Quanto tempo pode durar o motor do automóvel?
A durabilidade do motor de um automóvel varia de carro para carro e, principalmente de como ele foi utilizado. Além, dos cuidados básicos de manutenção
A durabilidade do motor de um automóvel varia de carro para carro e, principalmente de como ele foi utilizado. Além, dos cuidados básicos de manutenção
Quanto tempo pode durar o motor de um carro? Bem, a resposta a essa pergunta depende de vários fatores que precisam ser levados em consideração.
[TRANSCRIÇÃO]
Quantos quilômetros roda o motor de um carro até abrir o bico, até pedir uma retífica? Essa resposta depende de muitos fatores, porque pra começo de conversa depende da manutenção desse motor. Foi sempre usado óleo correto e trocado na freqüência recomendada pela fábrica? E o combustível? O carro foi abastecido com gasolina ou etanol adulterados? E o peso do pé direito do motorista, que também conta?
Tudo isso influi decisivamente na durabilidade de um motor. E outro fator que pouca gente imagina é o seu tipo de utilização. Mas, como assim? Se o motor rodou 100 mil quilômetros, principalmente em estradas, ele tem um desgaste bem menor do que aquele que chegou no 100 mil quilômetros, rodando cada dia 5 ou 10 quilômetros pra lá de manhã, ficava desligado o dia inteiro, de noite mais 5 ou 10 quilômetros de volta pra casa.
Pois, o maior desgaste do motor é quando ele é acionado, depois de ter ficado horas e horas sem funcionar, e o óleo todo escorreu para o cárter. Por isso que o motor de um táxi, que liga e desliga toda hora, tá sempre quente e lubrificado, costuma durar muito mais, às vezes mais do que o dobro do motor daquele carro que sofre todo dia, de manhã e a noite, ao ser acionado sem nenhuma lubrificação até que chegue o óleo, que tinha todo ele escorrido lá pra baixo, para o cárter.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Qual a durabilidade de um motor do polo sedan 2002/2003 feito há 4 anos?
Querido Boris na faculdade de engenharia (faz tempo) nós calculávamos a durabilidade do motor pela excursão linear do pistão. Excluindo-se claro o pé do motorista. O cálculo era independente do combustível utilizado. Motores a diesel aparentemente duravam mais, mas não, como sua rotação era menor, o seu ciclo em km era maior. Claro que de lá para cá houve aprimoramentos nos projetos e materiais. Mas isso não deve ter mudado muito a regra. Abraços
Não entendi bulhufas a sua fala amigo, qual a conclusão? Abs.
tenho um etios sedan 2013 com gnv. Tem 250 mil km.
Não entendo como é que o motor de um táxi pode ter tanta longevidade, pois é utilizado nas formas mais severas possiveis: transito pesado, liga desliga o tempo todo, todo tipo de terreno, buraco, terra, etc.
Cadê o final do texto? Não respondeu nada e não concluiu nada.