Prós e contras das rodas aro 18 e 19 polegadas

Por BORIS FELDMAN28/04/18 às 20h00

As rodas com aro 18 e 19 têm vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta. Apesar da escolha geralmente ter o peso do fator estético, há outros detalhes que merecem a atenção dos donos de automóveis.

[TRANSCRIÇÃO]

A roda do automóvel passou por uma curiosa variação de tamanho durante os tempos. Os primeiros automóveis tinham rodas muito grandes, iguais às de carruagens. Seu diâmetro era de 20, 21, 22 polegadas.Depois a roda foi perdendo tamanho, foi sendo reduzida e, aqui mesmo no Brasil,nós tivemos dezenas de modelos nas décadas de 70 e 80 com aro 13 ou 14 polegadas. E aí a roda veio crescendo de novo. Hoje a maioria dos automóveis têm rodas com aro de 15 ou 16 polegadas. Em compensação, quanto maior a altura da roda, menor o do pneu. E surgiram então os pneus chamados de perfil baixo.

Quanto mais esportivo automóvel, maior a roda, menor o pneu por dois motivos: primeiro o estético, segundo a estabilidade. Porém, lembre-se ao comprar um carro zero com as opções de rodas de 16, 17, 18 ou 19 polegadas, quanto maior a roda, menos conforto dentro do automóvel e maior o risco do pneu se romper e aparecer aquelas bolhas ao passar por um buraco. Portanto o preço a pagar pela roda maior,esteticamente mais interessante, é o desconforto dos passageiros e o risco e o custo de ter o pneu estourado ao passar por uma dessas crateras asfálticas.

As rodas com aro 18 e 19 têm vantagens e desvantagens

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário