor está também no radiador por isso demora para desligar…
Antes de instalar uma válvula , teste ela antes , coloque em uma panela com água e ferva, se a válvula abrir apenas com água quente , pode montar, caso contrário não. Já comprei várias válvulas que não funcionaram corretamente , então fiz o teste e comprovei defeito , acredito que o uso da válvula termostática seja necessário, porém ela precisa funcionar direito, alguns fabricantes parecem não entender o que é qualidade
Mecânico já trocou a junta do cabeçote, foi pra retífica, trocou bomba d’água, válvula termostática, selo, reservatório de água e o carro continua esquentando.
O que mais pode ser?
Pode ser o radiador que está entupido tem que ser trocado
O amigo que falou do radiador pode estar correto. No meu caso, eu tive que trocar também.
Mas gostaria de incluir uma peça que ainda não foi mencionada: o sensor de temperatura. Ele pode estar marcando errado, ou demorando demais pra acionar a ventoinha. Caso isso aconteça, o carro acaba aquecendo a mais por conta dessa demora de a ventoinha ligar, mesmo com radiador novo.
E essa falha do sensor de temperatura pode ser causada pelo mesmo superaquecimento que fez você perder a junta de cabeçote (foi omeu caso).
Então, minha recomendação é trocar o sensor de temperatura imediatamebte, e verificar se o seu radiador está entupido. Se estiver entupido, varete ou troque o radiador também.
Quanto às demais peças que já foram trocadas, principalmente a bomba de água, ele não está errado, pois a bomba de água que estava no seu carro, por estar trabalhando juntamente com a junta de cabeçote ruim, estava submetida a uma maior pressão, e a ponto de estourar, isso iria acontecer com o tempo e te causar um novo superaquecimento.
Pode ser o cebolão que não tá acionando a ventoinha na temperatura correta
Pode ser camisa trincada
Tenho um celta 2001. Já troquei radiador, as mangueiras. Porém comtinua fervendo. O que pode ser?
Letícia,veja se o cebolão do radiador não está ruim,os sensores com mal contato.
Verifique se quando foi colocar água não entrou ar também,se falta água o carro ferve.
Pode ser
Válvula termostática
Bomba de agua
sensor de temperatura
se estiver perdendo liquido de arrefecimento tem que olhar se não tem vazamentos ou se esta eventualmente com a junta do cabeçote danificada pelas fervidas.
Tenho um etios 2013 1.3. Esta acendendo a luz temperatura depois de andar uns 25km. Já trocou radiador, cano de água, válvula termostatica. Não aparece vazamento e não resolve. Já ficou sem válvula termostatica tbém. O q pode ser?
a valvula termostatica com defeito o meu celta estava assim támbem.
tenho um gol g3 pus a gsolina mandei trocar bomba da agua,cavalete,reservatorio,correia dentada,valvula termostatica porem o mecanico nao conseguiu fazer funcionar com a valvula termostatica e retirou queria saber pk nao funcionou?
Galera, estou com problema na minha Pajero tr4 2010. Troquei radiador, troquei as tampas do radiador e também do menor reservatório. Troquei a mangueira superior, tirei a válvula termostatica e ela esquenta quando a frente do carro fica pra baixo. Quando estou em uma subida ela esfria. O que será que pode ser? Ventoinha disparando normal. Fiz o teste com ele de manhã cedo pra saber se era junta do cabeçote e nada, não tava jogando água pra fora do radiador. Ahh e a água quando inclino o carro, volta para a tampa do reservatório menor. Será que teria alguma possibilidade desse radiador que comprei ter vindo sujo ??
pode ser a bomba de agua
Bom dia!!
Tenho versa, carro esquenta joga agua fora pelo reservatorio, ai ventoinha arma e desliga rapido, depois arma e fica bom tempo, mais agua vai indo embora, sera valvula termostatica?
Tenho um gol G3 16 válvula ele já apresentou problema duas vezes queimou a junta do cabeçote sem falta água e estando normal o que será.
Tenho uma rav4 2001 com kit verao instalado ,quando saio com carro ando pouco ele logo fica muito fraco, seu eu tiro o conector do sensor de temperatura ele melhorar um pouco, alguém já passou por isso por favor me ajude não aguento mais isso.
Pode ser o sensor de temperatura com problema troca ele.
Estou com um problema desse. Um fox vazou a água pelo reservatório, troquei o radiador, o reservatório, troquei a bomba água e a válvula termostática. Só que o carro não tem potencia, o mecânico disse que pode ser ela que deixou carro fraco. Nao sei mais o que fazer.
Pode ser o distribuidor
Tenho uma rav 4 2005 toyota e aquece muito rápido e normal?E tipo numa viagem longa ela sobe do meio e fica oscilando entre o máximo e o meio do indicador de temperatura já levei no mecânico e dizem que é normal mas tenho dúvidas a respeito alguém pode me dar uma luz aí agradeço desde já!!!!
Tenho uma Ecosport 2007 esquentou troquei radiador e válvula termostática,continuou ,ferveu,fiz a retifica do cabeçote continuou esquentando ,tirei a válvula termostática continua esquentando e a ventoinha não desliga, não sei mais o que fazer ,se puderem me ajudar agradeço.
Troque a tampa do reservatório de água.
Pode ser a válvula do ar quente com defeito, ela trava e a água não circula na motor.
cara acabei de resolver uma ecosport com o mesmo sintomas adivinha estava sem a válvula termostática coloquei outra nova e deu tudo certo até a luz de injeção apagou…
Mata o ar quente com uma mangueira tipo um “u” do ford ka sem ar quente, não pode tampar os dois lados, com certeza irá resolver.
Da uma olhada pra ver se a ventoinha tá trabalhando pro lado correto ela tem que puxar o ar de dentro pra fora
pode ser defeito na valvula termostática,pois mesmo sendo nova ,apresenta defeito.Eu não resisti e depois de colocar duas valvulas termostáticas novas com problemas ,sucumbi e macetiei a valvula antiga com dois furos.Nunca mais tive problemas,agora quem pega muito estrada com temperatura baixa ou vive numa região muito fria tem que analisar com calma.Tem mecanico que não aceita a valvula maceteada porque ganham dinheiro com isso.O carro enguiça e eles trocam a valvula.Eu não me arrependo,sou mecanico de avião e conheço o suficiente para tomar tal atitude baseada em uma série de fatores.
Válvula foi feita para operar em países frios, onde atua junto ao fluido anti-congelante, não nesse inferno de país onde temperatura ambiente ja bate seus 20 graus.
Vc é muinto é burro. O motor tem que atigir a temperatura de trabalho onde os metaes si se dilatam fazendo assim o motor trabalhar na melhor condição. o seu cavalo
Cavalo é quem acha que o plural de metal é metaes. Aqui é Brasil meu chapa, tem que fazer frio de neve pra isso fazer diferença. bom mesmo é quando essa valvula trava e o carro ferve a toa. Tinham que fabricar uma que se travar trava aberta. Pq antes um motor pouco eficiente do que um com junta queimada a toa.
Xiii… É pra falar de superaquecimento do motor..então vamos lá..
Primeiro..veja vazamentos nas mangueiras no radiador e no reservatório .
2….veja intupimentos no radiador
3….veja se a bomba d’água está ok
4…testar a valv. Termostática numa panela com água quente pra ver se ela abrindo.
5. … Se a ventoinha não ligar veja o sensor e a viação que costuma dar mal contato.
Outros problemas …e o cabeçote..
Outros problemas …e as canaletas do motor intupidos que atrapalha a circulação da água quente para válvula abrir..
O que acontece se você tirar a valv.termostatica..
1. ..o carro demora a esquentar para temperatura ideal.
2… A. Ventoinha vai funcionar mais
3… Em auto estrada .. uma hora seu carro tá quente outra hora ele esfria muito…
Então digo e melhor ter a válvula ..sua função e controlar a temperatura ideal do motor que gira de 87/92 graus para alguns carros ..alguns são mais outros menos.
Espero ter contribuído..abracos
tenho um Ford Ka já troque 4 válvula e não resolvia, agora coloquei um tampão já faz quase 10 meses os problemas com aquecimento acabaram não vou colocar mais essa porcaria gasto mais um pouco de combustível mas não aquece mais
Qual o ano do seu ford ka? tenho um 2015 recentemente fiz o cabeçote do motor e achava que o carro ia vir novinho, motor a 1000. porém está sem força e desempenho, inclusive no transito é complicado porque pro carro sair e desenvolver a velocidade demora, no ar condicionado nem se fala né. PErcebir também que, quando o ventilador do radiador é acionado o carro perde mais ainda a força e desenvolvimento de velocidade. sabes o que pode ser?
Seu carro esta fora de ponto aconteceu isso comigo provavelmente seu mancanico n tem as ferramenta adequada p por no ponto
Olá? Qual o ano do seu ka?
Qual a temperatura normal de trabalho do ka?
Qual é o problema de desligar o sensor de temperatura e a ventoinha do radiador funcionar com ligacao directa?
Bom dia tenho um gol g5 e descobri que ele estava sem a válvula termostática, comprei uma e a temperatura passou dos 90 , o carro não baixa água já troquei o sensor de temperatura não sei o q fazer alguém pode me ajudar
Olá, Davidson. Infelizmente é difícil te ajudar a distância. Já verificou a ventoinha e se ela está armando corretamente?
É recomendado você procurar um mecânico de confiança.
Obrigado e boa sorte
Se seu carro tiver kit verão pode ser esse o problema…o kit verão faz a ventoinha armar antes de alcançar a temperatura para que a válvula…se for isso ou vc terá que tirar a válvula novamente ou ver o cebolão do kit verão…deve ser um de 92/87 graus este vai funcionar em conjunto com a válvula termostática!!! abraço!
A instalação do kit verão tem que ser na mangueira de baixo junto do radiador na mesma temperatura da válvula termostática.
amigo ja tive este problema era untupimento no radiador , pra saber e so deixar o motor trabalhando e quando aquecer veja com a mao (cuidadopra nao se machucar) se tem areas do radiador frias
se eu colocar uma valvula com abertura de 80cº o cebolão da ventoinha tem que ser de quantos graus
cebolão de 82-87 graus, de preferencia da marca WAHLER
Troquei meu radiador pois o mesmo estava rachado agora a temperatura sobe e depois d um tempo ela corrige e sobe de ovo será q tem algo haver com está válvula termostática??? Me ajudem c alguém souber oq é obgdo. Civic 2006
Cara..sua válvula está falhando..
Troque logo se não seu motor vai ferver.
E não se esqueça do fluido na água.
sobe… até onde?? corrige significa desce ate proximo da metade? a ventoinha esta ligando? tem que ligar um pouco acima da metade da temperatura, não chega a ser 1/4.
Minha Hr acendia luz injeção retirei valvula termostatisca nunca mas deu problema de temperatura resultado motor ficou mas força e consumo não vi diferença alguma entao aconselho quem estiver com problema de aquecimento retirar a válvula termostatisca.
esta porcaria de válvula é um inferno. Tirei e deixei direto. Guardei a válvula para que se fundir o motor, enfiar no c do mecânico.
Concordo plenamente! Já perdi motor recém retificado por causa da válvula! Nunca mais uso em carro com mais de 150 mil km. Válvula termostática? Só em carro novo original.
E quando esta sem a valvula e mesmo assim esquenta muito?
Bomba de agua com baixa pressao, bolha de ar no sistema, radiador parcialmente entupido, cebolinha ou ventoinha nao tão funcionando, entupimento dos dutos de água dentro do bloco, tem muita coisa que pode ser. confirma se o sensor de temperatura esta funcionando direito pq as vezes nao esta fervendo e o ponteiro sobe pq tem mal contato ou ta zuado.
O meu Toyota 1.3 16 valvulas, ferveu agua e o mecanico tirou termostade jogou fora. 45 dias depois, começou a esquentar e a agua sobe do nivel do reservatorio e quando o motor estiver frio a agua baixa, notei tambem que ao abrir a tampa do radiador a agua transborda nao escorre como antes. Sera problema de ter jogado fora a valvula termostatica ou sera problema de junta? Mas o carro nao fomega e nem mistura oleo. Peço ajuda.
Provavelmente o cabeçote queimou tem que fazer a retifica planacao coisa desse tipo meu fiesta aqueceu e eu forcei até na oficina estourou a casca da válvula termostatica troquei e quando fui saindo a água subia pelo resevarttorio queimei o cabecote
Classic vhce,vazava na válvula de ar quente(foi retirada),trocado a válvula termostática 2 x,travou 2 x,cortei um pouco a mola e fiz 2 furos 3mm+-,resolvido temporariamente, porem já havia empenhado o bloco,final fundiu o motor ,px carro vou estudar instalação de 2 sensores de tempo.um na temp do motor outro na saída ,após a válvula, p monitorar a temp. Se após esq.o motor o sensor 2 cont.BX,então tay travada a válvula.ou então fura ou tira essa bosta,que é um grande trunfo para as fábricas de peças e p os mecânicos ,se não fosse isso,teria uma forma mais inteligente, com dois dutos p segurança, nao é mesmo engenheiros?
no Ford ka2010 vc coloca um tampão na passagem de agua e elimina a porcaria da válvula, já troquei 4 válvula e não resolveu agora fiz esse procedimento e ficou show de bola
Nos Ford Ka, fiesta e ecosport pode tirar que você resolve 80% dos problemas de super aquecimento, os outros 20 % é qndo a porcaria da ventuinha(ventilador do radiador) cisma em não funcionar.
Na GM nunca tive problema com aquecimentos.
Irmão me tira uma dúvida o meu fiesta aqueceu o mecânico só fez furo na valvola para a passagem de água tá correto isso ou é melhor tirar de vez
Se a válvula termostática travada fechada, e o carro estiver na pista em alta, o motor simplesmente explode, sem válvula termostática isso simplesmente não acontece, jamais!!!
Sai de BsB rumo à SP. Quando tinha andado quase 800km a válvula travou fechada e o carro aqueceu, perdeu força e encostei na mesma hora. No marcador nao tinha apresentado alta temperatura, quando identifiquei o problema não tinha uma gota de água no bloco… o motor realmente não danificou por sorte minha. Tirei a válvula e deixei sem. Continuei a viagem e voltei à Brasília sem problemas nenhum. Saveiro 1.6 AP 2004.
O meu Toyota 1.3 16valvulas, o termostade travou e a agua ferveu sem acender o piloto de temperatura alta. O mecanico tirou o termistade ate agora circulo normalmente sem problemas.
O numero de pessoas que confiam no mecaniico/motorista(povo) é maior do que os que confiam no engenheiro/fabricante(elite). Vou pela maioria.
O meu carro está esquentando uma das mangueiras do radiador a de baixo então a temperatura sobe, mas todas as peças são novas bomba da agua, cavalete completo radiador novo mas a água não está circulando corretamente alguém pode me ajudar já tentei todas as opções ?
Ja tentou tirar o ar do sistema
Verifica as válvula Bypass devem estar danificadas.
Adquirir a pouco tempo um Voyage 85 motor AP 1.6 a gasolina. Notei que tava bebendo muito e sempre trabalhando com a temperatura abaixo do meio litro no inLevei no mecânico e tava sem a válvula, coloquei uma nova e agora tá trabalhando num temperatura ideal . Diminui um pouco o consumo
Meu carro aquece com ar ligado em engarrafamento já troquei válvula termostática superior e inferior sensor de temperatura e também quando estou subindo serra com ar ligado já troquei radiador e continua dando problema se eu não ligar o ar a luz não acende mas entra o segundo estágio do Eletro ventilador o carro não ferve alguém pode me ajudar por favor meu carro é um Tiida da Nissan motor1.8
Tbm ese vc conseguir arrumar me avise qual foi a solução stou com esse mesmo problema.
Jogue fora a válvula termostática e seja feliz
Muito bom
Guarda ela para enfiar no c u do mecanico.
Radiador entupido…faz o varetamento que resolve.
Pessoal,minha experiência e opinião:
O sistema de arrefecimento é projetado para resfriar o motor além do necessário.A válvula vem trazer o equilíbrio de temperatura do sistema quando clima frio/quente,subidas/descidas etc.
Acontece que este sistema(arrefecimento)poucas pessoas fazem manutenção preventiva e a troca recomendada pelo fabricante da válvula,entrando para o esquecimento,até quando o carro ferve e te deixa na mão.
Depois do transtorno vem os mecânicos e dizem para deixar sem a válvula,esquecendo que o projeto do motor foi calculado don as devidas dilatacões dos materiais de sua construção,causando deficiências em seu funcionamento,sendo o principal aumento no consumo de combustível.
Em função disto recomendo sempre fazer a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento,trocar o liquido,usar agua destilada ,e trocar a válvula periodicamente(recomendação do fabricante) de preferencia por outra genuína.
Abç…
Disse tudo!!!
Eu tenho um fiat palio 96.97 retirei a válvula termostatica e ele continua esquentando qual o posivel probrema
No seu caso infelizmente o problema é o carro. Esse carro é um lixo, nunca mais compro nada que tenha esse maldito motor “fiasa”, esse motor foi criado pelo diabo nas profundezas do inferno e o objetivo é tirar até o último centavo do proprietário, fazendo-o cair em desgraça e se suicidar. O meu faz a mesma coisa. Se o restante do carro estiver conservado, arranque essa porcaria e coloque um motor Fire.
Se esse carro tiver baixando água. Verifique sem tem algun vazamento. Coloque um Cebolao de 82 graus’ observe se a ventoinha tá armando direito. se o seu cavalo d’água tiver saída direta para o tubo d’água isole ela é deixe só a direto para o radiador, voltando para a bomba d’água. Se não resolver verifique ponto bobinas cabos e velas. Se tudo isso não resolver tem a possibilidade de problemas na junta de cabecote.
Não sei o q fazer o parar d esquenta meu carro ela t sem a termostática devo por p resolver o aquecimento
Com todo respeito , tenho uma Fiorino 2000 motor 1.5 fiasa. Gasolina/ gnv. E já rodo a 12 anos sem essa válvula , só tenho algun tipo de aquecimento qdo queima o cebolao, ou o sensor fde temperatura, o carro roda tranquilo.
essa valvula, só da dor de cabeça para proprietários de carros!
Gostei da matéria, obrigado.
Já fundiu o motor duas .Vezes por causa dessa valvuvá agora tirei ela
Já fundiu o motor duas .Vezes por causa dessa valvuvá agora tirei ela , ela travou fechada e esquentou a parte de baixo na última vez e não mostra no painel pois o cabeçote fica normal e o radiador estoura
Tenho um eco esport 2005 coloquei 2 vezes a Válvula Termostástica gastei dinheiro e aqueceu duas vezes,só gastei dinheiro, pedi para o mecânico tirar e nunca mais aqueceu, isso de válvula é só coisa e engenharia, o que importa é andar sem aquecer. tenho um ano sem aquecer é só trocar óleos e filtros e uma revisão e pronto .
Será PR carro a dieseltoyota helux97 eu posso tirar a válvula termostática
Ainda sem problemas? Acredito q o real motivo de seu problema com a válvula foi na verdade o uso de água de torneira q obviamente acumula ferrugem no sistema de arrefecimento e a demora para trocar a válvula oq causa o travamento da mesma pois o certo é utilizar água desmineralizada com aditivo de qualidade (não é esses baratinhos de 15 pilas q tu compra na padaria não) ou comprar o aditivo já diluído
meu ford k aqueceu to na duvida
Eu acabei de colocar a minha hoje troquei também bomba de água pois o carro sem.válvula da ruin não.deu certo no meu corsa já tinha pegado ele.assim desconfiei quando.ele subia muito a temperatura por causa que não.dá tempo da água esfria agora tá uma beleza
Com todo respeito , tenho uma Fiorino 2000 motor 1.5 fiasa. Gasolina/ gnv. E já rodo a 12 anos sem essa válvula , só tenho algun tipo de aquecimento qdo queima o cebolao, ou o sensor fde temperatura, o carro roda tranquilo.
Sinceramente, não faz falta. Hoje, posso dizer que a Válvula Termostática é como se fosse a vesícula biliar. Tenho um Renault Megane Tour 2006 e até o presente momento não vi diferença. Pelo contrário, meu carro o motor está agindo numa temperatura ideal. Ainda mais com o clima quente. Será por quê alguns veiculos não tem mais o marcador de temperatura?
estou assando por esse problema tenho um peugeot 1.6 16v 2005 ja fiz de um tudo so falta tirar a valvula termostatica
tire a valvula e ande uns dias com ele.Por pouco tempo se precisa não tem problema , não vai cair o motor do carro no chão . Já fiz isso com meu gol , viajei mais de 500km sem a valvula , depois coloquei uma nova e pronto.. problema resolvido.
TB tô nesse caso tenho peuPeug206 onde moro região muito quente o motor trabalha em suas temperatura tô quase tirando tb
Procure oficina especializada em radiador faça manutenção adequada de limpeza do sistema arrefecimento e varetar radiador.
Bom dia! alguem sabe como q faz para o motor mwm x10 6 cil começar a circular
Se não fosse necessário amigo, não era projetada pra usar no sistema de arrefecimento.concerteza e uma peça
Essencial pra um motor
Edison no meu caso meu carro Peugeot 206 fabricado para lugar frio e eu moro em cidade quente , imagina a valvulá só liberar a água com 95 graus !
Concordo com vc! Tenho um c3 XTR 2008 1.4 8v, o mesmo estava com o motor trincado o bloco, efetuei a solda do mesmo, a valvula travou, aquece muito o motor, mandei tirar hoje a valvula, agora vou o observar o comportamento do carro, tmbm acho que não deveriam ter inventando essas porcarias!
Minha blazer a termostática travou esquentou o motor agora motor falha mecânico disse q é cabeçote queimado quando estiver na serra
após pandemia esquentando vou testar e depois posto obrigado ao fórum…
Outra coisa tambem importante confetir ad leituras da vaubila com os semsdores de temperatura e rele ou cebolao de acionamento da ventoina muitos coloca valvula com 97 graus sensdor de 87 cebolao de 95 e que que fonciona e bom colocar as leituras certas outra
Kkkkk, gente que absurdo , como existe pessoas mal informada, para um bom funcionamento do motor precisa de estar com a temperatura correta.O sistema da válvula termostática e feito pra esta ocasião, se vc tiver problemas com aquecimento ,e simplesmente falta de manutenção do sistema, substitua a sua válvula termostática, verifique o nível de água do arrefecimento do motor,confirme se existe algum vazamento pelo sistema, exemplo mangueiras conexões bomba ou até o relé que comanda a entrada do ventilador para resfriar a água (líquido do arrefecimento do motor) + parte elétrica que envolve o sistema. Pronto acertou tudo convertesse vc estará pronto pra viajar com seu automóvel sem problemas com aquecimento do motor. Boa viagem
Boa Sh Edson, essa versão (opinião) e valida, convertesse vc passou informações muito importantes pra quem não sabe nada do sistema de arrefecimento
Serve pra carro europeu ou americano aqui é Brasil essa válvula só da problema na estrada dor de cabeça eu tirei e não coloco não só gasta um pouca a mais…. e coloca um óleo sintético bom é pegar estrada sem medo
Motor projetado nos Estados Unidos…aqui é Brasil outro clima…tenho um corsa 1.8 sem a válvula gasta mais comvustivel sim … mas viajo direto com ele é só colocar um óleo sintético bom q ele faz o serviço eu nunca fiquei na estrada por causa dessa porcaria..não me importo de gastar um pouquinho a mais e não corro o risco d parar a noite em estradas desertas….viajo p mato grosso direto cidade d Juina em uma tocada de um dia e meio direto só paro p abastecer e me alimentar…gasto 775 d gasolina aditivada e 105 d pedágios. Tirem essa válvula q é só p pra dar dor d cabeça. Obgd
Você é totalmente ignorante e idiota. Não poste mais estas merdas!!!.
ok serto vc gostei tirei do meu corsa e nuca tive plobema
Tive problemas em 3 dos meus carros e hoje não uso mais, fiquei na mão com meu golf, com meu celta 2x agira no civic além do super aquecimento ocasionou problemas no câmbio devido ao aquecimento. Titei e tô de boa a mais de 4 anos
tire a valvula e ande uns dias com ele.Por pouco tempo se precisa não tem problema , não vai cair o motor do carro no chão . Já fiz isso com meu gol , viajei mais de 500km sem a valvula , depois coloquei uma nova e pronto.. problema resolvido.
Concordo plenamente tive vários carros e sempre tirei a válvula nunca tive problemas
Motor do corsa 1.8 foi projetado nos EUA? Kkkk ta sabendo mesmo ???