Revisão nas concessionárias: por que as fábricas exigem isso?

Você tem aquela oficina mecânica de confiança e não sabe o porquê da exigência das fábricas de se levar o carro para ser revisado na concessionária

Por Boris Feldman24/04/19 às 15h02

A revisão nas concessionárias é uma exigência das fabricantes para que o carro não perca a garantia. E,muita gente não entende porque não pode ser em uma outra oficina de confiança.

[TRANSCRIÇÃO]

Por que as fábricas exigem revisões feitas exclusivamente nas oficinas das concessionárias? E até uma simples troca de óleo, senão o carro perde a garantia? Segundo muitos, isso caracterizaria até uma chantagem contra o dono do carro.

Mas, existem casos em que as fábricas estão cobertas de razão em suas exigências. E uma delas é da revisão feita na oficina da concessionária, porque lá existem os mecânicos especialmente treinados para realizar serviços no seu carro.

E além disso, a certeza de só se estar utilizando peças originais garantidas pelo próprio fabricante. Você pode ter a sua oficina de total confiança, mas como é que a fábrica vai saber do seu padrão de qualidade? E como garantir que o óleo trocado fora da concessionária segue exatamente as recomendações do manual?

revisão nas concessionárias
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
9 Comentários
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    Fernando 22 de outubro de 2019

    Moro em Manaus comprei um virtus 1.6msi 19/20 na concessionária disseram que o meu carro e mod 20 mais se for vender ele é avaliado pela o ano 19 que safadeza é essa e na concessionária para trocar óleo, filtro de óleo, filtro de gasolina e uma nilha do bujão do carte me cobraram 504 reais em quanto numa oficina de troca de óleo de minha confiança tudo esses itens 180 reais o olé é o mesmo da concessionária que dou é esse e ninguém fala nada ainda fazem tipo um ameaça de perder a garantia é um roubo sem arma

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    Anderson 26 de junho de 2019

    Por$!$#@ nenhuma !!! Isso é a oportunidade das concessionárias ganharem dinheiro com manutenção, pois só a venda de carro não dá todo o dinheiro que a concessionária espera ao investir na marca. Primeiro ponto, as peças de reposição compradas pela concessionária saem quase a preço de banana, pois dessa forma garantem que a empresa ganhe uma baita grana com a manutenção de veiculos nas autorizadas. Segundo, os mecânicos são estimulados a praticarem a empurroterapia, ou seja, atacam o psicológico do dono do carro durante as revisões programadas, o Gerente de oficina os obriga a forçarem troca de peças para que o cliente não perca a garantia e claro, ele precisa bater a meta do mês. Terceiro, somente nós, os simples boçais, seguem essas manutenções obrigatórias, clientes FROTISTAS não usam isso e não perdem a garantia de fábrica por trocarem olho ou o parafuso da placa, pois ninguém vai querer compra briga com uma Localiza, Unidas, Movida e arriscar perder um cliente que compra 500 carros por mês (e quase a preço de custo).
    Sei do que estou falando, trabalhei em grupo de concessionárias e somos trouxas que acreditam que o vendedor foi gente boa ao dar uma revisão de graça, pois com certeza um mecânico vai mandar vc trocar a barra de direção para não perder a garantia KKKKKKKK

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    Anderson 26 de junho de 2019

    Por$!$#@ nenhuma !!! Isso é a oportunidade das concessionárias ganharem dinheiro com manutenção, pois só a venda de carro não dá todo o dinheiro que a concessionária espera ao investir na marca. Primeiro ponto, as peças de reposição compradas pela concessionária saem quase a preço de banana, pois dessa forma garantem que a empresa ganhe uma puta grana com a manutenção de veiculos nas autorizadas. Segundo, os mecânicos são estimulados a praticarem a empurroterapia, ou seja, atacam o psicológico do dono do carro durante as revisões programadas, o Gerente de oficina os obriga a forçarem troca de peças para que o cliente não perca a garantia e claro, ele precisa bater a meta do mês. Terceiro, somente nós, os simples boçais, seguem essas manutenções obrigatórias, clientes FROTISTAS não usam isso e não perdem a garantia de fábrica por trocarem olho ou o parafuso da placa, pois ninguém vai querer compra briga com uma Localiza, Unidas, Movida e arriscar perder um cliente que compra 500 carros por mês (e quase a preço de custo).
    Sei do que estou falando, trabalhei em grupo de concessionárias e somos otários que acreditam que o vendedor foi gente boa ao dar uma revisão de graça, pois com certeza um mecânico vai mandar vc trocar a barra de direção para não perder a garantia KKKKKKKK

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    Thiago 25 de abril de 2019

    NAS CONCESSIONÁRIAS, SÃO 100% MAIS CARO QUE UMA LOJA TRADICIONAL, COMPENSA COMPRAR UMA LOJA CONHECIDA NO RAMO DO QUE COMPRAR UMA CONCESSIONÁRIAS, FORA A PICARETAGENS DOS VENDEDORES QUE ENROLAR COM UMA CONVERSINHA FIADA, QUANDO UMA PESSOA LIGA NA CONCESSIONÁRIAS PARA SABER UM PREÇO DA PEÇA, É UMA DEMORA PARA CONFIRMAR O PREÇO DA PESSOA,COMPREI UM TANQUE DE GASOLINA, HÁ 4 ANOS ATRÁS, O PREÇO DE R$ 800 REAIS, O MATERIAL,ERA DE QUINTA, DEPOIS FUROU, RESOLVI O PROBLEMA, PASSEI DUREPOX, NUNCA MAIS TIVE PROBLEMA, QUANDO EU VEJO TEM UM AMASSADINHO NO TANQUE, PASSO DUREPOX, UMA DICA, QUANDO FOR PASSAR O DUREPOX, NO TANQUE, TEM QUE MISTURAR BEM AS DUAS MASSAS CINZA E BRANCA NA ÁGUA,DEPOIS PASSAR ONDE ESTAR O FURO NO TANQUE,CASO O TANQUE TIVER FURADO E TIVER QUENTE, RETIRA A GASOLINA QUE ESTAR DENTRO DO TANQUE, DEPOIS DEIXAR ESFRIAR O TANQUE, PASSA O DUREPOX, ONDE ESTAR FURADO O TANQUE,UMA DICA, FAZ UMA PESQUISA NA CONCESSIONARIA E DEPOIS, EM UMA LOJA TRADICIONAL,COM CERTEZA VAI TER MUITA DIFERENÇA E NA PORCENTAGEM FINAL DO PREÇO.

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    Ricardo Braga 24 de abril de 2019

    Revisões nas concessionárias não são efetuadas como nas oficinas independentes sempre tem a famosa empurroterapia além dos preços mais altos nas peças.

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    Mauricio 29 de janeiro de 2019

    Meu tio fez revisão de 1 ano no Fit dele, porque não atingiu 10 mil km em um ano. Aliás, fez apenas 3 mil km em 1 ano. Valor da revisão, quase R$ 700,00. Agora pergunto: O que precisa ser trocado em um carro que ficou apenas 3 mil km? Nada. Revisão em concessionária é o mesmo que ser assaltado. Fora que condicionar garantia à revisões na concessionária é venda casada, logo, ilegal. Fora, ainda, que garantia de carro é motor e câmbio, o resto resgata com o uso e tem que trocar mesmo.

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    Vinícius 28 de setembro de 2018

    Nesse caso, por que as CCS praticam preços abusivos em todos os seus serviços ? Por que cobram de um mesmo produto (exatamente o mesmo) preços totalmente diferentes dependendo o modelo do carro em que serão aplicados?
    É muito simples mostrar/documentar através de fotos e certificados os produtos usados e os treinamentos recebidos pelo nosso mecânico de confiança.
    Na minha sincera opinião, se as montadoras tem tanta desconfiança assim é porque elas mesmas não pensam duas vezes antes de enganar os seus clientes.

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    Rodrigo 27 de setembro de 2018

    Com relação a afirmação …”E como garantir que o óleo trocado fora da concessionária segue exatamente as recomendações do manual?”… Eu questionaria:
    E como garantir que aquele óleo utilizado na CCS, que não vem em sua embalagem original há alguns anos, sendo trazido em galões plásticos, é o recomendado pelo fabricante em quantidade/qualidade/especificações???
    Já vivi situações em que a CCS emitiu a NF com o óleo recomendado no manual do proprietário (inclusive marca- Total nos veículos PSA) e nos galões no fundo da área técnica via-se claramente que eram fornecidos pela Shell, o que, se realmente fosse verdade, eu até gostaria, por achar superior ao Total.
    Ainda assim, quem me garante que o produto lá dentro era Shell e que, caso fosse, seria nas especificações do veículo (mais caras que as versões básicas/antigas) ???
    Num mecânico de confiança, posso comprar o produto que quiser e acompanhar a realização dos serviços, coisa que a maioria das CCS não permitem ou dificultam ao máximo.

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    Valdecir 27 de setembro de 2018

    Boa noite tenho um sandero o banco do motorista ja foi soldado duas vezes segundo imformaçao foi mal projetado gostaria de receber imformaçao .

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