Sono ao volante: alerta de fadiga pode salvar a vida do motorista

Alerta: Estatísticas do mundo inteiro revelam que é crescente o número de acidentes provocados por motoristas sonolentos, que cochilam ao volante

Por Boris Feldman14/01/19 às 06h15

Não é raro o  motorista perder a briga contra o sono quando está ao volante. E pensando nisso, a Bosch criou um dispositivo inteligente para alertá-lo nesses casos.

[TRANSCRIÇÃO]

Estatísticas do mundo inteiro revelam que é crescente o número de acidentes provocados por motoristas sonolentos, que cochilam ao volante. O primeiro dispositivo criado para atenuar esse problema foi uma pequena câmera, voltada para o rosto do motorista. Ela percebe se a sua pálpebra está abaixando, se está começando a piscar e aí vem o sinal de alerta.

Este sistema não se revelou muito eficiente e algumas fábricas especializadas em sistemas de segurança como a Bosch, por exemplo, desenvolveram um novo dispositivo que analisa o comportamento do motorista ao volante nos seus primeiros minutos de direção na rodovia.

E se algum tempo depois ele já não revela a mesma agilidade, o mesmo reflexo para, por exemplo, manter o carro no centro da faixa, é um aviso de que ele está sonolento, quase dormindo. Depois disso, já aparece uma baita xícara de café no centro do painel.

Sono ao volante
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário