Sabia que dá pra checar as luzes de alerta quando liga o carro?

Você já reparou que as luzinhas do painel se acendem e depois se apagam quando viramos a chave na ignição?

Por BORIS FELDMAN15/07/18 às 14h00

Poucos motoristas percebem o acender de todas as luzinhas de alerta do painel quando se vira a chave de ignição, antes de se acionar o motor de arranque. E também não notam que, logo que o motor é ligado, todas elas se apagam. Como ignoram o porquê e para que se acendem, não conferem também se todas elas se iluminaram. Pois o motivo é permitir que o motorista possa checar as luzes de alerta, confirmando se não tem nenhuma lâmpada queimada ou apagada por qualquer outro motivo.

checar as luzes de alerta

A maioria das luzinhas do painel (todas as verdes e vermelhas) são de alerta, para informar ao motorista de algum problema na parte mecânica ou elétrica. Por isso a importância de se conferir se estão funcionando: se alguma delas estiver queimada, é óbvio que não se acenderá quando necessário.

Então, quando se dá a primeira virada na chave, antes de acionar o arranque, deve-se checar as luzes de alerta, conferindo se todas estão se acendendo. Mas vem então uma pergunta: como saber se ela não se acendeu? Fácil, pois cada uma ilumina um símbolo correspondente a um sistema ou componente – que pode ser um desenho ou palavra. Mesmo que a lâmpada esteja apagada, é possível visualizar o símbolo e que há um problema na luz de alerta. E o motorista deve ficar atento, pois algumas destas luzes não aguardam ligar o motor: elas se apagam alguns segundos depois.

Por outro lado, nem todas as luzes são de alerta, apenas as amarelas (que indicam um problema que não é considerado tão grave, mas indicam que o carro deve ser levado à oficina) e vermelhas (caso em que se deve parar o carro imediatamente). Outras cores avisam o motorista de algum equipamento ligado, como a verde para as lanternas, azul para os faróis altos.

E, como ter certeza de que se acenderão no caso de ocorrer algum problema? Se elas se acendem quando se liga o carro, é sinal de que estão funcionando corretamente e vão alertar o motorista no caso de alguma pane no carro.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Rodolfo 15 de julho de 2018

    Caro Boris, muito boa noite!
    …. Me lembrei que uma prática pra enganar é se desligar a luz de alerta como por exemplo a da injeção eletrônica ou da pressão de óleo.Picaretagem!

Deixe um comentário