[Vídeo] Entenda como funciona o motor 16 válvulas

O motor 16 válvulas está presente na maioria dos automóveis atuais, mas muita gente não sabe quais são as vantagens dele

Por Boris Feldman02/06/18 às 07h30

O motor 16 válvulas está presente na maioria dos automóveis atuais. E, por ser comum, muita gente compra um carro com essa motorização e nem sabe como ela funciona. A explicação é bem simples, veja:

Boris Feldman explica o propósito do motor de 16 válvulas

[TRANSCRIÇÃO]

Você já deve ter ouvido falar e, talvez até já tenha tido, ou tem um carro com motor de 16 válvulas e não faz a menor ideia do que vem a ser isso, não é? Pois, as 16 válvulas estão no motor para aumentar a sua eficiência.

Normalmente existem apenas duas válvulas em cada cilindro: uma deixa entrar a mistura combustível/ar, o gás que será queimado, e a outra deixa sair os gases já queimados ,que vão para o cano de descarga. Se o cilindro, ao invés de ter duas, tiver quatro válvulas, e o motor for de quatro cilindros, então 4×4 =16 válvulas, daí a denominação.

E pra quê quatro válvulas por cilindro, duas de admissão e duas de escapamento? É simples: quanto maior a abertura das válvulas, maior a quantidade de combustível dentro do cilindro. Quanto mais combustível, mais poderosa a combustão e maior é a potência.

Hoje, com a corrida de todas as fábricas atrás de mais eficiência, menor cilindrada, menor consumo e emissões de poluentes, o sistema de quatro válvulas é um dos recursos utilizados para se ganhar eficiência. Quer um exemplo prático e fácil de ser experimentado para se comprovar a eficiência de duas válvulas para admissão e duas para o escape? Experimente tampar uma de suas duas narinas pra você vê a diferença que faz.

o motor 16 válvulas
Foto Renault | Divulgação

Foto divulgação | Renault

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Rosenberg 2 de junho de 2018

    A matéria está equivocada,por ser multi válvulas não entra maior quantidade de mistura ar+combustível e sim acelera o processo.

Avatar
Deixe um comentário