Start/stop: sistema exige baterias sofisticadas (e mais caras)
O start/stop é um mecanismo que desliga e religa o motor automaticamente em paradas para diminuir o consumo e emissões
O start/stop é um mecanismo que desliga e religa o motor automaticamente em paradas para diminuir o consumo e emissões
Já ouviu falar das baterias EFB e AGM? Se você tem um caro com o sistema start/stop, confira esta dica para não ter problemas!
[TRANSCRIÇÃO]
No passado ao comprar uma bateria de reposição, bastava mencionar a voltagem, 12 volts, e a capacidade em amperes e ponto final. Hoje a conversa é outra: tal a sofisticação e complexidade do sistema elétrico dos automóveis.
E o primeiro dispositivo a exigir baterias mais sofisticadas e de maior capacidade foi o start/stop. Ele desliga e liga o motor sozinho quando o carro para. Ou seja, se o motorista dava no arranque cinco vezes por dia, o start/stop o aciona dezenas de vezes por dia, e suas baterias são chamadas de EFB.
Mas existem automóveis ainda mais sofisticados que pedem baterias ainda mais complexas com manta de vidro em seu interior, chamadas AGM. Desnecessário lembrar que cada letrinha dessas representa muitos reais a mais na conta.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Meu start stop parou de funcionar definitivamente já faz 9 meses até hj nunca deu problema ficar sem funcionar. Eu acho que parou de funcionar pq a namorada ficava sentada no botão star stop por vários minutos, e isso acabou desativando. Amei pq eu odiava aquilo. Jeep renegate 18
Sistema muito bom… para as montadoras e fabricantes de baterias. Eles vão criando essas coisinhas que geram economia pífia mas que custam caríssimo. E o prejuízo é só seu. Espero que não vire moda.
Se é pra proteger o meio ambiente, então TODOS têm que repartir a conta, inclusive os fabricantes, que deveriam ter margem mínima de lucro sobre o sistema. Mas não é o que acontece. Esses produtos e funções com apelo ecológico invariavelmente custam bem mais caro e somente o consumidor arca com o custo. Eles ficam com a receita e nós com a despesa.
Tenho um Volvo Xc90 Inscription 2019.
Detesto o start/stop
Economia ridícula e às vezes numa quadra desliga umas seis vezes.
Lamento que tenha que desativar o sistema ao lugar o carro cada vez.
Queria poder desativar definitivamente !
Andando com o sistema ECO já economiza se muito !
Infeliz ideia essa !
Detesto este start/stop, principalmente nos dias quentes, além de a economia ser mínima.
Aleluiaasss