Radar de velocidade: as críticas de Bolsonaro fazem sentido?
Nas rodovias da Alemanha, onde não há limite de velocidade, por acaso o número de acidentes é maior que no Brasil?
Nas rodovias da Alemanha, onde não há limite de velocidade, por acaso o número de acidentes é maior que no Brasil?
O presidente Bolsonaro já se declarou várias vezes contra os radares. Diz que no Brasil o motorista dificilmente volta de uma viagem sem receber, de presente, uma notificação de excesso de velocidade, e que é preciso acabar com essa “indústria da multa”.
O presidente tem meia razão, pois não é o radar que está errado. O que deve ser reformulado é a sua localização, para deixar de ser uma simples armadilha contra os motoristas.
Em segundo lugar e mais importante: as velocidades máximas estabelecidas são as mesmas de dezenas de anos atrás. Apesar de toda a evolução da estrada e, principalmente, do automóvel. Eu pergunto: não para ser um exemplo, mas só para efeito de raciocínio: nas rodovias da Alemanha, onde não há limite de velocidade, por acaso o número de acidentes é maior que no Brasil?
Foto Shutterstock | Reprodução
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não deve deixar de ter radares.
Recentemente fui multado por estar com a lâmpada da placa queimada.
Ok descuido meu.
Eu que deveria ter verificado.
Eu que deveria estar atento.
Aí ele me diz que por um descuido seria injusto vc levar multa!!
Então seria injusto eu levar uma multa por descuido!
Se ele tirar os radares tem que tirar minha multa tbm.
Radar e para que?
Para respeitar limite de velocidade.
Então e para ficar atento no trânsito!!
Deve haver estudo mais detalhado, da engenharia de trânsito no Brasi,pois 65 por cento das pessoas morrem em acidente, em função do excesso de caminhões nas rodovias brasileiras.Até quando vão limitar o número de caminhões em rodovias no Brasil? Poderiam ser criada uma pista única somente pra canminhões.
Sério que você quer comparar as estradas da Alemanha com as daqui? E indústria de multas não existe se o limite for obedecido. O que falta mesmo é educação ao motorista.
Não sou um admirador de Bolsonaro, mas concordo com ele: “há sim, no Brasil, uma indústria de multas” com o objetivo de tirar dinheiro do cidadão que, muitas vezes, desatento, comete uma infração.
Se o governo quisesse, de fato, reduzir o número de acidentes melhoraria as condições das nossas jurássicas estradas. Nas autobahns Alemãs não há limite de velocidade, tem mais veículos que no Brasil e o índice de acidentes é menor.
Sugiro que o congresso elabore uma lei onde quem for, de fato, culpado (comprovado por perícia) por um acidente seja severamente punido e, conforme o caso e a gravidade, banido das nossas vias públicas e estradas. Alguém concorda?
Não sou contra os radares, desde que estejam em locais de risco como curvas acentuadas, serras, trevos, áreas escolares, et. Sou contra radares sem sinalização, em locais que não oferecem riscos, que sua finalidade é apenas multar. Sou contra radar como na BR 040 de 30km/h, a velocidade lá é de 100km/h e ter que cair tanto, poderia ser de 60. Sou totalmente contra RADAR MÓVEL. Já é tempo de acabar com com esta velocidade de 80km/h, isso é dos tempos de veículos sem freio a disco.
País com as mesmas estradas de 50 anos atrás .
A frota brasileira mais que dobrou e vem falar que a culpa é dos motoristas.
Fácil criar uma fábrica de multa nestas condições.
Acordo Brasil!
País com as mesmas estradas de 50 anos atrás .
A frota brasileira mais que dobrou e vem falar que a culpa é dos motoristas.
Fácil criar uma fábrica de multa nestas condições, falando que a culpa é somente dos motoristas.
Acordo Brasil!
Comparando as características e qualidade das estradas de lá com as nossas, aqui deveria ser limitado a 60 km/hora