Start/stop: sistema exige baterias sofisticadas (e mais caras)

O start/stop é um mecanismo que desliga e religa o motor automaticamente em paradas para diminuir o consumo e emissões

Por Boris Feldman08/02/19 às 06h15

Já ouviu falar das baterias EFB e AGM? Se você tem um caro com o sistema start/stop, confira esta dica para não ter problemas!

[TRANSCRIÇÃO]

No passado ao comprar uma bateria de reposição, bastava mencionar a voltagem, 12 volts, e a capacidade em amperes e ponto final. Hoje a conversa é outra: tal a sofisticação e complexidade do sistema elétrico dos automóveis.

E o primeiro dispositivo a exigir baterias mais sofisticadas e de maior capacidade foi o start/stop. Ele desliga e liga o motor sozinho quando o carro para. Ou seja, se o motorista dava no arranque cinco vezes por dia, o start/stop o aciona dezenas de vezes por dia, e suas baterias são chamadas de EFB.

Mas existem automóveis ainda mais sofisticados que pedem baterias ainda mais complexas com manta de vidro em seu interior, chamadas AGM. Desnecessário lembrar que cada letrinha dessas representa muitos reais a mais na conta.

Start/Stop
Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    José 1 de agosto de 2019

    Sistema muito bom… para as montadoras e fabricantes de baterias. Eles vão criando essas coisinhas que geram economia pífia mas que custam caríssimo. E o prejuízo é só seu. Espero que não vire moda.
    Se é pra proteger o meio ambiente, então TODOS têm que repartir a conta, inclusive os fabricantes, que deveriam ter margem mínima de lucro sobre o sistema. Mas não é o que acontece. Esses produtos e funções com apelo ecológico invariavelmente custam bem mais caro e somente o consumidor arca com o custo. Eles ficam com a receita e nós com a despesa.

  • Avatar
    João Antônio Dohms 8 de fevereiro de 2019

    Tenho um Volvo Xc90 Inscription 2019.
    Detesto o start/stop
    Economia ridícula e às vezes numa quadra desliga umas seis vezes.
    Lamento que tenha que desativar o sistema ao lugar o carro cada vez.
    Queria poder desativar definitivamente !
    Andando com o sistema ECO já economiza se muito !
    Infeliz ideia essa !

  • Avatar
    Antonio Carlos 8 de fevereiro de 2019

    Detesto este start/stop, principalmente nos dias quentes, além de a economia ser mínima.

  • Avatar
    DEPOIS DE MUITO TEMPO ?????? ALELUIAAAASSSS 8 de fevereiro de 2019

    Aleluiaasss

Avatar
Deixe um comentário