Revisão nas concessionárias: por que as fábricas exigem isso?

Você tem aquela oficina mecânica de confiança e não sabe o porquê da exigência das fábricas de se levar o carro para ser revisado na concessionária

garantia de carro: revisao fora de fabrica faz perder garantia
Por Boris Feldman
Publicado em 24/04/2019 às 15h02

A revisão nas concessionárias é uma exigência das fabricantes para que o carro não perca a garantia. E,muita gente não entende porque não pode ser em uma outra oficina de confiança.

[TRANSCRIÇÃO]

Por que as fábricas exigem revisões feitas exclusivamente nas oficinas das concessionárias? E até uma simples troca de óleo, senão o carro perde a garantia? Segundo muitos, isso caracterizaria até uma chantagem contra o dono do carro.

Mas, existem casos em que as fábricas estão cobertas de razão em suas exigências. E uma delas é da revisão feita na oficina da concessionária, porque lá existem os mecânicos especialmente treinados para realizar serviços no seu carro.

E além disso, a certeza de só se estar utilizando peças originais garantidas pelo próprio fabricante. Você pode ter a sua oficina de total confiança, mas como é que a fábrica vai saber do seu padrão de qualidade? E como garantir que o óleo trocado fora da concessionária segue exatamente as recomendações do manual?

revisão nas concessionárias
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Isaac Santos 17 de abril de 2023

Eu acho que vou seguir o conselho do meu sogro: ele faz as trocas de óleo com a metade da kilometragem, ele não confia no tempo que é dado pela concessionária para efetuar a troca do óleo. E as manutenções ele só faz com o mecânico dele de confiança (trabalha há décadas pra ele).

Avatar
Fernando 22 de outubro de 2019

Moro em Manaus comprei um virtus 1.6msi 19/20 na concessionária disseram que o meu carro e mod 20 mais se for vender ele é avaliado pela o ano 19 que safadeza é essa e na concessionária para trocar óleo, filtro de óleo, filtro de gasolina e uma nilha do bujão do carte me cobraram 504 reais em quanto numa oficina de troca de óleo de minha confiança tudo esses itens 180 reais o olé é o mesmo da concessionária que dou é esse e ninguém fala nada ainda fazem tipo um ameaça de perder a garantia é um roubo sem arma

Avatar
Onaldo torreão 16 de março de 2020

Excelente comentário, também tenho um polo e estou enfrentando o mesmo problema. Estão me cobrando um preço abusivo na revisão obrigatória e é óbvio que existe uma chantagem e ameaça da perda da garantia casa não o faça na concessionária. Vou entrar na justiça contra esse abuso!

Avatar
Isaac Santos 17 de abril de 2023

É exatamente isto, e tem mais, todas, absolutamente, TODAS as concessionárias praticam esta política forçando o comprador a só fazer revisão com elas… isto é absurdo, o cliente tem o direito de comprar e fazer manutenção onde e com quem bem entender, onde está a lei do livre mercado?? Será que eu não sei mais o que é melhor para mim??? Ah… desculpa, estamos no Brasil.

Avatar
Anderson 26 de junho de 2019

Por$!$#@ nenhuma !!! Isso é a oportunidade das concessionárias ganharem dinheiro com manutenção, pois só a venda de carro não dá todo o dinheiro que a concessionária espera ao investir na marca. Primeiro ponto, as peças de reposição compradas pela concessionária saem quase a preço de banana, pois dessa forma garantem que a empresa ganhe uma baita grana com a manutenção de veiculos nas autorizadas. Segundo, os mecânicos são estimulados a praticarem a empurroterapia, ou seja, atacam o psicológico do dono do carro durante as revisões programadas, o Gerente de oficina os obriga a forçarem troca de peças para que o cliente não perca a garantia e claro, ele precisa bater a meta do mês. Terceiro, somente nós, os simples boçais, seguem essas manutenções obrigatórias, clientes FROTISTAS não usam isso e não perdem a garantia de fábrica por trocarem olho ou o parafuso da placa, pois ninguém vai querer compra briga com uma Localiza, Unidas, Movida e arriscar perder um cliente que compra 500 carros por mês (e quase a preço de custo).
Sei do que estou falando, trabalhei em grupo de concessionárias e somos trouxas que acreditam que o vendedor foi gente boa ao dar uma revisão de graça, pois com certeza um mecânico vai mandar vc trocar a barra de direção para não perder a garantia KKKKKKKK

Avatar
Anderson 26 de junho de 2019

Por$!$#@ nenhuma !!! Isso é a oportunidade das concessionárias ganharem dinheiro com manutenção, pois só a venda de carro não dá todo o dinheiro que a concessionária espera ao investir na marca. Primeiro ponto, as peças de reposição compradas pela concessionária saem quase a preço de banana, pois dessa forma garantem que a empresa ganhe uma puta grana com a manutenção de veiculos nas autorizadas. Segundo, os mecânicos são estimulados a praticarem a empurroterapia, ou seja, atacam o psicológico do dono do carro durante as revisões programadas, o Gerente de oficina os obriga a forçarem troca de peças para que o cliente não perca a garantia e claro, ele precisa bater a meta do mês. Terceiro, somente nós, os simples boçais, seguem essas manutenções obrigatórias, clientes FROTISTAS não usam isso e não perdem a garantia de fábrica por trocarem olho ou o parafuso da placa, pois ninguém vai querer compra briga com uma Localiza, Unidas, Movida e arriscar perder um cliente que compra 500 carros por mês (e quase a preço de custo).
Sei do que estou falando, trabalhei em grupo de concessionárias e somos otários que acreditam que o vendedor foi gente boa ao dar uma revisão de graça, pois com certeza um mecânico vai mandar vc trocar a barra de direção para não perder a garantia KKKKKKKK

Avatar
Thiago 25 de abril de 2019

NAS CONCESSIONÁRIAS, SÃO 100% MAIS CARO QUE UMA LOJA TRADICIONAL, COMPENSA COMPRAR UMA LOJA CONHECIDA NO RAMO DO QUE COMPRAR UMA CONCESSIONÁRIAS, FORA A PICARETAGENS DOS VENDEDORES QUE ENROLAR COM UMA CONVERSINHA FIADA, QUANDO UMA PESSOA LIGA NA CONCESSIONÁRIAS PARA SABER UM PREÇO DA PEÇA, É UMA DEMORA PARA CONFIRMAR O PREÇO DA PESSOA,COMPREI UM TANQUE DE GASOLINA, HÁ 4 ANOS ATRÁS, O PREÇO DE R$ 800 REAIS, O MATERIAL,ERA DE QUINTA, DEPOIS FUROU, RESOLVI O PROBLEMA, PASSEI DUREPOX, NUNCA MAIS TIVE PROBLEMA, QUANDO EU VEJO TEM UM AMASSADINHO NO TANQUE, PASSO DUREPOX, UMA DICA, QUANDO FOR PASSAR O DUREPOX, NO TANQUE, TEM QUE MISTURAR BEM AS DUAS MASSAS CINZA E BRANCA NA ÁGUA,DEPOIS PASSAR ONDE ESTAR O FURO NO TANQUE,CASO O TANQUE TIVER FURADO E TIVER QUENTE, RETIRA A GASOLINA QUE ESTAR DENTRO DO TANQUE, DEPOIS DEIXAR ESFRIAR O TANQUE, PASSA O DUREPOX, ONDE ESTAR FURADO O TANQUE,UMA DICA, FAZ UMA PESQUISA NA CONCESSIONARIA E DEPOIS, EM UMA LOJA TRADICIONAL,COM CERTEZA VAI TER MUITA DIFERENÇA E NA PORCENTAGEM FINAL DO PREÇO.

Avatar
Ricardo Braga 24 de abril de 2019

Revisões nas concessionárias não são efetuadas como nas oficinas independentes sempre tem a famosa empurroterapia além dos preços mais altos nas peças.

Avatar
Isaac Santos 17 de abril de 2023

Exatamente, sem tirar nem pôr!!

Avatar
Mauricio 29 de janeiro de 2019

Meu tio fez revisão de 1 ano no Fit dele, porque não atingiu 10 mil km em um ano. Aliás, fez apenas 3 mil km em 1 ano. Valor da revisão, quase R$ 700,00. Agora pergunto: O que precisa ser trocado em um carro que ficou apenas 3 mil km? Nada. Revisão em concessionária é o mesmo que ser assaltado. Fora que condicionar garantia à revisões na concessionária é venda casada, logo, ilegal. Fora, ainda, que garantia de carro é motor e câmbio, o resto resgata com o uso e tem que trocar mesmo.

Avatar
Isaac Santos 17 de abril de 2023

Eu acho que vou seguir o conselho do meu sogro: ele faz as trocas de óleo com a metade da kilometragem, ele não confia no tempo que é dado pela concessionária para efetuar a troca do óleo. E as manutenções ele só faz com o mecânico dele de confiança (trabalha há décadas pra ele).

Avatar
Vinícius 28 de setembro de 2018

Nesse caso, por que as CCS praticam preços abusivos em todos os seus serviços ? Por que cobram de um mesmo produto (exatamente o mesmo) preços totalmente diferentes dependendo o modelo do carro em que serão aplicados?
É muito simples mostrar/documentar através de fotos e certificados os produtos usados e os treinamentos recebidos pelo nosso mecânico de confiança.
Na minha sincera opinião, se as montadoras tem tanta desconfiança assim é porque elas mesmas não pensam duas vezes antes de enganar os seus clientes.

Avatar
Rodrigo 27 de setembro de 2018

Com relação a afirmação …”E como garantir que o óleo trocado fora da concessionária segue exatamente as recomendações do manual?”… Eu questionaria:
E como garantir que aquele óleo utilizado na CCS, que não vem em sua embalagem original há alguns anos, sendo trazido em galões plásticos, é o recomendado pelo fabricante em quantidade/qualidade/especificações???
Já vivi situações em que a CCS emitiu a NF com o óleo recomendado no manual do proprietário (inclusive marca- Total nos veículos PSA) e nos galões no fundo da área técnica via-se claramente que eram fornecidos pela Shell, o que, se realmente fosse verdade, eu até gostaria, por achar superior ao Total.
Ainda assim, quem me garante que o produto lá dentro era Shell e que, caso fosse, seria nas especificações do veículo (mais caras que as versões básicas/antigas) ???
Num mecânico de confiança, posso comprar o produto que quiser e acompanhar a realização dos serviços, coisa que a maioria das CCS não permitem ou dificultam ao máximo.

Avatar
Valdecir 27 de setembro de 2018

Boa noite tenho um sandero o banco do motorista ja foi soldado duas vezes segundo imformaçao foi mal projetado gostaria de receber imformaçao .

Avatar
Deixe um comentário