Apesar de salvar vidas, ESC é opcional raro no Brasil

O controle de estabilidade não está disponível em muitos dos veículos mais equipados do país

Por BORIS FELDMAN19/05/18 às 15h00

Esta coluna já comentou diversas vezes sobre o ESC (ou ESP), o controle eletrônico de estabilidade, considerado o mais importante equipamento de segurança depois dos cintos. É obrigatório nos Estados Unidos, na Europa e será na Argentina dentro de dois anos. Enquanto isso, no Brasil, o ESC opcional raramente está disponível.

curva na estrada ESC opcional

Como funciona o ESC? Ele tem sensores nas rodas que percebem a tendência do automóvel em deslizar lateralmente. O que ocorre principalmente em duas situações: numa curva sendo feita em velocidade mais elevada ou quando o motorista dá um golpe no volante para desviar de um obstáculo. Como um cachorro atravessando a pista, por exemplo. Quando esta situação é identificada, o computador analisa o desvio de rota e comanda o sistema para que seja aplicado o freio em determinada roda para trazer o automóvel de volta à trajetória correta.

No Brasil, o Conselho Nacional de Trânsto deu “uma colher de chá” para os fabricantes e o equipamento só será exigido a partir de 2022. Mas, pela importância deste dispositivo, vale a pena exigir o controle eletrônico de estabilidade no seu próximo automóvel.

Saiba que praticamente todos os importados dispõem do ESC. Entretanto, entre os nacionais, está enganado quem pensa que os mais caros são equipados com o sistema. Ao contrário, alguns compactos produzidos aqui – e vendidos na faixa de R$ 50 mil – oferecem, pelo menos opcionalmente, o ESC. Entre eles, o Ford Ka e Fiesta e o Volkswagen Fox.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Ricardo 19 de maio de 2018

    Errado. Toyota Etios 2019 vem com controle de estabilidade e tração.

  • Fabio 19 de maio de 2018

    O Focus 1.6 ano 2011, já tinha. E ainda tem gente que acha que este carro não tem mercado no Brasil. Basta a Ford não fazer besteira (como o powershift) e divulgar melhor seus produtos.

Deixe um comentário