Entenda os sinais de alertas dados pelos desgastes dos pneus

Pneus com desgastes irregulares são bons indicadores de que algo está errado no automóvel. Desde falta de alinhamento ou até um problema mais dispendioso

Por BORIS FELDMAN04/08/18 às 07h30

Entender o desgaste dos pneus é uma ótima maneira de não levar um baita prejuízo por não realizar algumas manutenções periódicas no seu carro.

[TRANSCRIÇÃO]

Basta reparar em como um pneu está se desgastando para se perceber se existe alguma irregularidade do automóvel ou do motorista. O desgaste irregular pode estar dedurando a preguiça do motorista em calibrá-los ou de não ter sido feito o rodízio dos pneus dianteiros e traseiros. O desgaste irregular pode também ser provocado pela falta do alinhamento periódico da suspensão.

Mas, ainda existe um outro fator mecânico que pode também interferir nesse desgaste: é o problema dos componentes da suspensão, principalmente do amortecedor. Se ele não estiver em ordem, também vai provocar desgaste acentuado em algumas partes da banda de rodagem. Tem muito dono de carro que se acha esperto por não levá-lo a manutenção preventiva, a periódica, porém acaba gastando muito mais ao ter que levá-lo para a manutenção corretiva.

desgaste dos pneus

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Rodolfo 4 de agosto de 2018

    Caro boris, muito bom dia!
    …. Ótimo artigo, parabéns!
    …. Eu fiz recentemente um vídeo demostrando como evitar o pneu comer torto: “O Segredo: Como evitar o pneu comer torto”:
    https://www.youtube.com/watch?v=jwOZyV3GsHQ&t=10s
    Um forte abraço,
    Rodolfo
    Engenheiro Mecânico

Deixe um comentário