Controle de estabilidade (ESP): o que é e como funciona?

O botãozinho "ESP ou ESC" do seu carro pode salvar a sua vida, pois vai ativar o sistema de controle eletrônico de estabilidade

controle de estabilidade (ESP ou ESC)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/05/2018 às 10h00
Atualizado em 09/03/2020 às 15h38

O controle de estabilidade (ESP ou ESC) é tão eficiente em termos de proteção dos ocupantes do automóvel que é considerado o segundo mais importante dispositivo de segurança, logo depois dos cintos de segurança.

Mas os carros modernos oferecem tantos dispositivos eletrônicos que muitos motoristas não fazem nem ideia do que são e como funcionam. E o controle de estabilidade é um deles.

O que significa ESP?

ESP é sigla para Electronic Stability Program (Programa Eletrônico de Estabilidade). Também é conhecido como ESC (em inglês Electronic Stability Control ou Controle Eletrônico de Estabilidade) ou até mesmo DSC (Dynamic Stability Control ou Controle Dinâmico de Estabilidade)

VEJA TAMBÉM

Como o controle de estabilidade funciona? E quando?

O controle de estabilidade atua reduzindo a aceleração do carro (mesmo que o motorista esteja com o pé no fundo) pois o sistema do acelerador hoje é eletrônico e permite interferência da central, ao mesmo tempo em que aplica o freio numa única roda, de modo a não permitir essa derrapagem.

Se você entrar em uma curva pisando no acelerador mais do que devia, o carro tende a “rabear”: a derrapar lateralmente para o lado de fora da curva. O controle de estabilidade  tem sensores que percebem essa tendência e evitam a derrapada, trazendo o carro de volta para a trajetória correta.

Controle de estabilidade (ESP) em funcionamento
Controle de estabilidade (ESP) em funcionamento no carro vermelho (Foto Shutterstock)

Você pode pensar que não precisa dele pois se considera um motorista cuidadoso e jamais entrou acelerando mais do que deveria numa curva. Entretanto, não tem jeito de evitar um obstáculo repentino na reta. Um carro ou um cachorro cruzando a pista, por exemplo.

A reação do motorista é dar um golpe no volante e a tendência do carro é exatamente a mesma: derrapar lateralmente e até dar um “cavalo de pau” no asfalto. Ou sair da pista e ir parar no acostamento, no barranco ou no abismo.

No carro, o controle de estabilidade pode ser desativado por meio de um botão no painel (exemplo na foto abaixo)

Botão no painel para desligar controle de estabilidade (ESP)
Botão no painel para desligar controle de estabilidade (ESP) (Foto Shutterstock)

Atuação do ESP tem limite

Entretanto, tudo tem limite. Se o motorista exagerar em uma curva e entrar em velocidade muito superior à que permite as leis da física, controle de estabilidade nenhum dá conta de segurar o carro.

Quando desligar o controle de estabilidade? Veja no vídeo!

O ESP já é obrigatório em vários países, mas só agora o governo do Brasil se lembrou de exigi-lo em nossos automóveis. Até lá, ao comprar um carro novo, dê preferência aos modelos que já dispõem deste sistema.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
adilsom domingos 19 de agosto de 2019

Meu murano nao sai do lugar ja fiz de tudo e nada

Avatar
Deixe um comentário