Quanto tempo pode durar o motor do automóvel?

A durabilidade do motor de um automóvel varia de carro para carro e, principalmente de como ele foi utilizado. Além, dos cuidados básicos de manutenção

Por Boris Feldman27/09/18 às 06h15

Quanto tempo pode durar o motor de um carro? Bem, a resposta a essa pergunta depende de vários fatores que precisam ser levados em consideração.

[TRANSCRIÇÃO]

Quantos quilômetros roda o motor de um carro até abrir o bico, até pedir uma retífica? Essa resposta depende de muitos fatores, porque pra começo de conversa depende da manutenção desse motor. Foi sempre usado óleo correto e trocado na freqüência recomendada pela fábrica? E o combustível? O carro foi abastecido com gasolina ou etanol adulterados? E o peso do pé direito do motorista, que também conta?

Tudo isso influi decisivamente na durabilidade de um motor. E outro fator que pouca gente imagina é o seu tipo de utilização. Mas, como assim? Se o motor rodou 100 mil quilômetros, principalmente em estradas, ele tem um desgaste bem menor do que aquele que chegou no 100 mil quilômetros, rodando cada dia 5 ou 10 quilômetros pra lá de manhã, ficava desligado o dia inteiro, de noite mais 5 ou 10 quilômetros de volta pra casa.

Pois, o maior desgaste do motor é quando ele é acionado, depois de ter ficado horas e horas sem funcionar, e o óleo todo escorreu para o cárter. Por isso que o motor de um táxi, que liga e desliga toda hora, tá sempre quente e lubrificado, costuma durar muito mais, às vezes mais do que o dobro do motor daquele carro que sofre todo dia, de manhã e a noite, ao ser acionado sem nenhuma lubrificação até que chegue o óleo, que tinha todo ele escorrido lá pra baixo, para o cárter.

Quanto tempo pode durar o motor
Foto Shutterstock
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Janete 18 de setembro de 2019

    Qual a durabilidade de um motor do polo sedan 2002/2003 feito há 4 anos?

  • Avatar
    Juarez Veras 28 de setembro de 2018

    Querido Boris na faculdade de engenharia (faz tempo) nós calculávamos a durabilidade do motor pela excursão linear do pistão. Excluindo-se claro o pé do motorista. O cálculo era independente do combustível utilizado. Motores a diesel aparentemente duravam mais, mas não, como sua rotação era menor, o seu ciclo em km era maior. Claro que de lá para cá houve aprimoramentos nos projetos e materiais. Mas isso não deve ter mudado muito a regra. Abraços

    • Avatar
      Gilmar 18 de janeiro de 2020

      Não entendi bulhufas a sua fala amigo, qual a conclusão? Abs.

  • Avatar
    Alexandre 27 de setembro de 2018

    tenho um etios sedan 2013 com gnv. Tem 250 mil km.

  • Avatar
    Marcelo Braga 27 de setembro de 2018

    Não entendo como é que o motor de um táxi pode ter tanta longevidade, pois é utilizado nas formas mais severas possiveis: transito pesado, liga desliga o tempo todo, todo tipo de terreno, buraco, terra, etc.

  • Avatar
    Usuario 27 de setembro de 2018

    Cadê o final do texto? Não respondeu nada e não concluiu nada.

Avatar
Deixe um comentário