Entenda os sinais de alertas dados pelos desgastes dos pneus
Pneus com desgastes irregulares são bons indicadores de que algo está errado no automóvel. Desde falta de alinhamento ou até um problema mais dispendioso
Pneus com desgastes irregulares são bons indicadores de que algo está errado no automóvel. Desde falta de alinhamento ou até um problema mais dispendioso
Entender o desgaste dos pneus é uma ótima maneira de não levar um baita prejuízo por não realizar algumas manutenções periódicas no seu carro.
[TRANSCRIÇÃO]
Basta reparar em como um pneu está se desgastando para se perceber se existe alguma irregularidade do automóvel ou do motorista. O desgaste irregular pode estar dedurando a preguiça do motorista em calibrá-los ou de não ter sido feito o rodízio dos pneus dianteiros e traseiros. O desgaste irregular pode também ser provocado pela falta do alinhamento periódico da suspensão.
Mas, ainda existe um outro fator mecânico que pode também interferir nesse desgaste: é o problema dos componentes da suspensão, principalmente do amortecedor. Se ele não estiver em ordem, também vai provocar desgaste acentuado em algumas partes da banda de rodagem. Tem muito dono de carro que se acha esperto por não levá-lo a manutenção preventiva, a periódica, porém acaba gastando muito mais ao ter que levá-lo para a manutenção corretiva.
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Depois de trocar o braço da direção e os amortecedores dianteiros da minha Fiorino, os pneus ficaram desalinhados. O mecânico está culpando os amortecedores. Segundo ele, os amortecedores novos não são exatamente aqueles indicados pela Fiat. O mecânico está certo ? Isso pode acontecer ?
Bom dia Boris,
Parabéns pelo canal.
Os dois pneus dianteiros do meu C3 foram trocados a cerca de 6 mil kms, porem notei que o desgaste da parte interna é muito maior.
Vou levar o carro para descobrir a origem do problema, porém a minha dúvida é em relação ao os pneus. Nesse caso eu poderia fazer a inversão do pneu colocando o lado mais desgastado para fora e continuar utilizando?
Ou deveria substituir por pneus novos?
Caro Boris, preciso de sua ajuda. Após uma colisão dianteira e fazer os reparos de funilaria na própria Concessionária , os pneus do meu carro se desgastaram assustadoramente de forma irregular, ficando no arame na parte externa . Ocorre que meu carro na ocasião tinha por volta de 34.000km, todas as revisões feitas e rodízios a cada 5000km. A Concesdionaria/ seguradora disseram que meu carro está com avarias nos amortecedores e a causa nada tem a ver com a colisão . Como é possível ,se antes da batida o carro era 100% inclusive totalmente revisado ? Parece que a geometria está alterada pela batida, como posso verificar isso? Grata
Olá, Teresa
O que podemos sugerir é que você acione a Justiça e contrate um perito para provar que o problema é consequência da batida.
Obrigado
Caro Boris, preciso de sua ajuda. Após uma colisão dianteira e fazer os reparos de funilaria na própria Concessionária , os pneus do meu carro se desgastaram assustadoramente de forma irregular, ficando no arame na parte externa . Ocorre que meu carro na ocasião tinha por volta de 34.000km, todas as revisões feitas e rodízios a cada 5000km. A Concesdionaria/ seguradora disseram que meu carro está com avarias nos amortecedores e a causa nada tem a ver com a colisão . Como é possível ,se antes da batida o carro era 100% inclusive totalmente revisado ? Parece que a geometria está alterada pela batida, como posso verificar isso? Grata