SUVs sem controle de estabilidade no Brasil são perigosos
O ESC tem sensores nas rodas que percebem a possibilidade do automóvel derrapar, além de um computador que ajuda a manter o veículo na direção correta
O ESC tem sensores nas rodas que percebem a possibilidade do automóvel derrapar, além de um computador que ajuda a manter o veículo na direção correta
O Sistema Eletrônico de Estabilidade (ESC) já é obrigatório nos automóveis, mas não nos SUVs. O que torna esse tipo de veículo mais inseguro.
[TRANSCRIÇÃO]
O brasileiro também se encantou com o utilitário esportivo, e este segmento cresce sem parar no nosso mercado. Uma das razões é ele ser mais alto, passar a impressão de maior segurança e oferecer também maior visibilidade ao motorista. Mas por outro lado, quanto mais alto o carro, mais elevado também seu centro de gravidade.
E com isso, maior a probabilidade dele capotar, tombar lateralmente, numa manobra mais brusca ao volante. Ou mesmo numa curva mais apertada da estrada em velocidades mais elevadas. Por isso, se o sistema eletrônico de estabilidade (ESC) é conveniente no automóvel, ele é uma necessidade no SUV.
E aqui vai um alerta: como no Brasil o ESC só será obrigatório em 2022, vários SUVs são vendidos no nosso mercado sem o sistema eletrônico de estabilidade, o que é um perigo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |