Tem problema usar qualquer qualidade de água no radiador?
Muita gente fica na dúvida se pode colocar água de qualquer origem no sistema de arrefecimento do motor ou se tem alguma específica para isso
Muita gente fica na dúvida se pode colocar água de qualquer origem no sistema de arrefecimento do motor ou se tem alguma específica para isso
Na hora de abastecer ou completar o sistema de refrigeração, radiador, bate aquela dúvida se pode usar a água da torneira ou aqueles líquidos que são vendidos nas lojas de produtos automotivos. Será que tem alguma diferença?
[TRANSCRIÇÃO]
No passado falava-se água do radiador, hoje fala-se líquido do sistema de refrigeração, bem mais chique não? E qual é a diferença? É que esse líquido é composto de metade água, metade um aditivo, o etilenoglicol. Mas, tanto no passado, como no presente, é da maior importância o uso da água mais limpa possível, que pode ser filtrada ou até destilada. Por isso a vantagem de se comprar pronto o líquido do sistema de refrigeração, pois ele já vem com a água limpa e o aditivo na proporção correta. Especial cuidado nas regiões onde existe a chamada água dura, que deve ser evitada devido ao seu alto teor de cálcio. Isso porque quando ela circula no interior do motor esse cálcio vai aderindo as paredes internas formando como que um revestimento que prejudica a sua refrigeração.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
tenho uma spin 2017, tinha um pequeno vazamento , e fiquei completando com agua filtrada, com 3 anos troquei a valvula termostatica, custa 53 reais na Aciolly, após 1 anos ouve vazamente no radiador e tive que trocar , gastei 900 reais, tirou a valvula termostatica , estava toda enferrujada com 1 anos
não resta nenhuma duvida, carros que usam agua no radiador só agua desmiralizada ou destilada, agua de torneira só se for uma emergencia. se ouver vazamentos voce perde a agua desmiralizada e o aditivo, tem que colocar novamente, agua de filtro/torneira, nem pensar.
Impressionante alguns comentários! O problema é o povo que não sabe interpretar o que lê. Resumindo: água de torneira não é recomendável utilizar no sistema de arrefecimento, pois pode gerar danos.
Antes quero dizer que seguir o manual do fabricante é o correto, mas na prática Brasileiro, a maioria formado pela Nasa. Ex. Na empresa o carro que uso para entrega é uma Fiat strada 2006 está com 326.000 km nunca fez nada no motor só manutenções essenciais quando precisa ser trocada peças. E só água torneral no radiador. umas vez deu problema nas mangueiras ressecadas , mas depois de trocar resolveu o problema de beber agua. Nunca ferveu, a pickup nem cupim de ferro come. Muito relativo os cuidados com o veiculo também tem a ver com o pé de quem dirige e o braço também. Abraço
Segue as águas ideais pare arrefecimento água desmineralizada , com produtos a base glicol (GLICEROL ou monoetileno ou monopropileno)
Água que podem ser usadas nas não indicadas Água potável (torneira)
Água que não deve ser usada mineral, chuva e poço artesiano pelo alto concentração de minérios em sua composição seja ela Acidez ,cálcio e outros componentes que interferem na leitura dos sensores , assim sendo podendo cuasar danos nós sistema em um período curto de tempo
O ideal é usar água desmineralizada, que é isenta de sais que causam corrosão e ou formação de crostas.
Água desmineralizada é diferente de água destilada.
Água de torneira que vem da COPASA e outras cias de abastecimento também não são recomendadas pq contem entre outros sais o Cloro.
Água de mina, água mineral não tratada, contem sais que causam danos de corrosão e crostas.
Corrosão(ferrugem) e crostas danificam e diminuem a vida útil dos equipamentos.
Água potável significa que vc pode usar para beber, se alimentar, mas não é a ideal para seu carro, é a água entregue pelas cias de abastecimento.
Soluções água e etileglicol, são misturas químicas que refrigeram e diminuem a corrosão, mas tem que ser trocadas conforme descrito nas embalagens dos fabricantes.
Fico perplexo lendo os comentários…quanto mais temos tecnologia e acesso a informação, parece que o analfabetismo impera e a vagabundagem reina, os vagabundos de plantão não leem o texto e já saem falando o que não sabe…
Olá boa tarde!
Em relação a água de mina ?
Ela pode ser usada?
Ela não contém substâncias químicas que possam agredir e ou até mesmo danificar o motor do carro.
O problema não é o site e sim a interpretação de texto…. vc pode, mas não deve….a não ser que queira seu carro danificado!!! Affs
Pra quem não entendeu, é simples: Não é aconselhável usar a água da torneira porque ela contém produtos químicos, como ipo (água sanitária), sais minerais e cálcio. O cálcio com o tempo, forma uma crosta nas paredes do motor prejudicando a ventilação. É aconselhável comprar o produto pronto e na medida correta.
Bom dia! Taria outro tipo de água apropriada para radiador sem ser só o aditivo? E também é normal sempre ter que colocar no radiador? Por ex:toda semana. Obrigado!
O ideal é a água desmineralizada com o aditivo na proporção 50/50. Também é possível comprar a mistura pronta.
Não é normal completar o nível do radiador com tanta frequência. É melhor você procurar um mecânico de confiança.
Obrigado e abraço
Uma bosta esse site, se fosse pra explicar o qye vem nos liquidos comerciais nao viria aqyi, nao falou se pode ou nao usar agua normal..
Pior que foi a mesma decepção pra mim também!!